Notícias

Belo Horizonte recebe a 4ª Edição dos Sons da Cidade - Mostra Internacional de Violão, entre os dias 25 e 27 de agosto de 2022.

Com programação gratuita, o projeto será realizado, entre os dias 25 e 27 de agosto, no Conservatório de Música da UFMG

De volta ao formato presencial após dois anos acontecendo de maneira online, o evento Sons da Cidade - Mostra Internacional de Violão de Belo Horizonte apresenta uma programação voltada para evidenciar a produção musical produzida a partir de um dos instrumentos mais populares da música: o violão. Coordenada pelos músicos e produtores culturais Fernando Chagas e Carlos Walter, a Mostra possui uma programação inteiramente gratuita que inclui apresentações musicais, recitais, rodas de conversa e lançamento de livro, cd e documentário. Realizada no Conservatório da UFMG (Av. Afonso Pena, 1534), promoveu o 2º Concurso Sons da Cidade voltado para jovens violonistas residentes em BH e RMBH. Os 6 violonistas selecionados pelo júri composto pelas violonistas Thaís Nascimento (RS) e Maria Haro (Uruguai) se apresentarão na Mostra abrindo, a cada noite, a programação da Mostra. 

Na noite de abertura, no dia 25/08, às 19h30, o evento contará com um recital do violonista mineiro, Gulherme Vincens que tocará arranjos e composições próprias em homenagem aos 50 anos do Clube da Esquina, 100 anos da Semana de Arte Moderna e à memória de Ian Guest. Em seguida, a partir das 20h, a violonista cubana Ariadna Cuellar fará sua primeira apresentação no Brasil, percorrendo obras próprias e de compositores de várias gerações e estilos da música cubana como Leo Brouwe, Ñico Rojas, Eduardo Martín e Francisco Rodríguez.

Ainda no dia 25, às 18h será lançado o livro “Sons da Cidade – Mostra Internacional de Violão”, dos autores Fernando Chagas e Carlos Walter, com prefácio do gestor cultural Rômulo Avelar.  livro apresenta por meio de um estudo de caso e relato de experiência, os desafios da produção e gestão do evento Sons da Cidade nas suas 3 edições entre 2019 e 2021 período em que surge e se acirra a pandemia de Covid-19.

Dando sequência a programação, na sexta-feira (26/08), a partir das 19h, serão promovidas duas apresentações musicais. A primeira será a violonista Andrea Perrone, de Porto Alegre-RS. Seu concerto apresentará For Fun, espetáculo com repertório autoral onde a violonista explorará afinações alternativas e o uso criativo de capos curtos.

Logo em seguida, o palco da Mostra recebe o Duo Marcilio Lopes e Lucas Porto. A dupla apresenta um repertório do choro brasileiro, com arranjos camerísticos originais para obras de Ernesto Nazareth, Pixinguinha e compositores contemporâneos.

Na sexta-feira, às 15h, para quem quiser tomar café e escutar um violão, será realizado no Pátio do Conservatório o Café com Violão, momento de descontração entre músicos e ouvintes. 

Encerrando a programação de apresentações, no sábado (27/08), o Conservatório da UFMG recebe, às 19h, o músico Ulisses Rocha (SP) que apresenta seu mais recente álbum “Véu” que consiste em 11 composições originais para violão solo, mesclando peças mais líricas com outras de grande teor virtuosístico.  

A última apresentação do Sons da Cidade será do duo de guitarra e piano Barceló-Mikhaylisheva que irá interpretar um repertório variado, com obras de Boccherini, Barceló, Diabelli e Brouwer, abrangendo diferentes estilos e épocas. O violonista Ricardo Barceló (Portugal) e a pianista Svetlana Mikhaylishcheva (Alemanha) vêm ao Brasil especialmente para a Mostra Sons da Cidade 

PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA

A programação da “Sons da Cidade - Mostra Internacional de Violão de Belo Horizonte”, também conta com atividades educativas gratuitas, voltadas para a discussão, aprofundamento no conhecimento musical e reflexão a respeito do cenário da música em Minas e no Brasil. 

Na quinta-feira, às 17h, será realizada a roda de conversa “A linguagem do choro”, com o Duo Marcilio Lopes e Lucas Porto. A mediação é de Fernando Chagas e Carlos Walter. 

