Notícias

Exposição ‘Arte Sonora’ reunirá mostras coletiva e individual sobre poéticas do som

A entrada é gratuita com classificação livre

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição ‘Arte Sonora’, dos artistas Amir Brito Cadôr e Ulisses Carvalho, na próxima sexta-feira, dia 19 de agosto de 2022, às 19 horas. A mostra é um panorama da presença poética do som como fenômeno e matéria nas práticas artísticas em seus aspectos visuais e táteis e poderá ser vista até o dia 25 de setembro de 2022. Haverá uma performance de Ulisses Carvalho e Pedro Fontenelle às 20h40. A entrada é gratuita com classificação livre.

Ocupando a Grande Galeria do Centro Cultural UFMG, a exposição reúne duas mostras simultâneas, uma coletiva e uma individual, que apresentam diferentes tipos de arte sonora.

Uma delas apresenta publicações da coleção Livro de Artista da UFMG, complementada com acervo da editora 55SP e acervos particulares; a outra, Plástica Sonora, apresenta trabalhos do artista e pesquisador Ulisses Carvalho, resultado de sua pesquisa no Programa de Pós-graduação em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG, sob a orientação do artista Amir Brito Cadôr.

A exposição coletiva tem curadoria conjunta de Cadôr e Carvalho, que escolheram obras que materializam o som. São peças diversas, que têm como característica comum serem editadas, encontradas em galerias de arte, em livrarias ou em lojas de disco: revistas e livros com áudio, discos de artistas e capas de discos feitas por artistas, partituras gráficas e livros de artista que sugerem uma partitura por meio de colagens, onomatopeias ou escritas assêmicas.

A representação do som nos livros de artista pode acontecer a partir da escrita, como nas tipologias sonoras de Raquel Stolf, nas colagens de histórias em quadrinhos que sugerem uma partitura em obra do artista Christian Marclay, nos desenhos de Montez Magno sobre partituras, sugerindo novas sonoridades ou as traduções gráficas de uma composição sonora, como o livro Tartamudo que acompanha o disco de Yuri Bruscky.

Entre os discos de artista, o público poderá conhecer os trabalhos de Antonio Dias, Brígida Baltar, Cildo Meireles, Dieter Roth, Eduardo Kac, Milan Knížák e Vivian Caccuri, além de obras de poesia sonora de Alex Hamburger e do artista mexicano Ulises Carrión.

Outro destaque da mostra são as obras criadas para a capa do disco, incluindo o famoso álbum da banda The Velvet Underground com capa assinada por Andy Warhol e o Talking Heads em edição especial criada por Robert Rauschenberg.

Estarão expostas partituras de Dick Higgins, Neo Muyanga, Jorge Macchi e Mungo Thomson ao lado da partitura da peça para piano 4’33”, de John Cage, compositor norte-americano que foi professor e teve grande influência nos artistas que começaram suas atividades nos anos 1960.

Impressões acústicas

Em outra sala da galeria, Ulisses Carvalho apresenta duas séries de trabalhos bidimensionais, desenhos e serigrafias, que buscam traduzir o som em grafismo.

Na série Impressões Acústicas, imagens de instrumentos e objetos sonoros fragmentados são sobrepostas inúmeras vezes embaralhando a visualidade do objeto que nos remete ao acústico e à materialidade do objeto gerador de som. Em Sobrepunho, objetos musicais são contornados com caneta e os desenhos são sobrepostos.

Completam o conjunto uma peça sonora de Carvalho dividida em três momentos sequenciais: em Abertura (2022) a partitura é escrita ao vivo adicionando notas sobre a pauta musical a partir da ação com uma furadeira em uma pilha de partituras em branco, explorando o som deste processo.

Improvisação

Logo depois, em Que balbúrdia é essa? (2022) o artista improvisa uma composição musical apoiada em bateria (Pedro Fontenelle) e guitarra que servirá como um fundo musical para construção de Parasita, uma escultura sonora produzida pelo ato de furar o instrumento e serrar a caixa de som.

A vibração sonora causada pela ação dos furos e cortes dos materiais tenta jogar com a estrutura rítmica do fundo musical improvisado. O resultado sonoro será reunido posteriormente em um disco de vinil.

Os curadores

Amir Brito Cadôr é artista e professor de Artes Gráficas na Escola de Belas Artes da UFMG. Fez a curadoria de exposições sobre livros de artista no Centro Cultural São Paulo (SP), Centro Cultural UFMG, Sesc Pompeia (SP), Museu de Arte da Pampulha (MG) e no Cabinet du livre d’artiste em Rennes (França). É curador da Coleção Livro de Artista da UFMG. Atualmente trabalha em um livro sobre as publicações de artista no Brasil.

Ulisses Carvalho vive e trabalha em Belo Horizonte com artes visuais, integrando diversas mídias como design gráfico/web, fotografia e som. Artista Plástico, Bacharel em Gravura (2004) e Fotografia (2005) pela Escola Guignard – Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Em 2008 especializou-se em Artes Plásticas Contemporâneas na mesma universidade. É mestrando no PPG Artes da UFMG, com dissertação sobre a materialidade do som. Participou de exposições no Brasil e no exterior, entre elas: Digitalia International Congress/Festival – Música e Cultura Digital. Galeria do Instituto Goethe, Salvador, Bahia (2013); “Viradão Carioca – PROJETO SIMULTÂNEO” - Centro de Arte Helio Oiticica, Rio de Janeiro, RJ; “HTTPVIDEO – 1º festival de videoarte online”, Instituto Sérgio Motta, YouTube Brasil (2009); “Concorto Film Festival of the Short Film”, Pontenure, Itália (2006); III Fórum de Arte das Américas, Belo Horizonte, MG (2005); VII Bienal de Reconhecimento Baiano – Centro Cultural Dannemann, BA (2004).

Exposição ‘Arte Sonora’ – Amir Brito Cadôr e Ulisses Carvalho
Abertura: 19 de agosto de 2022 | às 19 horas
Visitação: até o dia 25/09/2022
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Grande Galeria
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita

Siga o Centro Cultural UFMG e fique por dentro da programação:
Facebook | Instagram | YouTube | Twitter | Spotify | Site

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.