Notícias

Espetáculo que conta a história de Carolina Maria de Jesus será exibido gratuitamente no Circuito Cultural UFMG

“Eu Amarelo” é atração dos projetos Quarta Doze e Trinta e Ao Cair da Tarde, e integra a programação do 2º Festival de Teatro Negro da UFMG

A peça Eu Amarelo: Carolina Maria de Jesus, com interpretação de Cyda Moreno, será exibida nos dias 24 e 25 de agosto, no Auditório da Reitoria da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha). O espetáculo é atração do projeto Quarta Doze e Trinta nesta quarta-feira, 24, às 12h30. Já na quinta-feira, 25, às 17h30, a peça é apresentada pelo Ao Cair da Tarde. As duas sessões são gratuitas e abertas ao público externo. A realização é da Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult), por meio do Circuito Cultural UFMG, em parceria com o 2º Festival de Teatro Negro da UFMG, promovido pelo Teatro Universitário (TU).

Baseado no livro Quarto de Despejo, da catadora de lixo que se tornou um fenômeno editorial na década de 60, o monólogo conta a história da escritora que superou a miséria e foi traduzida para treze idiomas. A peça teatral, com direção de Isaac Bernat, apresenta um retrato contundente de Carolina Maria de Jesus.  Tomando como base seu livro best-seller, a adaptação teatral evidencia as inquietudes sociais e as experiências emocionais vividas pela escritora. O texto, com dramaturgia de Elissandro de Aquino, apresenta fragmentos do legado de Carolina, que inspirou autoras como Conceição Evaristo e Elisa Lucinda, além de apresentar um retrato real e profundo de quem vive à margem, na luta pelo pão de cada dia sem perder a fé, a coragem e o sonho que transcende e inspira.  

O espetáculo apresenta três momentos cruciais na vida da escritora: sua estadia na favela que resultou nos diários; a ascensão literária que a tornou um fenômeno editorial de vendas; e, por último, o seu esquecimento total. 

Sobre a atriz

Cyda Moreno é atriz desde 1983 (Prêmio Melhor Atriz BH), mestre em ensino de artes cênicas e produtora cultural. Trabalhou com renomados diretores teatrais, entre eles: Antunes Filho (projetos Macunaíma e Xica da Silva), Ulysses Cruz, Renato Borghi, Yara de Novaes, André Paes Leme, Maurício Abud, Antônio Pedro, Edio Nunes, Vilma Melo, entre outros. Entre seus principais trabalhos de teatro, televisão e cinema estão: Cabaré Dulcina (RJ), A serpente (SP), o seriado A padroeira, Mulher, Mr. Brown, O sítio do pica pau amarelo, Malhação, Uma onda no  ar, Navalha na carne, entre outros. Foi uma das fundadoras da Cia.Black & Preto Prod. Artísticas em 1993, no Rio de Janeiro, onde produziu e atuou nos espetáculos Dorotéia, As criadas, A botija de ouro e O Cheiro da Feijoada.

Sobre o diretor

Isaac Bernat é ator, diretor e professor de teatro. Doutor em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), fez tese de doutorado sobre o griot (contador de história) africano e ator do grupo de Peter Brook, Sotigui Kouyaté. A tese deu origem ao livro, Encontros com o Griot Sotigui Kouyaté. Durante dois anos, esteve em cartaz pelo Brasil com a peça Incêndios, do autor libanês Wajdi Mouawad, pela qual ganhou o Prêmio Botequim Cultural de Melhor Ator e também como ator, na peça Agosto.

Serviço: Eu Amarelo: Carolina Maria de Jesus (Circuito Cultural UFMG e 2º Festival de Teatro Negro da UFMG)
24/8 (quarta), às 12h30 | Projeto Quarta Doze e Trinta
25/8 (quinta), às 17h30 | Projeto Ao Cair da Tarde 
Local: Auditório da Reitoria da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha)
Classificação etária: 16 anos
Entrada franca

Ficha Técnica:

Com Cyda Moreno

Dramaturgia: Elissandro de Aquino

Direção: Isaac Bernat

Assistentes de Direção: Bebel Ribeiro e Camila Monteiro

Direção de Movimento:  Cátia Costa

Cenário: Sergio Marimba

Figurino: Margo Margot

Costureira: Ana Maria Bergone

Iluminação: Aurélio de Simoni

Trilha Sonora: Isaac Bernat

Preparador Vocal: Jorge Maya

Operador de Luz:  Rafael Turatti

Operador de Som: Bebel Ribeiro e Camila Monteiro

Fotografia: Edu Monteiro, Lua Mello, Walmyr Ferreira e Alvaro Rivera

Assistente de Fotografia: Neto Oliveira

Assessoria de Imprensa: Claudia Tisato

Design: Claudio Partes

Produção: Viramundo

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.