Notícias

Agosto Indígena do Espaço do Conhecimento UFMG promove oficina de pintura corporal Ye’kwana com Marciane Rocha, artesã indígena e estudante da UFMG

Atividade aberta ao público a partir de 5 anos, limitada a 15 pessoas. Serão distribuídas 15 senhas, na recepção do museu, no dia do evento, a partir das 10h

Neste sábado acontece a oficina de pintura corporal Ye’kwana, aberta ao público no Espaço do Conhecimento UFMG. A programação integra o Agosto Indígena, que até dia 31, promove atividades formativas voltadas para a reflexão da diversidade cultural dos povos indígenas. Confira a programação completa que acontece até 31 de agosto clicando aqui!

Aberta a até 15 participantes, com duração de 1h, a oficina será ministrada por Marciane Rocha, artesã ye’kwana e estudante do curso de Antropologia da UFMG. Ela conduzirá uma sessão de pintura corporal utilizando os “carimbos” tradicionais ye’kwana, com pintura de rosto, pernas e braços demonstrando os padrões gráficos ye’kwana. Durante a oficina, enquanto a artesã pinta os corpos dos participantes, serão narrados excertos das narrativas tradicionais ye’kwana, as wätunnä, narrativas que contam sobre o tempo das origens do mundo, quando alguns dos desenhos, hoje usados na pintura corporal, foram adquiridos pelos Ye’kwana nas suas interações com os animais. Segundo a tradição desses povos, no passado relatado em Wätunnä, não havia diferença entre as espécies animais e humanas. Já no presente, os humanos perderam a capacidade de enxergar a forma humana dos animais e os veem apenas sob as formas corporais que os animais assumem, distintas da humana.

A pintura corporal é parte fundamental das tradições dos povos indígenas, inclusive se relacionam com a proteção da pessoa, de um corpo forte e saudável, fazendo parte do modo de vida ye’kwana. Durante a oficina, estes temas serão abordados de forma lúdica, permitindo que pessoas de todas as idades tenham a oportunidade de pintar o corpo e ouvir um pouco dessas histórias.

Redes Sociais: Instagram: @espacoufmg / Twitter: @espacoufmg / Facebook: espacodoconhecimentoufmg

Serviço: Oficina de pintura corporal Ye’kwana com Marciane Rocha
Data: 20 de agosto (sábado)
Horário: às 15h
Oficineira: Marciane Rocha - artesã ye’kwana e estudante do curso de Antropologia da UFMG
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG. (Praça da Liberdade, 700 - Funcionários)

Descrição: Será promovida uma sessão de pintura corporal utilizando os “carimbos” com os padrões gráficos tradicionais desse povo nos rostos, pernas e braços dos participantes. Durante a oficina, serão contados excertos das narrativas tradicionais ye’kwana, as wätunnä, nas suas interações com os animais.

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo do Estado de Minas Gerais. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult), é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br e saiba mais.

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento

Foto: Espaço do Conhecimento UFMG

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.