Notícias

Centro Cultural UFMG inaugura exposição Aonde Vamos de Dulcineia Salomão

A entrada é gratuita

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição Aonde Vamos, da artista plástica Dulcineia Salomão, no dia 12 de agosto, sexta-feira, às 19h. A mostra reúne 14 obras relevantes da carreira da artista, que trazem ícones representativos de um cotidiano rural. A visitação vai até o dia 18 de setembro. A entrada é gratuita. Classificação: livre.

Diálogo entre imaginação e memória

Dulcineia Salomão propõe um deslocamento espaço-tempo por meio do resgate da memória, da percepção de suas inconstâncias e também de suas perdas, buscando questionar aonde vamos e como vamos.

Com um processo criativo traçado por reminiscências interioranas, Dulcineia Salomão traz em sua linguagem rural pontilhados de árvores, flores, trilhas, figuras humanas e barcos.

Os barcos fazem alusões às vivências e viagens reais, além das referências advindas de sua imaginação. “No barco – o silêncio de todas as coisas. O barco – movimento de todas as coisas”, conta.

O uso de múltiplas técnicas exprime a liberdade da artista de inventar e recriar, com destemor, um mundo imaginário delicadamente revelado em nuances de força e fragilidade, vigor estético e poético.

Sobre a artista

Dulcineia Salomão é bacharel em Artes Plásticas (2000) pela Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Natural de Águas Formosas, Minas Gerais, trabalha e vive em Belo Horizonte. A artista trafega entre dois mundos, o rural e o urbano, materializando a memória e suas apreensões através das cores e formas criativas sensíveis, envoltas por um movimento imagético.

Serviço: Exposição Aonde Vamos – Dulcineia Salomão
Abertura: 12 de agosto de 2022, às 19
Visitação: até o dia 18 de setembro de 2022
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Sala Celso Renato, Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 - Centro, Belo Horizonte)
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita

Foto: Claudio Nadalin

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.