Notícias

Obras infantojuvenis do acadêmico ângelo machado serão tema de palestra na academia mineira de letras, dia 31/8

O PALESTRANTE, O ESCRITOR LEO CUNHA, VAI DESTACAR A VOCAÇÃO DO AUTOR PARA ENCANTAR O PÚBLICO INFANTIL

A Academia Mineira de Letras promove no dia 31 de junho, às 19h30, a palestra “A ciência de encantar o leitor infantil: leitura da obra de Ângelo Machado”. A palestra será proferida pelo também escritor e professor mineiro Leo Cunha.

O evento faz parte do programa Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores; copatrocínio da CBMM. A AML integra o Circuito Liberdade.

A palestra tem o objetivo de abordar as obras infantojuvenis do médico e entomologista belo-horizontino Ângelo Machado, ocupante da cadeira de n° 26 da Academia Mineira de Letras. O autor escreveu, simultaneamente, mais de cem artigos científicos – seu principal interesse de estudo são as libélulas. “Médico e cientista renomado, Ângelo consegue transformar temas e personagens da natureza em histórias envolventes e nada didáticas”, ressalta o palestrante Leo Cunha.

Ângelo iniciou o hobby de escrever livros infantojuvenis aos 50 anos, inicialmente, baseado em sua experiência como pesquisador da biologia dos insetos. O primeiro livro foi “O menino e o rio”, de 1989. Seu terceiro livro, “O velho da montanha, uma aventura amazônica”, ganhou o Prêmio Jabuti em 1993, na categoria Literatura Infantil. Outros títulos de destaque são “Chapeuzinho Vermelho e o lobo-guará” (1993); a comédia “Manual de sobrevivência em festas e recepções com bufê escasso” (1998), mais tarde, adaptada por ele para o teatro; “Os fugitivos da esquadra de Cabral” (2000) e “O tesouro do quilombo” (2001), que recebeu o selo “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Sobre o palestrante:

Leo Cunha nasceu em Bocaiúva (MG), em 1966. É doutor em Artes e mestre em Ciência da Informação, ambos pela UFMG, e graduado em Jornalismo pela PUC Minas. Atua como professor do curso de Jornalismo do UniBH desde 1997, escreveu mais de 50 livros infantis e juvenis e traduziu mais de 30 livros.

Foto: Leo Cunha

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.