Notícias

Feirinha Aproxima saúda a Primavera em BH

Edição será no 31 de agosto, na Praça Marília de Dirceu, e terá até lançamento de chocolate “mineirinho.

A proximidade da Primavera foi a inspiração para a próxima edição da Feirinha Aproxima, que será realizada no dia 31 de agosto, na praça Marília de Dirceu, no bairro de Lourdes, região Centro Sul de Belo Horizonte. Na programação, mais de 30 expositores estarão presentes com comidas típicas e ingredientes regionais, além de cervejas especiais, produtos orgânicos, entre outros.

Pelo menos 12 expositores estarão na Feirinha pela primeira vez. Entre eles, o Rancho Chaparral, que irá levar o famoso queijo de cabra, Jirau Defumados Artesanais, Massas Don Vicenzo e Cachaçaria Melicana e Passatempo de Minas.

Seguindo a tendência de sobremesas saudáveis, a Della Panna também se junta aos expositores da Aproxima com sorvetes artesanais feitos com ingredientes naturais e sem adição de conservantes e aromatizantes. A Alimentos V&G de Pará de Minas também faz sua estreia nesta edição e levará opções para o público vegano, além de outros pratos. A Comer Sem Glúten volta à feirinha com produtos sem lactose e sem glúten, opção para celíacos e pessoas com restrições alimentares. Também estarão presentes expositores de seis cervejarias, vinhos e drinks, além de chefes com comidas variadas – carnes, massas, pizza, paella mineira, coxinha de rabada, torresmo de costelinha, linguiça de tilápia, entre outros.

Para Eduardo Maya, idealizador da feira, a chegada de novos expositores nesta edição mostra o compromisso com a proposta da Feirinha, que é unir tradição, diversidade e qualidade. “A feirinha se mantém fiel à proposta inicial de valorizar a gastronomia mineira e o produtor local. Buscamos, contudo, enaltecer a diversidade e ampliar o leque de opções para os participantes”, disse.

Chocolate

Está edição da Aproxima também será muito especial para os apaixonados por chocolate. O Java Chocolates, marca que usa tradicionalmente cacau da Amazônia e a primeira fábrica de chocolates mineira bean to bar (da amêndoa à barra), vai lançar na Aproxima o “Mineirinho”, um chocolate especial feito com o fruto plantado e colhido em Minas. O produto é composto de 63% de cacau.

Parceira há anos do projeto, a Java chocolates se lançou como marca na Feirinha Aproxima. Desde a primeira participação, a marca vem se consolidando e conquistando seu espaço no mercado. “A Feira Aproxima foi muito importante para nós, pois foi onde começamos a vender chocolate. Até então, éramos frequentadores da Feirinha desde o início, víamos que os produtos expostos eram sempre de pequenos produtores e com muita qualidade. Lembro como se fosse hoje o dia em que liguei para a organização e levei os produtos para apresentar. O Eduardo experimentou e já aprovou a nossa participação, sem perguntar se já vendíamos para alguém ou se já tínhamos apresentado em outras feiras. Ele acreditou na nossa empresa no começo e soube julgar a qualidade sem querer saber a opinião de outras pessoas”, disse uma das sócias, Aline Palmiro.

Para Eduardo Maya, esse case de sucesso mostra como a Aproxima tem sido uma ponte importante entre os novos e pequenos produtores mineiros e o público. “O projeto Aproxima nasceu com esse objetivo de divulgar e fomentar os pequenos produtores mineiros. É muito gratificante ver que temos cumprido bem esse papel e estamos fazendo a diferença na vida deles que, assim como a Java Chocolates, entram no mercado tendo a feirinha como vitrine”, concluiu.

O PROJETO - Criado em 2014, o Projeto Aproxima nasceu com o objetivo de valorizar o produtor local, a economia familiar e a gastronomia regional de Minas Gerais. Realiza feirinhas mensais em espaços públicos de Belo Horizonte, nas quais são comercializados produtos de todas as regiões do estado.

Sustentabilidade e responsabilidade social são alguns dos compromissos assumidos pela Feirinha. Em 2019, um forte trabalho está sendo realizado com os expositores no sentido de reduzir resíduos e reaproveitar materiais usados no evento, por meio do “Selo Expositor Consciente”. A cada edição, são realizadas ações como coleta e destinação correta do óleo utilizado pelas barracas (cerca de 32 kg por edição) e dos resíduos gerados no evento (cerca de 65 kg), impactando mais de 1300 pessoas.

Na edição de Primavera, a Feirinha receberá óleo de cozinha do público em geral e, quem fizer a doação, receberá um sabão em contrapartida.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.