Notícias

Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte recebe a exposição Brasilidade Pós-Modernismo, que já passou por SP, RJ e Brasília

Com realização da Guinada Produções, direção de Fernanda Rocha, Larissa Mauro e Kamala Ramers e texto de Julia Spadaccini, o enredo mostra a realidade contemporânea de jovens na faixa dos 35 anos, com suas angústias e solidão

Em circulação nacional, chega à capital mineira, nos dias 26, 27 e 28 de agosto, sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h, no Galpão Cine Horto, o espetáculo de Brasília “Os Estonianos”. A peça relata o drama diário de cinco personagens que lutam contra a solidão, cada um à sua maneira, e têm suas vidas entrelaçadas ao acaso. No elenco, Daniela Vasconcelos, Guilherme Angelim, Juliano Coacci, Luciana Lobato e Nathalie Amaral.

A narrativa gira em torno do jornalista Pedro, protagonista da trama, casado com a psiquiatra Marília e melhor amigo do economista Fred, que se corresponde pela internet com uma estoniana. A partir das imagens e desse diálogo, Fred se encanta com a Estônia e acredita que nesse país as pessoas são mais felizes. Em outros momentos, a garçonete Suely e a personagem Lívia também conhecem Pedro. Assim, gradativamente, todos os personagens e sentimentos se encontram, construindo um quadro da realidade contemporânea dos jovens na faixa dos 35 anos.

Com pequenas doses de humor, apresentadas por meio da identificação dos conflitos contemporâneos, o drama diário desses personagens será apresentado com diálogos e imagens conjuntas, como num videoclipe, dando a impressão de uma grande teia incômoda que liga todos eles.

Segundo a atriz Daniela Vasconcelos, “Os Estonianos” retrata patologias e neuroses contemporâneas de jovens adultos, de forma dramática, num tom cômico. “O intuito é dividir com o público as angústias que a maioria de nós, na faixa dos 35, está vivendo. As doenças psiquiátricas causadas por padrões sociais impositivos, os medicamentos, as cobranças da vida adulta, contas a pagar, stress, conflitos de relacionamento, a busca pela liberdade e a solidão. Esperamos que todos gostem do espetáculo e se identifiquem, pois acreditamos que rir de si mesmo é um caminho saudável para nos curarmos das angústias contemporâneas”, destaca Vasconcelos.

Ingressos R$20, inteira, e R$10, meia. Bilheteria aberta 1 hora antes do espetáculo. Duração de 60 minutos. Classificação 12 anos.

No sábado, dia 27/08, a partir das 20 horas, haverá tradução em libras durante a apresentação de “Os Estonianos”.

Sinopse

A necessidade de se escapar do momento presente gera distanciamento nas relações e a Estonia aqui representa a nossa recorrente ilusão de que a felicidade sempre está em outro lugar, em outro momento. Os smartphones do novo milênio parecem substituir muito bem a falta do toque, da presença. As relações estremecem. É nesse contexto que os cinco personagens de Os Estonianos vivem seus dramas cotidianos. Solidão, ansiedade e dificuldade de comunicação são conflitos contemporâneos comuns a Fred, Lívia, Marília, Pedro e Suely, figuras que habitam o palco quase vazio e ao mesmo tempo tão preenchido por esta teia incômoda que liga todos eles.

Realização da Guinada Produções, direção de Fernanda Rocha, Larissa Mauro e Kamala Ramers, e texto de Julia Spadaccini. No elenco, Daniela Vasconcelos, Guilherme Angelim, Juliano Coacci, Luciana Lobato e Nathalie Amaral.

Diretoras

Fernanda Rocha - Atriz e preparadora de atores. Iniciou sua carreira como atriz há 18 anos no tradicional Teatro Tablado de Maria Clara Machado. Formou-se em Artes Cênicas pela Uni-Rio, fez pós-graduação em Educação Artística pela Universidade Candido Mendes e especialização em Assistência de Direção em cinema pela a AIC todas no Rio de Janeiro. Atuou em teatro, cinema e televisão com diretores como Domingos Oliveira, Moacir Chaves,Wolf Maya e Iberê Carvalho. Lecionou para crianças, adolescentes e adultos em escolas como Darcy Ribeiro (cinema), Sarah Dawsey, Sesc e foi preparadora do elenco infantil do programa TV XUXA, na Rede Globo, dos curtasmetragens 35mm Procura-se de Iberê Carvalho e A memoria de Inês de Denise Moraes, no qual tambêm trabalhou como atriz. Ganho o premio de melhor atriz coadjuvante no festival internacional de cinema do rio de janeiro 2014 e levou o kikito de melhor atriz coadjuvante no festival de cinema de gramado 2015, ambos por sua atuação no longa O último cine drive-in de Iberê Carvalho.

