Notícias

Horizonte Blues Festival 2014

Evento realizado entre os dias 23 e 30 de agosto em Belo Horizonte e Brumadinho incentiva o grande público a conhecer a história do blues, um dos ritmos musicais mais consagrados do planeta.

O Horizonte Blues Festival chega em 2014 a sua 6ª edição em 10 anos de estrada com programação de shows de blues entre os dias 23 e 30 de agosto na capital mineira e em Brumadinho. Na primeira etapa, nos dias 23, 26, 27 e 29 de agosto em Belo Horizonte o ritmo ocupa o Cine Theatro Brasil Vallourec e o Stonehenge Rock Bar, enquanto em Brumadinho oBarracão Antiguidades & Artes é quem abriga o evento nos dias 29 e 30 de agosto.

 

A diversidade do encontro de gerações que prima a qualidade do blues na capital mineira, promovido através da realização do festival, é uma oportunidade única de reunir artistas de vastos timbres e acordes que se fundem ao ritmo do gênero, além de incentivar o grande público a conhecer a história de um dos ritmos musicais mais consagrados do planeta e seu legado cultural, desmistificando a ideia de que o Blues é algo elitizado.

 

"O Horizontes Blues Festival pretende mostrar para o público quem são as pessoas que produzem Blues no cenário local, além disso promover o intercâmbio, parcerias e estímulos a estes artistas, criando dessa maneira uma experiência positiva que faça com que o público consuma mais o gênero, se informando onde pode ir, ouvir, adquirir e ver esses trabalhos", diz Aristóteles Caetano, idealizador do evento.

 

A primeira etapa do Horizonte Blues tem festa de lançamento no dia 23 de agosto, sábado, no Stonehenge Rock Bar com shows de Vasco Faé & Adriano Grineberg (SP), Ze Pretim (MS) e Blues convida Alexandre Araujo & Hilmara Fernandes (BH).

 

No dia 26 de agosto, terça-feira, o Teatro de Câmara Cine Theatro Brasil Vallourec   é palco de Jam Session que vai reunir gerações do Blues Mineiro. Alguns nomes que compõe esta jam session são os guitarristas Bruno Marquez, Gustavo Andrade, Auder Jr. e Alexandre Araujo, os bateristas Chris e Ary,  contra-baixo de Márcio, Leo Javali e Ney Fiúza.

 

Já no dia 27 de agosto, quarta-feira às 20h30, o Teatro de Câmara Cine Theatro Brasil Vallourec recebe o lançamento do CD "Nothing but the Blues" de Bruno Felix & Voodoo kings. Bruno Felix é guitarrista, cantor e compositor de blues, além de poeta mineiro. O blues rock deste brasileiro é contagioso, cada faixa do disco possui um groove diferente e as guitarras gravadas com paixão, tornam claras as influências do músico, que vão de Robert Johnson a Eric Clapton, através de BB King, Stevie Ray Vaughan, John Lee Hooker e outros.

 

Outra atração do dia 27 de agosto é o novo trabalho do violeiro Renato Caetano, também compositor, professor e mestre em Música pela UFMG. Em "Viol(A)cão" Renato Caetano se refere tanto à fusão das palavras Viola e Ação, quanto à própria palavra Violação. Trata-se de uma quebra da visão "bucólica" da viola como instrumento caipira, religioso, tradicional, imutável, sagrado.

 

Para encerrar o Horizonte Blues na capital mineira, dia 29 de agosto, sexta-feira, às 20h30, o Grande Teatro do Cine Theatro Brasil Vallourec recebe Noite de Gala com espetáculo musicalDivas & o Blues, com  participação de 12 cantoras  (Alcione Alves, Paloma Santos, Tania Azzy, Melissa Rocha, Manu Andrade,  Lublues, Luciana Mata, Hilmara Fernandes, Roberta Magalhães, Fabi Metzer, Kicila e Paula Sete), acompanhadas da HBF Big Band formada especialmente para este espetáculo composta por:

Paulinho Reis e Bruno Marques guitarristas e produtores musicais do espetáculo.

Rudney Carneiro - Bateria

Marcus Marangon - C.Baixo

Osmar Souza - Harmonica

Liuam Cardoso - piano & keyboard  

com participações pontuais dos músicos convidados

Thiago Barrez - guitarrista atua no cenario nacional seja em gravações de estudio ou shows.  

Amanda Nunes - c. baixo atua em trabalhos autorais da banda feminina Kwanna,

Raissa Uchoa -  c.baixo atua com destaque com o baixo acustico em projetos de Blues.

Larissa Horta -  c.baixo atua hoje acompanhando o trabalho autoral da  cantora Fernanda Takai

 

 

Além disso, haverá exibição do documentário Blues Horizonte da Bluesman Group Produções, O documentário relata a cena da música blues em Belo Horizonte - Minas Gerais, desde a década de 80 até os dias de hoje.

 

Para finalizar as atrações do último dia do Horizonte Blues, haverá show do guitarrista Auder Jr com a banda belo-horizontina Audergang, consolidada como um dos destaques do blues brasileiro. A banda já se apresentou ao lado de grandes nomes do gênero, como Johnny Winter, Celso Blues Boy e Mark Farner (Grand Funk Railroad), e tem ganhado o país com seu elogiado trabalho autoral e virtuosas apresentações ao vivo. Além da presença em importantes palcos e festivais brasileiros, em 2012 a banda foi finalista do Play Crossroads, concurso fundado pelo ícone Eric Clapton, e em 2013 gravou participação no programa internacional BalconyTV. Atualmente a banda está em processo de produção do seu segundo álbum autoral, que deve ser lançado no segundo semestre de 2014.

 

Horizonte Blues Festival em Brumadinho  

 

O Horizonte Blues Festival, leva nesta 6ª edição atrações para a cidade de Brumadinho através da parceria com o Barracão Antiguidades & Artes, localizado no distrito de Casa Branca. No dia 29 de agosto, sexta-feira, o espaço recebe o show intimista de Shellão & Lobo Blues Band e no sábado, dia 30 de agosto, show Maletta (uns Blues & o bando).

 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.