Notícias

“A Obscena Senhora H - Paixão e Obra de Hilda Hilst" retorna aos palcos de BH em curtíssima temporada

Sucesso como homenageada da Flip 2018, a escritora Hilda Hilst é tema deste espetáculo solo que vem arrebatando espectadores.

Depois do sucesso de público na primeira temporada, com casa lotada todos os dias, volta a Belo Horizonte, em curtíssima temporada, o espetáculo teatral “A Obscena Senhora H - Paixão e Obra de Hilda Hilst”. A peça é um solo da atriz Luciana Veloso, com dramaturgia e encenação de Juarez Guimarães Dias, que reconta episódios biográficos da premiada escritora brasileira Hilda Hilst durante a escrita de um de seus mais aclamados livros “A Obscena Senhora D”. O espetáculo fica em cartaz de 30 de agosto a 2 de setembro, quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 19h, no Teatro de Bolso do Sesiminas (Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia). Informações: (31) 3241-7181. Ingressos a preços populares: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia). Compra antecipada pelo link:

https://www.tudus.com.br/evento/centro-cultural-sesiminas-a-obscena-senhora-h

A trama dramatúrgica se desenvolve no início da década de 1980, em Campinas, interior de São Paulo, na chácara Casa do Sol, onde Hilda Hilst morava e se recolhia para produção de seu trabalho. A escrita de “A Obscena Senhora D” é atravessada por uma paixão pelo primo e amante, Wilson Hilst, vinte anos mais novo, e que marca uma relação mais profunda entre vida e obra da escritora, em que realidade e ficção se misturam num mesmo enredo. A novela narra a história de Hillé, mulher sexagenária, que decide viver no vão da escada de sua casa e, após a morte do marido Ehud, mantém seus constantes questionamentos sobre os significados da vida, da morte e dos limites do amor, buscando um diálogo com ele e expondo seus conflitos com um Deus, responsável pelas fragilidades e finitude do corpo e do humano.

O texto compõe-se de fragmentos do romance “A Casa da Senhora H" (inédito), de Juarez Guimarães Dias, e da novela “A Obscena Senhora D", de Hilda Hilst, além de trechos de entrevistas e cartas.

Montagem

A ideia do espetáculo “A Obscena Senhora H” surgiu na criação de uma cena solo pela atriz Luciana Veloso para seu Trabalho de Conclusão de Curso em Teatro na UFMG. A parceria foi formada com o ator e preparador de atores Sitaram Custódio, também aluno do curso de Teatro e que assina a Direção de Movimento, e com Juarez Guimarães Dias, dramaturgo, diretor, professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG e pesquisador da obra de Hilda Hilst, desde 2002, com trabalhos artísticos, eventos e livro publicado. Após o êxito das apresentações para o público e para a banca, composta pelos artistas e professores Ernani Maletta, Bya Braga e pela atriz e diretora Rita Clemente, a equipe decidiu seguir a pesquisa, que resultou na montagem do solo que será apresentado ao público.

O trabalho prossegue a investigação do dramaturgo e diretor Juarez Guimarães Dias num teatro de caráter narrativo e também performativo, no qual o ator é o principal meio de comunicação dessa dramaturgia rapsódica para o público, em diálogo com suas investidas mais recentes em teatro documentário, biográfico e autoficcional, que já resultou nos espetáculos “Marilyn Monroe.doc” (Grupo Dois Palitos) sobre a atriz, modelo e cantora norte-americana Marilyn Monroe, “EuCaio” (Matheus Soriedem) sobre o escritor gaúcho Caio Fernando Abreu e a Ditadura Militar, e “Freddie Rock Star – The show must go on!” (Fábio Schmidt) sobre o vocalista da banda Queen, Freddie Mercury.

Matheus Soriedem

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.