Notícias

Pesquisa gastronômica e oficinas gratuitas compõem programação do Senac em Tiradentes

Neste segundo fim de semana, além das aulas show e atividades gratuitas, Senac conduz festim na Pousada Escola e serviço de alta gastronomia no tuk-tuk

Milhares de pessoas são esperadas no segundo fim de semana do 21º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, entre 31 de agosto e 2 de setembro. A programação contará com diversas oficinas, palestras e aulas show gratuitas do Senac no Espaço do Conhecimento (Largo das Forras) e Cozinha ao Vivo (Praça da Rodoviária e Praça das Vertentes). Um dos destaques é a palestra do projeto Primórdios da Cozinha Mineira, que resgatou cinco técnicas ancestrais de conservação de carne em Minas Gerais - em líquidos oleosos, mel, fumaça, frio e sereno e a salga. Uma delas, chamada curiosamente de “Porco no Barro”, era utilizada pelos moradores de Tiradentes há centenas de anos. Os resultados dessa pesquisa serão compartilhados pela consultora em Pesquisas Gastronômica do Senac, Vani Pedrosa, e pelo chef Ronie Peterson, no dia 1º de setembro, às 10h, no Espaço Degustação (Largo das Forras).

Na Pousada Escola do Senac, serão realizados dois festins, prestigiados jantares de quatro tempos. O de sábado, dia 1º de setembro, será preparado a seis mãos pelos chefs Ivo Faria (Vecchio Sogno, Belo Horizonte), Charlène Estevao (França) e o chef Executivo do Restaurante Escola do Senac em Belo Horizonte, Luciano Avellar. O “Mougins encontra as Vertentes” será uma combinação de Minas com a França que promete surpreender os participantes com pratos tradicionais franceses e ingredientes típicos de Minas Gerais.

O tuk-tuk gastronômico também marca presença neste fim de semana, na Praça da Rodoviária e no Largo das Forras. O veículo típico dos países da Ásia foi adaptado para um ambiente de cozinha e irá proporcionar um serviço de alta gastronomia a casais que serão escolhidos aleatoriamente, com direito a orientações do maître e apresentação das produções pelo próprio chef.

O público também poderá conferir diferentes preparos na apresentação “Cozinha Contemporânea Afetiva”, que terá uma exibição no sábado e outra no domingo, ambas às 11h. O chef Adriano Vilhena vai mesclar técnicas modernas, ingredientes de raiz e modos de preparo tradicionais que vão dar novo sabor e apresentações curiosas. Um exemplo é a milanesa de porco com iogurte de couve e laranja e arroz frito, que será degustado em seguida.

As técnicas raiz também estarão em pauta na atividade “Provocações históricas à mesa”. O chef João Victor Bertolotti irá produzir um menu completo, da entrada até o cafezinho, inspirado no livro “Feijão, Angú e Couve”, de Eduardo Frieiro. O preparo será acompanhado por uma interessante contextualização histórica pela professora do Senac, Carolina Figueira, que é mestre em História e Cultura da Alimentação pela Universidade de Coimbra.

Quem quer pôr a mão na massa poderá participar da atividade do Espaço Interativo, no Largo das Forras, que será apresentada pelo chef Igor Camelo: Nhoque de banana da terra ao molho de carne seca e queijo coalho.

Prato cheio para profissionais em formação

Toda a programação do festival contará com o auxílio de alunos do Senac, incluindo os festins e o tuk-tuk. Estudantes dos cursos de cozinheiro e graduação tecnológica em gastronomia irão integrar a equipe dos chefs convidados. Também participam os alunos das Competições Senac de Educação Profissional nas modalidades cozinheiro e garçom. Além dos competidores de Minas, outros estados foram convidados a participar. Os vencedores de cada modalidade podem participar da WorldSkills, maior torneio internacional de Educação Profissional, realizado a cada dois anos. Além de participar de um grande evento, esses profissionais em formação têm a oportunidade de compor a equipe de chefs renomados e ampliar o networking.

Foto: Genilton Elias

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.