Notícias

Virada Cultural de BH resgata costumes do interior de Minas

Tradicionalmente, uma boa conversa começa com um café sendo coado e depois servido ao convidado. A Virada Cultural resgata esse costume levado tão a sério no interior de Minas e, às 8h, de domingo, dia 31, realiza um belo café da manhã sob o comando da artista plástica Thereza Portes com quitutes preparados pelos alunos da Padaria Escola da PBH. Tudo bem no estilo casa de vó, só que em plena Praça da Estação. “O café mineiro será passado à moda tradicional por 20 pessoas convidadas a coar o café, simultaneamente, ao longo da mesa. Estarão todos unidos em uma festa singela mas potente, que é também libertária e horizontal”, revela.

 

Chamada Mesa de Thereza, a intervenção promove o encontro e o diálogo entre os participantes, cujas histórias sintetizadas em palavras, frases ou desenhos serão bordadas, passando a compor a toalha que adorna a mesa de 40 metros. Pela sua experiência, enquanto as agulhas atravessam o tecido e as linhas coloridas desenham o pano, novas relações e histórias são construídas. “O bordado improvisado faz chão para o vai e vem da conversa em sintonia com o fluxo natural da rua. Alguns se aproximam para bordar de fato, outros, só para observar, mas a maioria acaba se engajando na conversa, inteirando-se aos poucos do café coletivo”, acredita ela.

 

O projeto culmina em uma mesa farta, bordada a muitas mãos com pães, bolos, biscoitos e xícaras desemparelhadas recolhidas por meio de doações, objetos que na visão da artista, já tiveram uma história e um significado para alguém. “Ao longo dos anos, foram mais de 100 xícaras doadas por moradores do centro da cidade e amigos. Todas elas serão reunidas para serem usadas e quem quiser também pode levar a sua”, diz.

 

 

Alvorada

No mesmo dia, antes do café, às 5h da manhã, uma Alvorada da Banda da Guarda Municipal acorda a cidade e na sequência, cerca de 15 corporações musicais de Belo Horizonte e Região Metropolitana realizam um Encontro de Bandas Tradicionais, na Praça da Estação durante o café. Ao som de dobrados, gênero musical típico das bandas, além de músicas populares e folclóricas, o público irá reviver um costume que ainda permanece no interior do Brasil, quando, bem cedinho, as pessoas abrem as janelas ou saem às portas de casa para ver a banda passar.

 

A Virada

Em sua segunda edição, a Virada Cultural acontece nos dias 30 e 31 de agosto, das 19h do sábado às 19h de domingo. Com mais de 460 atividades distribuídas em 9 palcos e 53 espaços culturais, o evento abrange diversas manifestações artísticas e contempla em 90% de sua programação os artistas locais.

 

Promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), em correalização com a Associação de Amigos do Museu Histórico Abílio Barreto (AAMHAB), a Virada Cultural fomenta a diversidade e a democratização ao acesso a bens culturais. Além das 124 apresentações artísticas selecionadas, outras centenas participam nos palcos oficiais, palcos parceiros, espaços culturais da Fundação Municipal de Cultura, projetos e equipamentos culturais associados. Confira a programação completa em: viradaculturalbh.com.br.

 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.