Larissa Mauro - Especialização: 2012/2014 – Mestrado em Interpretação Teatral, East 15 Acting School/University of Essex, UK; 2014 – Residência como parte do mestrado, The Russian University of Theatre Arts (GITIS), Moscow; 2012 – Residência como parte do mestrado, Shakespeare The Globe Theatre, UK; 2002/2007 – Bacharelado em Artes Cenicas, Universidade de Brasília 2006 - Co-fundadora da Andaime Cia de Teatro de Brasília; 2009-2012 - Dança Contemporanea, Academia Lucia Toller, Brasília; 1997-2008 - Ballet Moderno, Aacademia Lucia Toller, Brasília.

Trabalhos Profissionais: (Ano, Obra, Função/Personagem, Produção, Cidade, Director) - Teatro: 2015, “Dois ou Três Dedos”, Atriz, Andaime Cia de Teatro, Brasília, Kênia Dias; 2014 - “Come Back to the Five & Dime, Jimmy Dean, Jimmy Dean”, Juanita, Tristan Bates, London, Tony Graham; 2014 - “Les Belles Soeurs”, Rheauna, Arcola Theatre, London, Rosamunde Hutt; 2013 - “Faust Parts I and II”, Gretchen, Cobertt Theatre, London, Nick Bagnall; 2013 - “Widows”, Yanina Fuentes, Battersea Art Centre, London, Glen Walford; 2013 - “Why am I here?” Monólogo, Cobertt Theatre, London, Marcin Rudy; 2013 - “A Mouthful of Birds”, Marcia, East 15 Acting School, London, Monique Wilson; 2013 - “Uncle Vania”, Yelena, East 15 Acting School, London, Neil D’Souza; 2012 - “Macbeth”, Lady Macbeth, Shakespeare’s Globe Theatre, London, Phil Cumbus; 2012 - “(Des)esperar”, Atriz, Andaime Cia de Teatro, Brasília, Leonardo Shamah; 2012 - “Poéticas Urbanas”, Atriz, Andaime Cia de Teatro, Brasília, Márcio Menezes; 2011 - “Serpentes que Fumam”, Performer, Andaime Cia de Teatro, Brasília, Márcio Menezes, Brazil; 2011 - “A infidelidade ao alcance de todos”, Atriz, SESC-DF, Rogero Torquatto, Brazil; 2007 - “O Inspetor Geral”, Piotr Ivanovich Dobchinski, Universidade de Brasília, Hugo Rodas, Brazil; Cinema: 2015 - Curta Metragem “Cabeças”, Musa Búfalo, TMTA, Brasília, Bruna Carolli; 2014 - Curta Metragem “Audrey’s Walk”, Jackie, East15 Acting School, London, Raul Armendáriz; 2012 - Longa Metragem “O fim e os Meios”, Sandra, Cinema Brasil Digital, Brasília/Rio de Janeiro, Murilo Sales; 2011 - Curta Metragem “Colher de Chá”, Ana, Pavirada Filmes, Brasília, João Paulo Procópio.

Kamala Ramers - É atriz, produtora cultural e atualmente diretora. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília e mestra em Processos Composicionais para a Cena, na Universidade de Brasília. Com a “Andaime Cia de Teatro”, recebeu o prêmio SESC de melhor espetáculo de Rua em 2016, com o espetáculo “Poéticas Urbanas”. Com a mesma Companhia, fez temporada em Almada/Portugal em 2013 e na cidade do Porto participou dos Festivais: Serralves em Festa e FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica. No audiovisual trabalhou na empresa Cor Filmes de 1999 à 2007, esteve presentes em diferentes produções da capital do país junto com diretores como Gustavo Galvão e Jimmi Figueiredo. Além de fazer parte da equipe do Festival de Cinema de Brasília do Cinema Brasileiro à três anos consecutivos, na função de produtora do Ambiente de Mercado e das Atividades Formativas do Festcine. Atualmente, atua como diretora, atriz, produtora e gestora da “Andaime Cia de Teatro” de Brasília. Desde 1999, trabalha com gestão e produção de teatro, audiovisual e eventos culturais.

