Notícias

MM Gerdau recebe Grupo Ofó no Ensaio Aberto - ritmos musicais africanos invadem o museu

Os ritmos musicais africanos vão ecoar na próxima quinta-feira (30) no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, na Praça da Liberdade, com apresentação do Grupo Ofó. Os artistas trazem ao espaço o espetáculo “Do Òrum ao Aiyê”, às 19h30, com entrada gratuita.

O trabalho busca conectar o universo do sagrado à performance musical, interpretando a cultura das religiões de matriz africana, Candomblé e Umbanda, divulgando um pouco dessa riqueza mística ambientada no Brasil pelos negros.

A apresentação integra a programação do projeto Ensaio Aberto e, além da música, adentra também o universo cênico, com elementos de rituais africanos, contando a história do Orixás, da natureza e das forças que ligam o Aiyê (terra) ao Orum (céu).

Sobre o Grupo

O Grupo Ofó, criado em 2017, é formado pelas cantoras Deni Perotti e Scheilla Sabino; Gabriela Franco (flauta); Felipe Coutinho (cordas); Vítor Diniz (guitarra e arranjo); Davi Knispel (baixo); e na percussão, Ébano Brandão, Luiz Heitor e Vinícius Schmit.

O nome Ofó tem origem na língua Iorubá e expressa a grandeza da palavra e seu papel enquanto ferramenta de encantamento nos seus rituais. Praticantes de diferentes religiões, os artistas encontraram na música a oportunidade de estimular a convivência com a diversidade, difundir a cultura das religiões afro-brasileiras e contribuir para combater a intolerância e o racismo religiosos.

Ensaio Aberto

Com entrada franca, o Ensaio Aberto é um programa de parceria com músicos de Minas Gerais, selecionados via edital, para ocupação artística e musical do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal. São apresentações musicais em um ambiente leve e descontraído, onde acontecem ensaios e apresentações de artistas amadores e profissionais, sempre nas últimas quintas do mês.

Conheça o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

Implantado em 2010, no prédio onde funcionava a Secretaria de Educação de Minas Gerais, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal abriga atualmente um importante acervo sobre mineração e metalurgia. Com concepção museográfica de Marcello Dantas e projeto arquitetônico de Paulo Mendes da Rocha e Pedro Mendes da Rocha, o museu utiliza a tecnologia de forma lúdica e criativa para apresentar o universo dos metais, dos minerais e seus componentes. São 18 salas de exposição e 44 atrações em 3D e 2D. O espaço cultural funciona de terça a domingo e apresenta uma programação direcionada a diversas idades.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.