Notícias

4ª edição do Festival Gastronômico Rota dos Sabores

A novidade este ano é a harmonização dos pratos com vinhos e cervejas especiais produzidas na região

Nesta sexta-feira, 22 de agosto, começa em Nova Lima a 4ª edição do Festival Gastronômico Rota dos Sabores, que ocorre na cidade até o dia 21 de setembro. Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, o evento reúne 29 estabelecimentos localizados em todas as rotas de desenvolvimento turístico do município: Rota Sede, Rota Honório Bicalho, Rota Vila da Serra, Rota Macacos e Rota 040.

 

Para essa edição, os bares e restaurantes participantes prepararam pratos inéditos e criativos que lembram as características da cidade novalimense e sua história gastronômica. As receitas são inspiradas em vertentes variadas, percorrendo a típica comida mineira feita em fogão a lenha, com toques da cozinha nacional e internacional.

 

O pão sírio e o bacalhau do porto são os ingredientes principais do prato “Coisa do Ponga” do Bar Araponga, localizado na sede de Nova Lima. A receita “Bacalhau à Grega” do São?Nunca!Butiquim combina ingredientes nacionais e internacionais, como o bacalhau fresco empanado com pasta grega à base de batatas e molho de camarão.

 

Predominam em outros pratos iguarias mineiras, como o queijo, goiabada, mandioca, rapadura, milho verde e broto de feijão.  O sabor e o aroma do pequi, fruto muito utilizado na culinária sertaneja, é explorado na receita “Saudades da Mamãe”, do Agretti, restaurante localizado na sede de Nova Lima.

 

Entre as receitas mais exóticas do 4º Rota dos Sabores está o “Cappuccino de Mandioquinha com Chantilly de Camarão”, do Chalé Santhé, que leva o creme de mandioquinha batido com leite de coco, creme de leite e especiarias servido com chantilly e camarão empanado no queijo Parmesão.

 

Para harmonização, a grande novidade este ano é o Festival de Vinhos e Cervejas Especiais, incluído na programação. Os restaurantes indicarão a melhor bebida para acompanhar os pratos. Eles variam de R$15 a R$84,90.

 

Outra atração do evento é o Concurso de Purrinha e as intervenções artísticas e musicais, previstas para serem realizadas na maioria dos estabelecimentos até o término do Rota dos Sabores. Os clientes ganhadores do concurso disputarão a final de Purrinha na Festa de Encerramento, que está marcada para os dias 26, 27 e 28 de setembro, juntamente com a Festa do Mel 2014. Os vencedores serão premiados com kits surpresas.

 

Para Renata Couto, secretária municipal de Turismo de Nova Lima, o festival é importante para fomentar o turismo na região. "Acredito que seja uma excelente oportunidade para preparar a cidade para receber nossos turistas, dar visibilidade à variada gastronomia local e divulgar também as cervejas especiais da região. Pretendemos estimular a oferta de opções de gastronomia, lazer e entretenimento para a comunidade local, promovendo interação entre diferentes públicos, comunidade local e turistas", destaca.

 

Serão premiados três estabelecimentos com pratos mais votados em júri popular. Os quesitos são: sabor do prato, tempo de espera, apresentação do prato, atendimento ao cliente e higiene local. Os melhores garçons serão premiados com kits surpresas e, as cédulas de votação que estiverem preenchidas corretamente, participarão do sorteio concorrendo a um kit surpresa para o cliente e outro kit surpresa para o garçom.

 

O 4º Festival Gastronômico Rota dos Sabores conta com apoio da AACRANOLI (Associação de Apicultores das Cidades de Rio Acima e Nova Lima, ACO (Associação dos Municípios do Circuito do Ouro), COMTUR Nova Lima (Conselho Municipal de Turismo), CAT (Centro de Atendimento ao Turista), ACISNL (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Nova Lima, COMIR (Comitê Municipal Intersetorial Permanente para Enfrentamento da Violência e  Exploração  Sexual de Crianças e Adolescentes.

Mais informações nos telefones da Secretaria Municipal de Turismo de Nova Lima:

(31) 3581.84.23 / (31) 3581.84.38, ou no site: http://www.novalima.mg.gov.br/

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.