Notícias

Grupo de idosas de Belo Horizonte é atração na Semana da Cultura Popular de Itabira

Após uma temporada de sucesso na Polônia, onde participou de mais uma edição do Brave Festival, o Grupo Meninas de Sinhá, formado em Belo Horizonte por mulheres com média de idade em torno de 70 anos, chega a Itabira com o Projeto Balaio de Sinhá: Raiz, Agulha, Rosário e Pião.

Realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e patrocínio da Cemig, o Projeto será uma das atrações da Semana da Cultura Popular.

Amanhã, 25, pela manhã, acontece a Oficina Balaio de Sinhá na Galeria da Fundação Cultura Carlos Drummond de Andrade (com vagas limitadas). À noite será a vez do show, no Teatro da Fundação.

Os quatro elementos, Raiz, Agulha, Rosário e Pião, são retratados através de shows e oficinas onde o Grupo enfatizará a figura feminina como guardiã de importantes elementos culturais, seus saberes, histórias, crendices, ensinamentos e costumes familiares.

O Show Balaio de Sinhá apresentará músicas do cancioneiro popular brasileiro, pesquisadas pelas Meninas de Sinhá com depoimentos de vida de suas integrantes quando moravam nestas cidades. Suas histórias ilustrarão a própria cultura local, dando importância ao saber popular ainda presente em suas memórias.

A oficina Balaio de Sinhá se utiliza de um balaio com vários objetos inspiradores que evocam memórias antigas de vivências em família. Cada participante retira um elemento e relata o motivo que o levou a escolhê-lo, contando sobre suas experiências de vida e lembranças que são compartilhadas por todos, promovendo um ambiente saudoso de tempos que não voltam mais.

A abordagem do Grupo demonstra a força, o cuidado e a transmissão de cultura de uns para os outros, seja a cultura dos remédios caseiros para todos os males, o cuidado com o enxoval, o fazer feminino de bordados e outras costuras, o exercício da fé que nos traz rezas, cantos, instrumentos e as brincadeiras que enfatizam nosso lado juvenil, nossas memórias de família e de nossa cidade.

Realização: Grupo Cultural Meninas de Sinhá

Coordenação Geral: Queromais Arte e Cultura
Concepção Artística: Patrícia Lacerda
Direção Musical: Joaci Ornelas
Assistentes de Produção: Elisabeth Sena e Gabriel Carneiro
Fotografia e Divulgação: Raquel Mendes
Coordenação Financeira: Maria Helena Batista
Projeto Gráfico: Virgulinas

 

Foto: Raquel Mendes

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.