Notícias

Lançamento duplo no BDMG Cultural

Os escritores Guiomar de Grammont e Eduardo Jardim participam de bate-papo sobre ficção e realidade e recebem o público para noite de autógrafos

 

No dia 20 de agosto, às 19h, o BDMG Cultural realiza um bate-papo com Guiomar de Grammont, autora do romancePalavras Cruzadas, e Eduardo Jardim, que lança a biografia Eu sou trezentos: Mário de Andrade – vida e obra, no auditório da instituição. Em seguida, os autores autografam os livros. O acesso é gratuito.

 

O bate-papo vai girar em torno do diálogo entre ficção e realidade. Enquanto Guiomar de Grammont narra em seu romance a situação da família de um guerrilheiro desaparecido, com requintes poéticos que exaltam a aflição e a angústia dos familiares, Eduardo Jardim homenageia Mário de Andrade, em ensaio biográfico que retrata a vida e a obra de um dos mais importantes escritores do país.

 

Palavras Cruzadas, de Guiomar de Grammont

A jornalista Sofia procura pelo seu irmão Leonardo, desaparecido na Guerrilha do Araguaia. O romance, que acompanha essa busca que tem inspiração mítica, foi escrito a partir da pesquisa da autora, que utilizou de forma ficcional documentos conhecidos e inéditos sobre o período. Guiomar também narra o desafio de sobreviver na Amazônia, local que levou os guerrilheiros a viverem situações extremas. Trabalhos recentemente divulgados pela Comissão da Verdade, que desenvolveu investigações sobre o conflito entre guerrilheiros e o Exército, tornam a leitura ainda mais atual.

 

Guiomar de Grammont é historiadora, escritora, dramaturga e produtora cultural. Natural de Ouro Preto, graduou-se em história, com especialização em cultura e arte barroca pela Ufop, instituição onde trabalha. Guiomar é mestre em filosofia pela UFMG e doutora em literatura brasileira pela USP, além de idealizadora do Fórum das Letras de Ouro Preto, que ganhou versões em Lisboa e Paris. A escritora participa da organização e curadoria de eventos literários, como as bienais de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.

 

Eu sou trezentos: Mário de Andrade – vida e obra, de Eduardo Jardim

A biografia escrita por Eduardo Jardim sobre um dos mais importantes pensadores da cultura brasileira, Mário de Andrade, é a primeira obra que analisa com riqueza de detalhes a vida e a obra do autor de Macunaíma. O ensaio biográfico explora a personalidade do ícone da literatura brasileira a partir de seus poemas, contos, romances e ensaios, além de uma análise cuidadosa da imensa correspondência do poeta.  O escritor e professor Eduardo Jardim dedicou-se às extensas fontes documentais, além de reunir aproximadamente 50 imagens.

 

Eduardo Jardim é carioca e autor de vários trabalhos sobre o modernismo brasileiro, tema tratado em seu doutorado em filosofia. Suas pesquisas anteriores à publicação de Eu sou trezentos: Mário de Andrade – vida e obra, já eram voltadas para a obra do escritor, com destaque para títulos como Limites do Moderno e A morte do poeta.

 

Foto: Divulgação 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.