Roteirista

Julia Spadaccini - Iniciou sua carreira artística em Brasília com cursos de teatro e fez uma parte do curso de cênicas na UBN, logo pediu transferência para unirio onde é formada em Artes Cênicas e Psicologia, e pós-graduada em Arteterapia. É autora de mais de 17 textos teatrais, entre eles "Não Vamos Falar Sobre Isso Agora", “O Mesmo Sol” e “Um Dia Qualquer”. Trabalhou como roteirista contratada das produtoras Cosnpiração Filmes e Jodaf Mixer, onde colaborou na criação dos programas "Quase Anônimos" e "Básico", ambos para o canal de TV a cabo Multishow, e "Aprender a Empreender", do Canal Futura. Atualmente é roteirista na Rede Globo, onde participou como roteirista colaboradora em Amorteamo e entre tapas e beijos. É roteirista do seriado "Oscar Freire 279" (Multishow) e do longa-metragem "Qualquer Gato Vira-Lata" e do curta premiado no Festival do Rio "Simpatia do Limão". Escreveu, durante dois anos, gibis para a Editora Globo e foi roteirista do gibi "Luluzinha Teen". Indicada ao prêmio shell em 2013 pelo texto O quebra ossos, ganhou o prêmio Shell em 2014 com o texto Aos Domingos

Atores

Daniela Vasconcelos - Bacharel em Artes Cênicas pela Faculda de Dulcina de Moraes em 2003 - Brasília, trabalha como atriz desde 1992. Morou 6 meses na França no ano de 2001 onde participou de dois espetáculos teatrais: Divulgação do filme brasileiro Couleurs Brèsil de Carlos Marques e Les Créatures s`évadent , Comédia musical de halloween, dirigida pelo francês Nicola. Atuou em diversos espetáculos de diretores renomados de Brasília como: (Adriano e Fernando Guimarães, Eliana Carneiro, Adriana Lodi, Marcelo Alves , Débora Aquino, Sérgio Sartório , Alexandre Ribondi dentre outros), Os Estonianos de Júlia Spadaccini dirigido por Fernanda Rocha é seu último espetáculo. Atuou no espetáculo teatral Flor de Beco com direção de Marcelo Alves e Débora Aquino ganhador de 12 prêmios em festivais nacionais e foi indicada como melhor atriz pelo Prêmio Sesc de Teatro Candango em 2006. Fez participações em curta metragens e participou do longa metragem de Murillo Sales “O Fim e os Meios em 2011, do longa A cronica dos mortos vivos de Jimi Figueiredo 2015 onde foi assistente de direção também, do longa Campus Santo de Márcio Curi 2015. Participou de workshops com o cineasta Walter Lima Júnior, com o palhaço /ator Leo Bassi ,da Itália; com o preparador de elenco Sérgio Penna; com o diretor de novelas Edson Spinello, dentre outros. Fez algumas publicidades e vídeos institucionais como Leia Maria da Penha tv Justiça, Record df – df no ar, sucos Refeskante, Arroz Bianco, dentre outras.

Guilherme Angelim - Formado em Artes Cênicas com habilitação em bacharelado, interpretação teatral. Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. O Quarteto do Cerrado - Letícia Abadia Brasília- setembro de 2007; história Redonda Sobre o Nada Autor: Arthur Curado Direção: Rachel Mendes Brasília: janeiro 2006; Mary Tipo Birthday Autor: Cláudio Falcão Direção: Cláudio Falcão Brasília – março 2006; Mary Tipo Summer Autor: Cláudio Falcão Brasília março 2006 Direção: Cláudio Falcão Brasília – abril 2006; Sonho de Uma Noite de Verão Autor: William Shakespeare Direção: Adriano Guimarães e Fernando Guimarães Brasília 2003/2005/2008; Ópera do Malandro Autor: Musical de Chico Buarque Direção: Eliana Carneiro idade Brasília Ano: 2002/2003; A Ultima Ceia Autor Grupo de Pesquisa de Dramaturgia da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes Direção: Adriano Guimarães e Fernando Guimarães Brasília; Amor Autor: Dora Weyne Direção: Dora Weyner Brasília; Zé Autor: Fernando Matos Direção: Adriano Guimarães e Fernando Guimarães Brasília; Os Sete Gatinhos Autor: Nelson Rodrigues Brasília; Espelho das Vaidades Autor: desconhecido Direção: Melina Sales Brasília As Criadas Autor: Jean Jenet Direção: Eliano Lima Brasília; A Vida Excêntrica de Draga Lavio La Autor: André Amaro Direção: Lu Rego Brasília; Demorado Adeus Autor: Tennèsse Williams Direção: Lu Rego Brasília; Várias Maneiras de Enlouquecer um Homem II Autor: Edson Cacimiro Direção: Plínio Mosca Brasília; Várias Maneiras de Enlouquecer um Homem Autor: Edson Cacimiro e Andréa Neves Direção: Andréa Neves Brasília; A Verdadeira História de Chapeuzinho Vermelho Autor: Andréa Neves Direção: Andréa Neves Brasília Corações Desencontrados Autor: Andréa Neves Direção: Andréa Neves Brasília), Os Estonianos de Júlia Spadaccini, dirigido por Fernanda Rocha.

