Notícias

Cidades Inteligentes é o tema da próxima edição do UFMG Talks em casa

Evento recebe nesta quinta-feira os professores Antonio Loureiro, da Computação, e Roberto Monte-Mór, da Economia e Arquitetura, para uma conversa sobre novos modelos de desenvolvimento e ocupação dos espaços urbanos

Afinal, o que é uma cidade inteligente (smart city, em inglês)? Como é que essa cidade pode pensar e buscar soluções para uma vida melhor, que coloca em primeiro plano fontes de energia sustentáveis, alternativas para melhorar a mobilidade, a preocupação com a preservação ambiental e muito mais? Qual a relação disso tudo com a atual pandemia? Para conversar sobre as tendências de ocupação urbana no Brasil e no mundo, o UFMG Talks em casa recebe na próxima quinta-feira, 27 de agosto, os professores Roberto Monte-Mór, da Economia, e Antonio Loureiro, da Computação.

Ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube e na página da UFMG no Facebook, a partir das 19h, eles vão discutir como a tecnologia pode favorecer a criação de sistemas inteligentes e como essa discussão começa a ganhar força no contexto da pandemia. Afinal, há pessoas que estão repensando os modelos de desenvolvimento e de ocupação dos espaços, principalmente, os urbanos.

Professor do Departamento de Economia da UFMG e do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), Roberto Monte-Mór coordenou o Plano Metropolitano de Belo Horizonte e estuda urbanização com foco em Minas Gerais e na Amazônia. Professor do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, Antonio Loureiro desenvolve pesquisas na área de computação móvel e urbana, Internet das Coisas e redes sem fio.

O UFMG Talks em casa tem duração de uma hora e será transmitido ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg) e na página da UFMG no Facebook (fb.com/ufmgbr). Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

Convidados desta edição

Roberto Monte-Mór estuda teorias urbanas, economia urbano-regional, economia popular solidária, populações tradicionais e urbanização. É arquiteto e urbanista, formado pela UFMG, com mestrado em Planejamento Urbano e Local pela UFRJ e doutorado em Planejamento Urbano pela Universidade da Califórnia (UCLA), nos Estados Unidos. Coordenou o Plano Metropolitano de Belo Horizonte e seus desdobramentos de 2009 a 2019. Atualmente, é um dos coordenadores de uma pesquisa conjunta com a University of Sheffield, na Inglaterra, e a Universidade Federal do Pará (UFPA) sobre a cartografia social e de populações tradicionais em Minas e no Pará.

Antonio Loureiro desenvolve pesquisas em computação distribuída com ênfase em redes de sensores, veiculares, subaquáticas, participativas, sociais, algoritmos distribuídos, computação móvel/pervasiva/urbana, Internet das Coisas e redes sem fio. Possui graduação e mestrado em Ciência da Computação pela UFMG, com doutorado na mesma área pela University of British Columbia, no Canadá. Colabora com pesquisadores em diferentes instituições no Brasil e no exterior.

Sobre o UFMG Talks

Da arte à física quântica. Das manifestações culturais à neurociência. Dos estudos sobre criminalidade à inteligência artificial. Esses temas e outros ganham visibilidade no UFMG Talks, espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

Uma vez por semana, toda quinta-feira, às 19h, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais apresentam suas pesquisas em um diálogo acessível que aproxime o público das principais discussões científicas.

O UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Próxima edição

Anote na agenda! No dia 3 de setembro, o UFMG Talks em casa vai conversar sobre Emprego e Trabalho pós-pandemia. Os convidados são os professores Hugo Cerqueira e Simone Wajnman.

Serviço:

UFMG Talks em casa - Cidades Inteligentes

Data: 27 de agosto

Horário: 19h

Convidados: Roberto Monte-Mór e Antonio Loureiro

Transmissão online pelo canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg)

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.