A tarde de sexta-feira também conta com uma atividade educativa com Ricardo Barceló, Ulisses Rocha e Gulherme Vincens. A partir das 17h, no Conservatório da UFMG, Carlos e Fernando conversam com os três músicos, com o objetivo de apresentar ao público o tema “O Violão na Universidade”. 

No sábado, o dia é cheio no Conservatório de Música da UFMG. Às 10h será exibido o Documentário “O Último Chorão”, seguido de bate-papo com o diretor Ricardo do Carmo.  

Às 17horas, será realizada uma Roda de Conversa com as violonistas Andrea Perrone e Ariadna Cuellar sobre o tema “Violonista-intérprete e violonista-compositora: diversidade e expressão”. A mediação será da produtora cultural e contadora de histórias Aline Cântia. 

Todas as rodas de conversa serão acessíveis em Libras (Linguagem Brasileira de Sinais) 

Serviço: “Sons da Cidade – 4ª Mostra Internacional de Violão de Belo Horizonte”
Datas: 25 a 27 de agosto de 2022 – quinta-feira, sexta e sábado.
Local: Conservatório da UFMG (Av. Afonso Pena, 1534/Entrada acessível pela Rua Guajajaras, 100 – Centro, Belo Horizonte-MG)
Ingressos: Entrada franca mediante retirada de ingresso com 30 minutos de antecedência
Espaço sujeito à lotação
Informações: [email protected] 
(31)99125-3400 (Aline Cântia) e (31)99258-0906 (Fernando Chagas) 
Site: www.sonsdacidade.com

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Quinta-feira - 25/08/2022

17h - Roda de Conversa com 

Duo Marcílio Lopes e Lucas Porto - RJ

Tema: “A linguagem do Choro” 

Mediação: Fernando Chagas e Carlos Walter

18h - Lançamento do Livro

“Sons da Cidade - Mostra Internacional de Violão de Belo Horizonte” e conversa com os autores Fernando Chagas e Carlos Walter.

19h30 - Recitais

Selecionados no 2º Concurso Sons da Cidade

Guilherme Vincens - MG

Guilherme Vincens toca arranjos e composições próprias em homenagem aos 50 anos do Clube da Esquina, 100 anos da Semana de Arte Moderna e à memória de Ian Guest, além de peças importantes do repertório clássico.

Ariadna Cuellar - Cuba

O concerto percorre obras próprias e de compositores de várias gerações e estilos da música cubana como Leo Brouwer, Ñico Rojas, Eduardo Martín e Francisco Rodríguez.

Sexta-feira - 26/08/2022

15h - Café com violão - Momento de interação 

17h - Roda de Conversa com 

Ulisses Rocha - Prof. Dr. da UNICAMP - SP

Ricardo Barceló - Prof. Dr. da Universidade do Minho - PT

Guilherme Vincens - Prof. Dr. da Universidade de São João del Rei - MG

Tema: “O violão na universidade”

Mediação: Fernando Chagas e Carlos Walter 

19h - Abertura 

19h30 - Recitais

Selecionados no edital

Andrea Perrone - RS

Seu concerto apresentará For Fun, espetáculo com repertório autoral onde a violonista explorará afinações alternativas e o uso criativo de capos curtos.

Duo Marcilio Lopes e Lucas Porto - RJ

O Duo apresenta um repertório do choro brasileiro, com arranjos camerísticos originais para obras de Ernesto Nazareth, Pixinguinha e compositores contemporâneos.

Sábado - 27/08/2022

10h - Documentário 

“O Último Chorão” e bate papo com o diretor Ricardo do Carmo.

17h - Roda de Conversa com 

Andrea Perrone - RS (integrante da AIVIC – Associação Internacional de Mulheres Violonistas Compositoras)

Ariadna Cuellar - Cuba

Tema: “Violonista-intérprete e violonista-compositora: diversidade e expressão”

Mediação: Fernando Chagas Carlos Walter

19h - Recitais 

Selecionados no edital

Ulisses Rocha - SP

Apresenta seu mais recente álbum “Véu” que consiste em 11 composições originais para violão solo, mesclando peças mais líricas com outras de grande teor virtuosístico.

Ricardo Barceló e Svetlana Mikhaylishcheva – PT/RU

O duo de guitarra e piano Barceló-Mikhaylisheva irá interpretar um repertório variado, com obras de Boccherini, Barceló, Diabelli e Brouwer, abrangendo diferentes estilos e épocas.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.