Notícias

Plantita: o som da América Latina, com Mariana Bruekers e Alvarito Terroba

PALCO LIVRE São apresentações de grupos musicais selecionados por edital.

No dia primeiro de setembro, quinta-feira às 19h30, o Palco Livre do Conservatório UFMG recebe o show “Plantita: o som da América Latina”. Com um repertório diversificado, os músicos Mariana Bruekers e Álvaro Terroba apresentam composições autorais e diversos gêneros da música latina. 

Com mensagens de conexão com a natureza e valorização das relações interpessoais, Plantita emociona e faz refletir, enquanto encanta o público com a sonoridade peculiar da américa-latina. O duo utiliza a flauta transversal e o violão de sete cordas já conhecidos da cultura brasileira, bem como o charango, flauta quena e ronroco, instrumentos tradicionais de culturas andinas. 

O duo explora canções tradicionais e contemporâneas da cultura latino-americana, que refletem as influências e experiências musicais do encontro Brasil/Argentina que seus integrantes realizam. É criado um diálogo com temas semelhantes permeando tradições de povos, sua ancestralidade e musicalidade, que reverbera também as influências musicais dos integrantes. Com sonoridade original, Plantita junta toda essa proposta ao amor e proximidade à natureza e os elementos que a cercam.

Sobre os músicos:

Mariana Bruekers é brasileira, mestre em pedagogia ,usical pelo Royal Conservatoire/Holanda, graduada em Licenciatura em Música e Bacharelado em Flauta Transversal pela Universidade Federal de Minas Gerais/Brasil. É formada no Curso Internacional Orff de San Francisco/EUA - Level I. Possui três Cd’s gravados (Flutuar no Horizonte 2010; Saideira - 2014 e Chorando Pelo Mundo - 2018), além de participações em outros CDs como o da Gerais BigBand - 2010; Tião Duá: Rádio Mandinga - 2016 e Retalho de Mundo: Isabella Bretz - 2020. Integra os grupos: Contraponto (Choro), Choro de Alegria (Música Brasileira), Flutuar Orquestra de Flautas, e PLANTITA (Música latino-americana e autoral).

Alvarito Terroba é argentino, violonista e compositor. Iniciou seus estudos musicais em seu país de origem, onde estudou com Alejandro Oliva, Gustavo Bazterrica, Pepe Luna, Jorge Messina, entre outros. Mudou-se para Belo Horizonte/Brasil no ano 2015. Atualmente cursa Bacharelado em Violão Erudito na UFMG e leciona violão 6 e 7 cordas, cavaquinho, ukulele, charango e ronroco. Integra os grupos: Choro de Alegria (Música Brasileira), Choro Liberdade (Choro), Quase Perfeitos (Samba/Choro) e PLANTITA (Música latino-americana e autoral).

O evento é aberto ao público. Como medida de prevenção da covid-19, lembramos que a UFMG mantém o uso obrigatório de máscara em seus espaços.

PALCO LIVRE 
Plantita: o som da América Latina
Mariana Bruekers e Alvarito Terroba
Música popular latino-americana 
Data: 01 de setembro de 2022 
Quinta-feira / Horário: 19h30
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG
Uso obrigatório de máscara.
Entrada franca. Info: 3409-8300 

Foto: Mariana Bruekers 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.