Notícias

Programa CCBB educativo celebra dia do patrimônio cultural com ação “cozinha e patrimônio”

A PROPOSTA É REALIZAR UM PASSEIO POR PONTOS REPRESENTATIVOS DA GASTRONOMIA E DA CULTURA DE BH, DIA 17 DE AGOSTO

No Dia do Patrimônio Cultural, o Programa CCBB Educativo comemora a data com a inauguração de um novo projeto: as visitas mediadas “Modos de ver”. Na primeira edição, que acontece no dia 17 de agosto - mês de aniversário do CCBB BH -das 10h às 12h30, a iniciativa, intitulada “Modos de Ver - Cozinha e Patrimônio na Cidade”, celebra a valiosa relação entre Belo Horizonte e a culinária.

O objetivo da ação é realizar um passeio para que os participantes possam experienciar a cidade, refletir sobre o caminhar como gesto poético e sobre gastronomia e comensalismo como produção de cultura. Para dar vida à proposta, o percurso escolhido contempla dois lugares emblemáticos da gastronomia de rua da capital: o Café Nice e o Café Palhares.

O trajeto terá início na Praça da Liberdade, no corredor cultural da Rua da Bahia. Os participantes seguirão até o Café Nice, na Avenida Afonso Pena, encerrando o passeio no Café Palhares, na Rua dos Tupinambás. “Atravessaremos o espaço da cidade, movendo-nos por sua memória, arquitetura e patrimônio - material e imaterial. Eixos que encontram a história desses estabelecimentos e os diferentes tipos de habitação do espaço que eles suscitam”, comenta o educador João Paulo Andrade.

Durante as passagens pelos Café Nice e Café Palhares, serão apresentadas as biografias desses locais, bem como as relações da história deles com a cidade e com o tema do patrimônio imaterial.

Foto: Vagner Costa 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.