Juliano Coacci – Geógrafo de formação Juliano Coacci se enveredou pelas artes cênicas ainda no seu curso de graduação na UnB, tendo realizado trabalhos sob a direção de Luana Proença e Hugo Rodas ainda em 2004 . Desde então, tem buscado constantemente construir sua formação de ator com cursos e oficinas com renomados artistas nacionais e internacionais como Maurice Durozier - Théâtre du Soleil , Alberto Gaus, Adriana Lodi, etc. Estudou, também, dança contemporânea com Gisele Rodriguês e Luciana Lara. Seus mais recentes trabalhos no teatro são “A Roupa Nova do Rei – O Borogodó Real”, com direção de Mafa Nogueira e “Zaratustra”, com direção de Maura Baiocchi e Wolfgang Panek, ), Os Estonianos de Júlia Spadaccini, dirigido por Fernanda Rocha. No cinema, dirigiu e atuou no curta “Inexorável”, que participou de importantes festivais de cinema e angariou prêmios no 6º Festival de Cinema de Cascavel e na 3ª edição Nacional do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos. Atuou como ator em diversos filmes, como o curta “Ratão”, direção de Santiago Dellape, e o longa “O Fim e os Meios”, direção de Murilo Salles (2012).

Luciana Lobato - Formada em Artes Cênicas com habilitação em bacharelado, interpretação teatral. Faculdade de Artes Dulcina de Moraes. Começou a atuar em 1998 na Oficina dos Menestréis ministrada por Deto Montenegro onde permaneceu por quatro anos. Trabalhou com diretores reconhecidos em Brasília, tais como: Tulio Guimarães – Marat Sade (2001);Patrícia Marjorie e Lidiane Araújo – Pluft o Fantasminha (2001 á 2004); Eliana Carneiro – Ópera Malandro (2002/2003); Adriano e Fernando Guimarães, Willian Ferreira – A Gaivota (2003); Adriana Lodi – A Farsa da Boa Preguiça (2004); Adriano e Fernando Guimarães - Um Dia Como Outro Qualquer (2004) e Eu Você , Gregos e Troianos (2005/2006) , ), Os Estonianos de Júlia Spadaccini dirigido por Fernanda Rocha entre outros.

Nathalie Amaral - Formada em Jornalismo - Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB. Principais trabalhos como atriz foram: Oficina dos Menestréis - Deto Montenegro (1999, 2000, 2001, 2002), O Homem Maior Que o Mundo de Lívio de Araújo (2001); Pluft o Fantasminha - Patrícia Marjorie e Lidiane Araújo (2001 á 2004); Quarteto do Cerrado – Luana Proença (2012), Os Estonianos de Júlia Spadaccini, dirigido por Fernanda Rocha, entre outros.

Ficha Técnica

Realização: Guinada Produções
Direção: Fernanda Rocha, Larissa Mauro e Kamala Ramers
Roteiro: Julia Spadaccini
Atores: Daniela Vasconcelos, Guilherme Angelim, Juliano Coacci, Luciana Lobato e Nathalie Amaral
Produção executiva: Guinada Produções
Iluminador: Rodrigo Lelis
Iluminador assistente: Jeferson Landim
Trilha sonora: Luiz Olivieri
Consultoria de figurino: Maíra Carvalho
Designer gráfico: Jana Ferreira
Fotografia: Flaviana Ox
Produção BH: Janine Avelar
Assessoria de imprensa BH: Glenda Souza

Serviço: Espetáculo “Os Estonianos”
Data: 26 a 28 de agosto de 2022. Dia 27/08 – sábado – tradução em libras
Horário: sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Local: Galpão Cine Horto - Rua Pitangui, 3613 – bairro Horto - BH
Ingresso: R$20 (inteira) - R$10 (meia). Bilheteria aberta 1 hora antes do espetáculo.
Duração: 60 minutos.
Classificação: 12 anos
Informações: (31) 3481-5580 - Galpão Cine Horto

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.