Notícias

Equipamentos culturais da Fundação Clóvis Salgado funcionam normalmente durante feriado de Assunção de Nossa Senhora

Ao contrário do que foi informado na nota anterior, durante o feriado de Assunção de Nossa Senhora, no dia 15 de agosto (terça-feira), as exposições selecionadas pelo Edital de Ocupação de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado poderão ser visitadas somente até domingo, 13 de agosto. O restante dos equipamentos culturais da Fundação Clóvis Salgado funciona normalmente durante o feriado.

Neste dia, e no fim de semana, as galerias de Artes Visuais, a CâmeraSete e o Cine Humberto Mauro estarão abertos de acordo com a programação. Na segunda-feira (14), as Galerias do Palácio das Artes e a CâmeraSete estarão fechadas para manutenção. Na Grande Galeria, o público pode visitar a exposição Babel, que reúne trabalhos inéditos do artista mineiro Miguel Gontijo. Na PQNA Galeria, o público confere a exposição Estórias Gravadas, do mineiro Paulo Roberto Lisboa. A mostra evidencia as sutilezas e poesias que se encontram nas gravações em metal do artista. Já na CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais, estão abertas à visitação as exposições do Edital de Ocupação de Fotografia: Duelo de MC’s – Dez anos ocupando as Ruas, do Coletivo Família de Rua, e Rusá, de Tiago Aguiar.

No Cine Humberto Mauro, continua a exibição da mostra Spike Lee, que percorre diversos temas e gêneros trabalhados pelo diretor. Os 20 filmes que fazem parte da programação vão da comédia ao documentário, passando por romance, ação, suspense policial, drama e musical.

O público tem até 13 de agosto para conferir as exposições selecionadas pelo Edital de Ocupação de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado – Na Galeria Arlinda Corrêa Lima, o público confere MãePreta, de Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa, a Galeria Genesco Murta recebe a exposição Pintura – ou a Fotografia como violência, de Éder Oliveira, e Ricardo Burgarelli ocupa a Galeria Mari'Stella Tristão com as obras de PanAméricadsueño.

Por determinação do governo do Estado, não haverá expediente no setor administrativo da FCS em 14 de agosto (segunda-feira), sendo ponto facultativo; e no dia 15 de agosto (terça-feira), feriado municipal em comemoração à Assunção de Nossa Senhora.

PROGRAMAÇÃO DETALHADA

Galeria Alberto da Veiga Guignard – Exposição BABEL – Miguel Gontijo Sábado e terça das 9h30 às 21h e domingo de 16h às 21h. Entrada gratuita.

PQNA Galeria – Estórias Gravadas, com obras do mineiro Paulo Roberto Lisboa. Sábado das 9h30 às 21h e domingo de 16h às 21h. Entrada gratuita.

Galeria Arlinda Corrêa Lima – MãePreta, de Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa. Sábado das 9h30 às 21h e domingo de 16h às 21h. Entrada gratuita.

Galeria Genesco Murta – Pintura ou a Fotografia como violência, de Éder Oliveira. Sábado das 9h30 às 21h e domingo de 16h às 21h. Entrada gratuita.

Galeria Mari’Stella Tristão – PanAméricadsueño, de Ricardo Burgarelli. Sábado e terça das 9h30 às 21h e domingo de 16h às 21h. Entrada gratuita.

CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – Duelo de MCs, Uma década ocupando as ruas, do Coletivo Família de Rua; e Rusá, de Tiago Aguiar. Sábado, domingo e terça, das 9h30 às 21h.

Bilheteria – Aberta de 14h às 20h, no dia 15; e funcionamento normal no dia 14.

Balcão de Informações – Sem funcionamento nos dias 14 e 15.

Cine Humberto Mauro | Mostra Spike Lee

14/8 – SEG

14h15 A Doce Sede de Sangue, de Spike Lee (Da Sweet Blood Of Jesus, EUA, 2014) | 16 anos | 120’

Dr. Hess Green é amaldiçoado com um objeto africano antigo que provoca um vício por sangue, embora não seja um vampiro. Pouco depois de sua transformação começa um romance perigoso com Ganja Hightower.

16h30 Malcolm X, de Spike Lee (Malcolm X, EUA, 1992) | 14 anos | 202’

A biografia do famoso líder afro-americano que teve o pai assassinado pela Klu Klux Klan e sua mãe internada por insanidade.

15/8 – TER

14h30 Faça a Coisa Certa, de Spike Lee (Do the Right Thing, EUA, 1989) | 14 anos | 120’

Salvatore "Sal" Fragione é dono de uma pizzaria italiana no Brooklyn que tem uma parede cheia de nomes de artistas famosos. Um dos moradores do bairro, Buggin' Out, fica indignado ao ver que na parede só há nomes de artistas italianos. Ele acha que um estabelecimento localizado no Brooklyn deveria ter o nome de atores afrodescendentes, porém Sal não concorda. A parede se torna, então, motivo de ódio para Buggin' Out e outros moradores do bairro.

16h45 Código das Ruas, de Spike Lee (Sucker Free City, EUA, 2004) | 18 anos | 113’

Três jovens rapazes de origens e criação diferentes querem tomar posse das ruas, cada um, num gesto desesperado para demarcar seu território. Logo a tensão racial sobe e as emoções colidem criando uma explosiva onda de mortes e caos. À medida que suas vidas se cruzam nas ruas, eles vão percebendo que não são tão diferentes um do outro. Ou será que eles vão lutar cada qual para manter seus territórios?

Foto: Paulo Lacerda

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.