Notícias

21ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG ocorre em setembro

Evento acontece no campus Pampulha entre os dias 12 e 17

A região do Vale do Jequitinhonha é marcada por uma vasta produção de bordados, tecelagem, peças de cerâmica e outros tipos de artesanato. A cada ano, a UFMG traz para Belo Horizonte parte dessa riqueza cultural de Minas Gerais com o objetivo de promover esses artistas e ampliar as possibilidades de reconhecimento e comercialização de seus produtos, através da Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG. Em sua 21ª edição, o evento deste ano acontece no campus Pampulha entre os dias 12  e 17 de setembro. Representantes de 27 municípios, 43 associações e 90 expositores, incluindo os povos indígenas Aranã e Pankararu-Pataxó, da Aldeia Cinta Vermelha, de Araçuaí, participam da feira.

A primeira edição ocorreu no ano 2000 e, desde então, a iniciativa continua seguindo o princípio de valorizar a troca de experiências entre artesãos, universidade e comunidade local. Para Maria das Dores Pimentel, coordenadora do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, “a feira não é somente um espaço para venda, é mais do que isso, um espaço de encontro. É fundamental que a comunidade universitária e a população de BH conheçam esses saberes ancestrais, tão importantes quanto os acadêmicos”.

Organizada pela Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFMG, por meio do programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha,  a feira, segundo Sérgio Diniz, produtor cultural e coordenador do evento, “é resultado da articulação de diferentes órgãos da UFMG e também do apoio financeiro de diversas entidades, que entendem o momento de crise pelo qual a universidade pública passa bem como a importância social de uma inciativa como essa.” 

Além da exposição e da comercialização dos produtos artesanais, a feira conta com uma programação cultural aberta e gratuita. Neste ano, irão se apresentar os artistas Déa Trancoso, Nino Aras, Paulo Mourão e Wilson Dias, além do Grupo Meninas de Sinhá. Além deles, haverá ainda uma instalação artística plástico-sonora do artista visual Pierre Fonseca, natural de Araçuaí. 

Programação cultural

12/9 – 12h30 - Cartas ao Vento – show de Dea Trancoso

13/9 -  12h30 -Terreiro da Resistência – show de Paulo Mourão e Adriana Lopes

14/9 - 12h30 -   Nino Aras – show musical

15/9 – 17h30 -   Meninas de Sinhá – show musical

16/9 – 12h30 - Encantos de Minas -  Wilson Dias

Todos os dias: Sinfonia, instalação artístico-sonora de Pierre Fonseca

Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha UFMG

A ideia de realizar um evento que pudesse colocar os artesãos do Vale do Jequitinhonha em evidência na capital mineira surgiu em setembro de 2000, período da Semana do Conhecimento da UFMG. No ano seguinte, foi decidido que era melhor realizá-la na semana que antecede o Dia das Mães, data comercialmente mais favorável.

Em 2003, realizou-se um diagnóstico do artesanato do Vale com os artesãos presentes. Também foram criadas publicações para orientá-los no sentido de organização de cooperativas e associações, uma demanda deles próprios.  Desde então, na tentativa de promover o diálogo entre os saberes acadêmicos e populares, artesãos têm ministrado diversas oficinas como de cerâmica, trançado em taboa, bordado, tecelagem, dentre outras, na Escola de Belas Artes e no Centro Pedagógico da UFMG. 

Nos anos de 2020 e 2021, quando a humanidade foi atravessada pela pandemia de coronavírus de uma maneira brutal, não foi possível realizar presencialmente a feira. Uma mostra virtual foi realizada pelo Polo Jequitinhonha em seu site, que foi também divulgada em redes sociais, na busca por tentar impulsionar as vendas num período tão delicado para todos. Neste momento, em que há um certo controle sanitário da transmissão do vírus, será realizada a 21ª edição, extemporaneamente, em setembro. Em 2023, a feira voltará a ser realizada em seu período tradicional, que é a semana que antecede o Dias das Mães, em maio. 

Foto: Pixabay

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.