Notícias

FIC 2022 celebra os 200 anos da Independência do Brasil e a liberdade

Festival oferece mais de 50 apresentações gratuitas em Minas Gerais

O FIC - Festival Internacional de Corais - promove a cada ano uma temática específica. Nesta edição de 2022, o tema será “Liberdade”, em homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil e aos 200 anos do “Hino da Independência”, composto por Dom Pedro I, com letra de. O FIC 2022 contempla e homenageia também os 50 anos do Clube da Esquina, que prezou e exaltou a liberdade em diversas canções, entre elas, “Coração Civil”, composta por Milton Nascimento e Fernando Brant: “Quero a liberdade, quero o vinho e o pão...Quero ser amizade, quero amor prazer, Quero nossa cidade sempre ensolarada, os meninos e o povo no poder eu quero ver...” “E Minas Gerais nunca deixará de ser o altar de homens livres... A liberdade sempre vai morar em todo coração de montanhês” composta por Tavinho Moura e Fernando Brant e a música tema “Ser Livre, o que é” especialmente encomendada ao maestro Leo Cunha e poeta Murilo Antunes que será apresentada por todos os grupos nos finais dos eventos.

A abertura do FIC Liberdade será no dia 7 de setembro, às 19 horas na Igreja de Santa Teresa (Praça Duque de Caxias, 200 - Santa Tereza, Belo Horizonte), com corais e diversos músicos convidados, entre eles Toninho Horta, Tadeu Franco, Murilo Antunes, Telo Borges, Ian Guedes, Rodrigo Borges, Mariana Brant e Beto Lopes, além da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais e o Coral de Mil Vozes. A programação da noite de abertura do FIC Liberdade terá início com o “Hino Nacional”, tendo como solista o tenor Edson D’Oliveira, o “Hino da Independência”, com Tadeu Franco & Ladston Nascimento, “Hino da Bandeira”, com Aline Santos e Luiza Gabrielle, e “Oh! Minas Gerais”, com Eliseth Gomes. A seguir, músicas do repertório do Clube da Esquina e de compositores mineiros: “Paixão e Fé”, com Beto Lopes e Mariana Brant, “Coração Civil”, com Tadeu Franco, “Travessia”, com Toninho Horta, “Para Lennon e McCartney” com Ian Guedes e Rodrigo Borges e “Canção da América”, com Cláudio Venturini e Telo Borges entre outros. Todas as apresentações são gratuitas.

Durante o mês de setembro o FIC 2022 levará outras atrações a vários espaços de Belo Horizonte e do interior de Minas Gerais, sempre com apresentações gratuitas. São elas:

Dia 7 – 15 horas: Pré-abertura: Encontro de Corais - Anfiteatro Funarte MG (Belo Horizonte);

Dia 7 – 19h – Abertura oficial na Paróquia Santa Teresa e Santa Teresinha (Praça Duque de Caxias, 200 - Santa Tereza – BH);

CORAIS CONFIRMADOS PARA O DIA 7 DE SETEMBRO

Banda São Vicente de Paulo, Cancioneros, Chorus Exultutate Voces, Cor de Coro, Coral Adulto São Vicente de Paulo, Coral Alegria de Cantar, Coral Ansef, Coral Artencanto, Coral da ABBOTT, Coral Diadorin, Coral Dom Hélder Câmara, Coral Ensaio Aberto, Coral Evangélico de Belo Horizonte, Coral Infanto Juvenil das Gerais, Coral Infanto Juvenil do Palácio das Artes, Coral Infanto Juvenil São Vicente de Paulo, Coral Infantil Santo Antônio, Coral Luís de Camões, Coral Meninas de Mocambeiro, Coral Online de Contagem, Coral Puer Singers, Coral Una Voz, Corporação Musical Nossa Senhora de Lourdes, Colorau, Coro Bora Cantar, Coro En Canto, Coro Sinfônico do CEFART – Palácio das Artes, Crescere, Cristiane Duarte e Janio Tanaka, Duo Mariva, Grupo Vocal Overvozes, Imperial Coro do Penedo, Turnê Coral Canto & Vida e Vozes Negras do Rosário.

Dia 8 - 20 horas: apresentação do Imperial Coro do Penedo - Igreja São José (Belo Horizonte);

Dia 9 – 19 horas: Apresentação do Coral Mater Vocem e Imperial Coro do Penedo, no Festival do Folclore de Jequitibá;

Dia 10 – 14 horas: Apresentação do Coral Canarinhos de Santana, Coral Mater Vocem e Imperial Coro do Penedo, no Festival Gastronômico de Chapada – Ouro Preto;

Dia 11 – 10 horas: Apresentação do Coral Mater Vocem e Imperial Coro do Penedo, na Igreja São Lucas;

Dia 11 – 11h – Festival do Folclore de Jequitibá – Coral Jovenzinhos de Pedro Leopoldo;

Dia 23 – 19 horas: Encontro de Corais e show do artista Chico Lobo e banda, em Carmo do Cajuru;

Dia 26 – 19 horas: Aniversário de 125 anos Capela do Rosário (Belo Horizonte); Turnê Coral Canto & Vida – Coral Alegria de Cantar

Dia 27 – 10h – Centro Cultural Jardim Guanabara – Pampulha (Belo Horizonte) Cancioneros

Dia 28 – 12h30: Apresentação das Meninas de Mocambeiro e Duo Cristiane Duarte / Janio Tanaka, no Conservatório UFMG (Belo Horizonte).

Há 20 anos, o FIC - Festival Internacional de Corais - proporciona a cada edição - e gratuitamente - apresentações de mais de 150 corais, bandas, congados, orquestras, shows de renomados artistas nacionais e internacionais para um público superior a 100 mil pessoas, em aproximadamente 60 lugares de 15 cidades de Minas Gerais. É uma forma de integração entre variadas manifestações da música e da cultura, popular e erudita.

A música vocal e instrumental coletiva une, cura, transforma, e transfere de geração a geração tradições centenárias de nossa cultura. O Festival Internacional de Corais, Bandas & Orquestras, hoje o maior da América Latina, é um espaço essencial para promover e integrar corais e grupos vocais/instrumentais, amadores e profissionais, de empresas, instituições de ensino e comunidades. O FIC oferece também oficinas de canto coral e educação musical, para aprendizado e intercâmbio de informações.

A programação do FIC Liberdade ocorrerá até 23 de dezembro.

Mais informações: www.festivaldecorais.com.br

Foto: Sílvio Coutinho

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.