Notícias

Show de Aloizio Horta no Memorial Vale dentro do projeto Memorial Instrumental

Última semana para apresentação de propostas para ocupação dos espaços do Memorial

Aprender a fazer um bolo para desatar nós, ouvir música mineira da melhor qualidade, assistir a um webinário com pensadoras de destaque no cenário nacional, e aprender a escutar a infância são atrações desta segunda semana de agosto no #MemorialValeEmCasa. A programação começa hoje, dia 11 de agosto, terça-feira, às 20h, com o webinário “Conversas sobre Perguntas”, que traz, nesta edição, a escritora e ensaísta Conceição Evaristo e a crítica de arte Júlia Rebouças. Elas irão falar sobre “Narrativas para novo(s) mundo(s) – Os lugares da cultura” em transmissão ao vivo pelo Youtube do Memorial Vale. Gratuita e com tradução em LIBRAS, a conversa será mediada pela jornalista Daniella Zupo.

Conceição Evaristo abordará a linguagem poética e outros modos de interpretar e dizer o tempo, os seres e as relações. Júlia Rebouças analisará a relevância de novas proposições, visões sociais e construções coletivas para a cultura contemporânea. Discutirá, ainda, o papel das instituições culturais nos novos cenários. Com curadoria colaborativa e investimento de Casa Fiat de Cultura, CCBB, Memorial Minas Gerais Vale e MM Gerdau, o evento reúne importantes pensadores brasileiros até o dia 18/08, sempre às terças.

No domingo, dia 16, às 11h30, o instrumentista, cantor e compositor Aloízio Horta estreia no Memorial Vale dentro do projeto Memorial Instrumental. O artista, que já tocou com nomes como Naná Vasconcelos, Elza Soares, Toninho Horta e Flávio Venturini vem se destacando como uma das revelações da nova geração de músicos mineiros. Ele fará o show de seu CD homônimo, que foi vencedor do Prêmio Marco Antônio Araújo em 2016. Entre as canções estão as autorais “Pra Dançar com Ela”, “Nina”, “Serafina”, “Com os Pés na Lua”, “Balada do Incomum” e “Francisca”, de Toninho Horta e “Canto pra Yemanjá”, de domínio público. Tocando contrabaixo, Aloízio Horta integra a DelegasCia, grupo formado pelo premiado violonista Thiago Delegado, com Cristiano Caldas (teclado) e André Limão Queiroz (bateria). O grupo toca canções próprias e releituras de choros, maxixes, bossas e sambas.

Também no domingo dia 16, às 10 horas, a psicóloga e especialista em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal de Minas Gerais, e licenciada em Música pela UEMG, Clarissa Sodano, trará os vídeos do “Projeto Escutar a Infância”, com reflexões para pais e cuidadores de crianças até 3 anos. Os vídeos tem como objetivo promover, nos envolvidos com o cuidado infantil, o interesse pela estimulação sensorial e musical; visam estimular nas famílias e/ou grupos de cuidado a prática do canto, e outras formas de performance musical que envolvam aspectos do folclore compartilhado por cada grupo; e oferecem aos espectadores modelos de interação musical que possam ser aplicados no ambiente doméstico.

De quarta a sábado (12/08 a 15/08), sempre às 15h, dentro do projeto "Sensações Memoráveis”, o público será convidado para uma viagem pelo mundo do artista visual Matheus de Simone na apresentação “Bolo para desatar nós”. Ele propõe trazer para a consciência palavras e sensações que se encontram emboladas nos cantos de nossas gargantas, resgatar sua potência criativa e tomá-las como matéria-prima para a produção de um bolo que nos desate. Matheus de Simone irá ensinar a assar um bolo de açafrão-da-terra, especiaria com poderes curativos e diretamente associada ao plexo solar, centro de força, morada do fogo digestivo e projetivo de nossas ações no mundo. Com auxílio de letras e papéis comestíveis, ele vai cozinhar, esculpir e ingerir um bolo à medida em que dará forma às linhas, palavras e emoções que frequentam o subconsciente.

Ultima semana para apresentação de propostas para ocuapção dos espaços do Memorial

Até o dia 16 de agosto estão abertas as inscrições para a “Convocatória da Programação MMGV 2020”, destinada a beneficiar artistas e produtores culturais de Minas Gerais, com projetos nas áreas: música, sarau literário, artes cênicas (teatro, dança, circo), artes visuais (fotografia e performance) e audiovisual (vídeo, curta metragem). Os selecionados receberão valores entre 2.000,00 e 5.000,00 (dois mil e cinco mil reais). Link para inscrições: http://www.memorialvale.com.br/pt/convocatorias/ .

Memorial Vale na web:

http://www.memorialvale.com.br

https://www.facebook.com/memorialvale

https://www.instagram.com/memorial.vale

https://www.youtube.com/user/memorialvale

www.memorialvale.com.br/visite/visita-virtual/

Foto: Davidson Rocha

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.