Notícias

No dia 30 de agosto, Academia Mineira de Letras recebe palestra com Eneida Maria de Souza

A professora Eneida Maria de Souza é convidada da Academia Mineira de Letras, dia 30 de agosto, às 19h30, como palestrante da conferência “50 anos do livro Fenomenologia da Obra Literária, de Maria Luiza Ramos”. No momento em que se celebra o cinquentenário do título, será feita uma reflexão sobre a importância da obra para os estudos de crítica literária no Brasil.

O evento acontece no âmbito da Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores, e copatrocínio da CEMIG.

Na ocasião, a repercussão e divulgação dos princípios de análise literária desenvolvidos pela ensaísta estarão em foco. Além disso, “é a oportunidade de fazer uma revisão da crítica literária dos anos 1960 e abordar a importância da UFMG para o avanço da crítica brasileira”, completa a professora.

Sobre a palestrante:

Eneida Maria de Souza é professora titular e emérita da UFMG e doutora em Literatura Comparada pela Universidade de Paris VII. Atua como pesquisadora 1A do CNPq, o nível mais elevado da agência de fomento, com o Projeto do Acervo de Escritores Mineiros, intitulado “Retratos da cultura popular: diário, ficção, iconografia”. É autora dos livros “Janelas indiscretas – Ensaios de crítica biográfica”, “Tempo de pós-crítica”, “A pedra mágica do discurso” (sobre “Macunaíma), “Traço crítico”, “O século de Borges”, “Crítica cult”, “Pedro Nava – O risco da memória” e “Modernidade toda prosa”, em coautoria com Marília Rothier Cardoso, além de organizadora de “Correspondência – Mário de Andrade & Henriqueta Lisboa”, vencedor do Prêmio Jabuti 2011.

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos visando ampliar o acesso à cultura, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou R$94 milhões ao setor cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e da Lei Federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de cinco mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano mais de 1,4 milhão de pessoas foram alcançadas por meio de projetos de cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura. Saiba mais emwww.institutounimedbh.com.br.

Foto: Eneida

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.