Notícias

Clássico do cinema mudo ganha trilha sonora no Teatro Marília

O Teatro Marília apresenta no próximo sábado, dia 18, às 20h, a intervenção musical - audiovisual “Cinegrafia: O Gabinete do Dr. Caligari”, de Lise e Barulhista. A performance se constitui na execução ao vivo da trilha sonora especial desenvolvida pelos

A união entre os projetos Lise, de Daniel Nunes, e Barulhista, de Davidson Soares – que passou a usar Barulhista como seu nome artístico -, deu origem às performances musicais eletroacústicas baseadas em suas criações autorais colaborativas. São composições que partem das pesquisas por novas tecnologias de produção sonora em diálogo com instrumentos tradicionais acústicos, paisagens sonoras e manifestações regionais/folclóricas para a criação de trilhas sonoras ao vivo. No Cinegrafia, nome dado a essa parceria, as trilhas sonoras acompanham a projeção de filmes mudos clássicos, resgatando a atmosfera das exibições dos primórdios do cinema.

“O Gabinete do Dr. Caligari”, um dos filmes escolhido para esse projeto, é um marco na história do cinema, que trouxe inovações estéticas importantes. Na trama, que se passa em um pequeno vilarejo da fronteira holandesa, o misterioso Dr. Caligari chega acompanhado de Cesare, um sonâmbulo que está adormecido há 23 anos, para apresentar um espetáculo de hipnose na feira local. Cesare faz previsões assustadoras para os moradores. A partir daí, surge uma série de acontecimentos funestos, que afetam o cotidiano do vilarejo. Em sua performance musical, Lise e Barulhista exploram diálogos entre suas composições e a complexidade de efeitos, sombras, cenários e ângulos investigados pelo diretor Robert Wiene.

Os Artistas

Barulhista é músico, produtor, pesquisador e premiado compositor de trilhas sonoras para artes cênicas e produções audiovisuais. É mineiro de Belo Horizonte, tendo gravado sua primeira fita K7 aos 12 anos, cheia de ruídos de quintal e algumas latas. Já passou por bandas de rock na adolescência e foi baterista de outros estilos. Em 2008, deixou as bandas de rock e arredores para começar a fazer música sozinho, usando gravadores, objetos e uma bateria velha. Suas ferramentas de trabalho são o laptop, a bateria e objetos diversos, realizando criações pela lógica do remix. Tem 13 álbuns, lançados em mais de 10 países e já participou de diversos workshops com profissionais brasileiros e internacionais.

Lise é o projeto solo de Daniel Nunes, um dos integrantes da banda Constantina. É compositor de trilhas sonoras para cinema, teatro e internet, criador do selo independente mineiro La Petite Chambre, dedicado à música experimental e idealizador do festival de música livre "Pequenas Sessões", que teve sua nona edição em 2017. Seu trabalho vai além do universo musical ao permitir trocas com artistas de outras vertentes que passam pela vídeo-arte, web-arte e performance. No Lise, alia música e vídeo, explorando sonoridades que absorvem elementos da música contemporânea aliados a eletrônica, rock e música ambiente. Partindo de temas instrumentais, cria diálogos simultâneos entre a música experimental e a minimalista.

Foto: Leo Lara

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.