Notícias

CRIANÇAS QUE MANTÊM A TRADIÇÃO AFRO-MINEIRA SE APRESENTAM NO MEMORIAL VALE

Eu, Criança, no Museu! apresenta: Crianças da Guarda de Moçambique e Congo Nossa Senhora do Rosário e Sagrado Coração de Jesus – Irmandade Os Carolinos. Manifestação cultural gratuita será no Memorial Vale, domingo (20/8)

Em agosto, a questão do patrimônio está permeando várias atividades da programação do Memorial Vale para marcar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado em 17/8. Para o público infantil, o patrimônio cultural e religioso difundido pelas guardas de congado será a atraçãono domingo (20): Eu, Criança, no Museu! Apresenta: Crianças da Guarda de Moçambique e Congo Nossa Senhora do Rosário e Sagrado Coração de Jesus – Irmandade Os Carolinos. O evento tem entrada franca.


Cerca de 15 crianças e adolescentes, entre 4 e 16 anos, participarão da atividade que relembra os cortejos, festas e celebrações oriundas da cultura afro-brasileira e que fazem parte do patrimônio cultural brasileiro. A Guarda de Moçambique e Congo Nossa Senhora do Rosário e Sagrado Coração de Jesus – Irmandade Os Carolinos foi fundada em 1917 e é a 3ª mais antiga da capital ainda em atividade, mantendo a tradição afro-mineira no Estado.


A Irmandade Os Carolinos foi criada por Francisco Carolino, o Chico Kalu, na região rural de Contagem, quase divisa com Esmeraldas, na esteira da tradição congadeira conformada nas antigas fazendas escravagistas da região. Em 1937, o moçambique é refundado no Bairro Aparecida, em BH, então conhecido como Vila Maria Aparecida, por Luiz Carolino. Há cem anos, seus descendentes, por meio de batuques, danças, rezas e festejos, celebram Nossa Senhora do Rosário, os demais santos do panteão congadeiro e a ancestralidade.

Foto: Patrick Arley

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.