Notícias

Chacoalha ocupa o baixo centro de BH com 12 shows

Em sua quarta edição, festival traz apresentações de artistas locais e nacionais em dois dias de programação

No primeiro final de semana de setembro, nos dias 1 e 2, o festival Chacoalha realiza a primeira fase da sua quarta edição com 12 shows na rua. No sábado, Biltre (RJ), Samuca e a Selva (SP), Tamara Franklin, Maíra Baldaia, Gato Feio e Luiz Gabriel Lopes se apresentam. No domingo é a vez de Academia da Berlinda (PE), Negras Autoras, Bala da Palavra, A Outra da Banda Lua (Moc), Space Time Ripples + Shiron The Iron e G.R.A.M.A. subirem no palco. O festival será na rua Aarão Reis, 105, ao lado do Centro de Referência da Juventude, de 14h às 22h. A entrada é gratuita, com retirada antecipada de ingressos pela internet.

Criado pelo Híbrido Comunicação e Cultura, o Chacoalha é um projeto que busca fomentar a cena cultural da cidade, ao incentivar o contato do público com a música produzida em BH e promover intercâmbio com grupos de outras cidades do Brasil e do mundo. Como nas outras edições, foram selecionados artistas com influências musicais das mais diversas. Rock, Hip Hop, Maracatu, Frevo, MPB, Soul/Funk, entre outros estilos e referências vão colorir o palco montado no baixo centro da cidade.

A escolha do local também não é aleatória: historicamente, a região é conhecida por abrigar inúmeras manifestações políticas e culturais. Nos últimos anos, esse papel ganhou força, reunindo diferentes gerações em acontecimentos como a Praia da Estação e o Duelo de MCs. Além disso, o Chacoalha acredita na importância de ocupar o espaço público com arte e cultura, aproximando artistas e públicos, valorizando a diversidade e criando outros usos para os espaços compartilhados da cidade.

Segunda etapa

Após as apresentações, o Chacoalha segue com programação em casas de show de BH. Nesta etapa, o festival convida 6 coletivos de BH para participar do processo de curadoria e promover noites com bandas locais, regionais e nacionais, além de workshops, palestras e debates. Os encontros estão programados para acontecer entre setembro e dezembro e serão divulgados nas próximas semanas.  

Edições passadas

A primeira edição do Chacoalha foi realizada em 2016 e recebeu Karol Conka, Hypnotic Brass Ensemble (EUA), Zimun, Iconili, Boogarins (GO), Violentango (ARG), entre outros. Na ocasião, o festival ocupou diferentes espaços culturais da cidade e ainda promoveu debates e workshops. Em 2017, foi a vez do primeiro Trio Chacoalha, que juntou banda Eddie, Di Souza, Djalma Não Entende de Política, Família de Rua, BNegão durante o pré-carnaval. Já em fevereiro de 2018, o trio elétrico apresentou shows de grupos como Liniker e os Caramelows, Marcelo Veronez e Lamparina e a Primavera, desta vez na terça-feira de carnaval.

O Chacoalha é uma das ações que integram a plataforma do S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L.. Em 2018, esse que é o principal festival da Híbrido Comunicação e Cultura apresentou, entre os diversos palcos e ambientes, o Palco Chacoalha. Em evento com a presença de 20 mil pessoas, a produtora abriu espaço para bandas de qualidade que ainda não são tão conhecidas do grande público, mas que têm potencial para crescer. Maíra Baldaia, Dolores 602, Porcas Borboletas (Udi/SP), Biltre (RJ), Daparte + LG Lopes, Tercer Tipo (CHL)  e Muntchako (DF) fizeram shows.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.