Notícias

Cinema na Comunidade abre inscrições gratuitas em Contagem

Interessados em participar da oficina de interpretação têm até o dia 31 de agosto para se manifestarem; inscrições começam nesta sexta (24) com exibição do filme “O Sol Há de Brilhar”, no bairro Ressaca

O projeto Cinema na Comunidade chega em Contagem com inscrições abertas, nesta sexta-feira (24), para oficina gratuita de interpretação. Na ocasião, será exibido o curta-metragem “O Sol Há de Brilhar”, que será projetado a partir das 19h, na avenida Alterosa, no bairro Ressaca. Ao todo, 20 vagas estarão disponíveis para os moradores da cidade acima de 14 anos, e não há pré-requisitos para participar da oficina. As inscrições vão até o dia 31 de agosto e podem tanto ser feitas no local como no endereço de e-mail [email protected], para o qual devem ser enviados nome, idade e endereço.

O objetivo do projeto Cinema na Comunidade: Oficina de Introdução ao Audiovisual, patrocinado pela empresa Mart Minas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, é fazer com que as pessoas da cidade tenham contato mais aprofundado com o cinema, mesmo que não tenham experiências anteriores com ele. Para isso, será oferecida oficina de interpretação, que incluem técnica e teoria cinematográficas e teatrais. Ao final das atividades, que são gratuitas, os participantes produzirão um curta-metragem de até 20 minutos.

Mais do que a produção de um filme, o Cinema na Comunidade tem por objetivo socializar o cinema de uma forma ampla, aproximando os participantes de todas as etapas de uma produção cinematográfica. Dessa forma, contribui-se significamente para despertar nos participantes o interesse pelas variadas camadas da Sétima Arte.

O projeto é uma iniciativa do produtor de elenco e roteirista belo-horizontino Júlio de Souza e conta também com uma equipe de produtores, comunicadores, diretor de arte, preparador de elenco e roteirista.

 

Oficina de interpretação e curta-metragem. Durante as atividades de preparação, os participantes, maiores de 14 anos, têm acesso às técnicas e conhecimentos necessários para a produção de uma obra audiovisual. Não é necessário ter conhecimento prévio de atuação para integrar o projeto. A equipe do projeto, aliás, provocará os participantes para que eles descubram suas próprias habilidades artísticas, que serão potencializadas ao longo do projeto.

A oficina será realizada no Lar de Marcos, localizado à rua Carlos Pinheiro Chagas, 170, no Ressaca. Com duração total de 30 horas, a oficina consiste na elaboração de exercícios, dinâmicas e jogos cênicos desenvolvidos pelos participantes. O interessante deste projeto em relação à produção usual de um filme é que o roteiro é desenvolvido concomitantemente à realização da oficina. Isso significa que, sob a condução da equipe do projeto, a colaboração é coletiva.

Ao final da oficina e da elaboração do roteiro, os participantes estarão aptos para produzir e atuar em um curta-metragem de ficção com duração de 20 minutos que será realizado com toda a equipe do projeto, que inclui Direção de Cena, Direção de Fotografia, Câmera, Captador de som, Produção, Direção de Arte, entre outros.

O curta-metragem será exibido em um local de grande acesso da cidade, e os participantes receberão um DVD contendo o filme e registro do making off do projeto. Além disso, a obra será inscrita em diversos festivais de cinema que acontecem com certa periodicidade em todo território nacional.

Outras cidades. Além de Contagem, as cidades mineiras de Barbacena, no Campo das Vertentes, e Paracatu, no Noroeste do Estado, também se integram ao projeto. Em abril, por exemplo, foi a vez de Barbacena receber o Cinema na Comunidade. Depois de Contagem, o projeto segue para Paracatu.

Esta é a segunda edição do Projeto Cinema na Comunidade, que ocorreu pela primeira vez no fim de 2016, no Aglomerado Morro das Pedras, região Oeste de Belo Horizonte. Na ocasião, os moradores da comunidade participaram da oficina de interpretação a atuaram pela primeira vez em uma obra cinematográfica: o curta-metragem “O Sol Há de Brilhar”, com duração de 20 minutos. O trabalho, aliás, chegou a ser selecionado para três mostras e festivais no Brasil: o Festival Mate Com Angu, em Duque de Caxias-RJ, o Festival de Cinema de Caratinga e a Mostra SESC de Cinema.

Sobre o Mart Minas. Presente nas principais cidades de Minas Gerais, é uma rede de supermercados de atacado e varejo. Fundada em 2000, em Divinópolis, atende varejistas e consumidores finais. Participa do projeto Cinema na Comunidade como importante incentivador da cultura no Estado, contribuindo, assim, para a construção de uma sociedade melhor.

Conheça a equipe. Para desenvolvimento do Projeto Cinema na Comunidade, foi mobilizada uma equipe de aproximadamente dez pessoas. Conheça quem são:

Diretor de cena: Marinho Antunes Cardoso Junior. Formado em Comunicação Social, já trabalhou com artistas renomados, como Ivete Sangalo Skank, Lô Borges, Samuel Rosa e Tianastácia

Diretor de Fotografia: Jean Gomes Oliveira. Tendo estudado na Scholl Of Art (Nova York), tem no currículo direção fotográfica de diversos curta-metragem, web séries e média-metragem

Produção Executiva: Jana Baptista Jacques. Pedagoga com formação na Casa do Ator.

Produção Musical: Danilo Nascimento Debien. Percussionista da banda Jota Queste Acústico 2017, tem trabalhos com outros artistas da cidade, como banda Cumbaquê e Jong

Montagem: Diogo Vasconcelos. Mestre em cinema pela Columbia University (NY), tem no currículo trabalhos em curta-metragens e como roteirista.

Direção de Arte: Rafaella de Moura. Bacharel em design de moda, tem experiência em montagem de figurino e direção de arte.

Produção local: Luccas di Fillippo. Graduando em cinema, já trabalhou como produtor e assistente de produção de shows e espetáculos.

Preparador de elenco e roteirista: Júlio de Souza. Ator pelo CEFART, é mentor do projeto Cinema da Comunidade

Confira aqui o Projeto Cinema na Comunidade no Facebook.

Foto: Lucas de Filippo

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.