Notícias

Exposição “Universo do Artista” de Antonio Godoi segue para a Galeria do PIC Pampulha

Após um mês em cartaz na Galeria do PIC Cidade, com sucesso absoluto de visitações, a exposição de Antônio Godoi, intitulada “Universo do Artista, seguiu para a Galeria do PIC Pampulha. Inaugurada no dia 12 de agosto, a mostra fica aberta ao público até o mês de setembro.

Se Stan Lee começou nos quadrinhos aos 39, Raymond Chandler publicou aos 50 e Cartola gravou o primeiro disco aos 66, nunca é tarde para realizar o sonho de uma vida. "Esta exposição é uma promessa que fiz para mim mesmo quando ingressei na Faculdade de Arquitetura. Minha primeira opção era Belas Artes por causa da minha forte ligação com o desenho, mas eu precisava escolher naquele momento o que seria uma fonte maior de recursos", lembra.

As interseções apareceram ao longo da graduação. Antônio, ainda, seguiu fazendo cursos que conjugassem o traço preciso com a criatividade e a imaginação. A arte seguia de maneira paralela até ele completar 65 anos. "Minha meta ao me aposentar foi me dedicar totalmente ao meu ateliê. Universo do Artista é um recorte das obras que produzi, especialmente, nos últimos cinco anos", conta.

"Eu estou muito emocionado em comemorar meus 70 anos com a minha primeira exposição. O desenho sempre representou prazer e alegria em minha vida", conta Antônio Godoi, que segue se aprimorando e diversificando as formas do criar. Uma inquietação permanente como promete sua presença no cenário das artes plásticas em Minas Gerais e no Brasil.

Em seu depoimento, Guiomar Lobato, crítica de arte, membro da ABCA - Brasil e AICA – Paris, fala o seguinte: “E é este vigoroso senhor de 70 anos, que hoje lhes apresento. Venho acompanhando o nascimento desta coleção desde os esboços até às formas finais. E a cada visita ao seu atelier, sempre me emocionando com as soluções de terminação dadas aos trabalhos iniciados, e o surgimento de novos”.

Sobre o artista

Arquiteto por formação e artista plástico, desenhista e escultor autodidata, Antônio Godoi sempre deixou brotar em si as manifestações expressivas do seu universo criativo, passeando pela pintura à óleo ou aquarela, desenho à lápis ou nanquim, xilogravura, esculturas em pequeno e grande portes, utilizando os mais diversos materiais, como o ferro, pedra sabão, madeira ou argila.

Natural de Araguari, Minas Gerais, aos 12 anos Antônio Godoi descobriu seu dom ao desenhar os colegas da escola primária. Aos 21 anos, já residindo em Belo Horizonte, pintou seu primeiro quadro em óleo sobre tela. Aos 23 anos, iniciou os estudos na Escola de Arquitetura da UFMG, onde frequentava vários cursos ligados às artes plásticas. A partir daí seu talento artístico se desenvolveu em paralelo ao ofício de arquiteto. 

Aos 65 anos, após longa trajetória no exercício da arquitetura, Antônio Godoi passou a se dedicar exclusivamente ao atelier de artes plásticas. E neste ano, em que o artista comemora seu 70º aniversário, ele nos presenteia e nos brinda com sua primeira exposição individual.

 Foto: sala11comunicacao

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.