Notícias

Palácio da Liberdade amplia os dias de visitação ao público

Visitas escolares serão feitas às quartas e quintas-feiras e o público em geral será recebido aos sábados e domingos.

O Palácio da Liberdade é uma das edificações mais representativas de Minas Gerais. Além de ser a sede do poder executivo, é um ícone simbólico, arquitetônico e artístico do estado. Desde o último sábado (17/8), o calendário de visitação pública ao Palácio da Liberdade foi ampliado. A comunidade escolar, os turistas e os belo-horizontinos poderão contar com mais dois dias por semana para conhecer a histórica sede do Governo, que, desde dezembro de 2018, abriga novo projeto museográfico.

“O Palácio da Liberdade é, simbolicamente, o principal edifício do Conjunto Arquitetônico da Praça da Liberdade. Através dele, muitas histórias sobre Belo Horizonte e Minas Gerais podem ser contadas. Ampliar os dias de visita possibilita que mais pessoas conheçam e continuem contando essas histórias”, destaca a presidente do Iepha-MG, Michele Arroyo.

Somente neste ano, o Palácio da Liberdade já recebeu mais de 13 mil visitantes. Deste número, pouco mais de 11 mil pessoas foram recebidas por meio do programa de visitação pública, realizada aos domingos, e cerca de duas mil são resultado do programa de visitas escolares, às quintas-feiras.

Com a ampliação do calendário de visitação, o Palácio da Liberdade ficará de portas abertas aos sábados e domingos, das 10h às 16h, para receber a visitação pública, mediante a retirada de ingressos gratuitos no www.sympla.com.br/appa. Às quartas e quintas-feiras, o Palácio da Liberdade estará preparado para receber a visitação escolar, com agendamento feito em www.appa.art.br/palaciodaliberdade.

O Palácio da Liberdade foi reaberto à visitação pública em dezembro de 2018, resultado de iniciativa conduzida pelo Iepha-MG, em parceria com a APPA - Arte e Cultura - (www.appa.art.br) e projeto museográfico da Equipe B Arquitetura, Design e Multimídias.

O programa educativo já capacitou mais de 200 professores, em sua maioria, de escolas estaduais. A capacitação dos professores é condição para a realização da visita escolar. Nele, são realizados momentos de conversa e reflexão sobre o patrimônio cultural e as possibilidades de temas que podem ser explorados a partir do Palácio da Liberdade. O objetivo é garantir que a visitação escolar não seja apenas um momento isolado, mas uma oportunidade de discussão sobre educação para a preservação desse e de outros bens culturais protegidos, bem como sobre a sociedade em que vivemos.

PALÁCIO DA LIBERDADE

O Palácio da Liberdade é o principal elemento articulador do Conjunto Arquitetônico da Praça da Liberdade, protegido como patrimônio cultural do estado em 1975. Concebido como residência oficial e sede do governo do estado no projeto da Nova Capital de Minas Gerais, o Palácio representa as características da arquitetura eclética proposta, em fins do século XIX, para a nova cidade. Projetado por José de Magalhães, o Palácio da Liberdade mescla, na composição das fachadas e volume, elementos do classicismo romântico francês e incorpora elementos artísticos com referências neobarrocas e neorenascentistas italianas. Também compõe o tombamento estadual, o conjunto do mobiliário de época e os jardins, com elementos remanescentes do paisagismo original, como a fonte, quiosque e orquidário. Os jardins do Palácio da Liberdade, originalmente sem o fechamento com grades, integravam toda a sede do governo à Praça da Liberdade, que, por sua vez, propiciava a articulação com as secretarias de estado e com a população.

Foto: Do acervo

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.