Notícias

M.O.B.I.L.E – Mostra Show com Ricardo Frei em Belo Horizonte

Como o Brasil se transformou na potência musical que representa? De onde veio o samba? Como nasceu o baião?

Como nasceu o samba? E a Bossa Nova? O que é, de fato, a MPB? E o funk carioca? É bom? A canção está fadada ao fim? Por que a música é tão importante na história do Brasil? Essas perguntas serão respondidas na mostra-show, pelo jornalista e pesquisador da música brasileira, Ricardo Frei, no curso portátil de história da música brasileira popular, M.O.B.I.L.E, Música brasileira, oralidade, história, lições e ensinamentos culturais. As apresentações serão entre setembro e dezembro no Minas Tênis Clube.

 

Segundo Ricardo a ideia da aula-show “surgiu no ano de 2006, devido à necessidade de apresentar conteúdos acadêmicos de interesse coletivo para um público não especializado”, afirma. A partir daí, a proposta de um modelo de apresentação menos formal, mais lúdico, ligado à experimentação apareceu, misturando arte, comunicação e conhecimento. A aula-show é o encontro entre aula, palestra e show artístico, que ensina e ao mesmo tempo entretém um público diversificado. Este formato já foi aplicado e obteve sucesso em apresentações no Brasil e no exterior.

 

O M.O.B.I.L.E conta a história da Música Brasileira Popular em sete módulos focados num período da história brasileira, em seus estilos musicais e nas relações entre música, sociedade, cultura. Como disse Seu Jorge no Sambabook em homenagem a João Nogueira, “muitas vezes a música, posso dizer que na maioria das vezes (...) vem substituir a literatura no nosso país. Ela (música) vem tomar às vezes da literatura porque sabemos que a oportunidade de acessar os livros ainda é muito remota ao nosso povo, e a música vem fazer este papel.” O curso de Ricardo Frei ilustra a fala de Seu Jorge no que tange apresentar a história da música brasileira como pano de fundo da história do país. Ricardo afirma que “a música popular está intimamente relacionada à nossa história, produzindo múltiplos efeitos políticos e sociais, participando na construção de identidades de grupos marginalizados e oprimidos da sociedade, sendo usada como estratégia e política de Estado, diferenciando grupos e criando noção de pertencimento entre diferentes camadas. Enfim, se queremos conhecer o Brasil e o brasileiro, escutemos as canções,” diz o pesquisador.

 

As sete mostra-shows do M.O.B.I.L.E serão realizadas quinzenalmente na Sala Multimeios do Minas Tênis Clube proporcionando ao público/aluno arte, informação, sensibilidade, conhecimento, lazer e sociabilidade. Durante os shows serão discutidos a história da Música Brasileira Popular desde o século XIX até a atualidade, mesclando diversas linguagens da cultura, alternando história, diálogos e cancioneiro popular, imagens e documentos históricos (lp’s originais, fotos, fonogramas e vídeos), com apresentação musical e projeções.

 

Entre setembro e dezembro, duas terças-feiras por mês, serão apresentadas as mostra-shows do M.O.B.I.L.E com duração de três horas. O esquema dos encontros consiste na exposição do tema por meio de apresentação oral, diálogo com a plateia, audição de fonogramas originais, apresentação musical ao vivo, exibição de vídeos históricos e de outros materiais visuais.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.