Notícias

Embaixador Lauro Moreira homenageia a cultura lusófona Com palestra e recital na Aml, dia 19 de agosto

O ENCONTRO TAMBÉM RELEMBRARÁ O LEGADO DE JOSÉ APARECIDO OLIVEIRA, FUNDADOR DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA

A Academia Mineira de Letras recebe o embaixador Lauro Moreira com a palestra “José Aparecido de Oliveira e a Lusofonia”, dia 19 de agosto, às 19h30. A apresentação abordará o conceito e o significado de lusofonia, mostrando que o fenômeno não se limita apenas à questão da língua. A conferência destacará também o papel decisivo do político mineiro José Aparecido de Oliveira como mentor da criação da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, estruturada quando Aparecido foi embaixador do Brasil em Portugal.

O evento acontece no âmbito do projeto Universidade Livre - Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.

“O português é o terceiro idioma mais falado do mundo ocidental, o primeiro do hemisfério sul e o que mais cresce atualmente em número de falantes. Somos cerca de 260 milhões de lusófonos e, de cada cinco deles, quatro são brasileiros”, comenta Lauro Moreira.

Após a palestra, ele fará o recital “Vozes poéticas da lusofonia”, em que, como o próprio nome sugere, interpretará algumas das vozes mais importantes da poesia lusófona, espalhadas pelos oito países onde a língua portuguesa está presente (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Timor Leste). Assim como na apresentação inicial, a declamação buscará se aproximar da sensibilidade, da missão e dos ideais de José Aparecido de Oliveira. “Palestra e recital são complementares e integram-se naturalmente em um todo harmônico e equilibrado”, explica Lauro Moreira.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.