Notícias

Agosto Indígena: exposição de Edgar Kanaykõ Xakriabá segue em exibição na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG

Fotos do cotidiano dos Xakriabá estão em exibição até 31 de agosto

Em continuidade à celebração do Agosto Indígena, está em exibição na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700, Funcionários) a exposição O Futuro é Indígena, do artista Edgar Kanaykõ Xakriabá. A exibição será até o dia 31 de agosto, das 19h às 23h.

As imagens, em colorido e em preto e banco, retratam o cotidiano dos Xakriabá. Em seu trabalho, o autor afirma que “a fotografia e o audiovisual são tomados como uma ferramenta de luta para os povos indígenas, possibilitando ao ‘outro’ ver com outro olhar aquilo que somos”, explica Edgar.

Sobre o autor

Edgar teve o primeiro contato com as câmeras no começo dos anos 2000, quando chegou também na aldeia a rede elétrica e outras tecnologias. Na juventude, ele já se interessava pelas imagens como forma de registro do cotidiano de seu povo. É formado em Ciências Sociais/Humanas, no curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI), da Faculdade de Educação da UFMG.

Quando entrou na faculdade, em 2009, Edgar já sabia que queria estudar as imagens, mas mergulhou mesmo nesse universo quando, no mestrado, recebeu apoio da Associação Indígena Xakriabá para que desenvolvesse uma reflexão sobre essa importante tecnologia.

A vivência na universidade ampliou ainda mais o seu olhar. Ali ele conheceu a etnografia (estudo sobre a cultura de grupos sociais) e deu-se então seu encontro com a etnofotografia, que, além de ser uma forma de falar de sua cultura, também é uma potente ferramenta de luta.

Sendo o primeiro indígena mestre em Antropologia pela UFMG, decidiu nomear a sua dissertação de mestrado como Etnovisão: o olhar indígena que atravessa a lente'. Edgar Corrêa Kanaykõ nasceu e vive na Terra Indígena Xakriabá, município de São João das Missões, em Minas Gerais. Para os Xakriabá, a fotografia revela segredos além do que os olhos podem captar. Na língua akwẽ, hêmba significa tanto “alma” quanto “imagem”. Segundo a cultura Xakriabá, ao fotografar rituais, são os espíritos locais, por meio dos pajés, que dizem o que pode ou não ser revelado.

Na exposição O Futuro é Indígena, são exibidos retratos da realidade sob a ótica da etnofotografia indígena com imagens de parte de sua carreira. É possível acompanhar o trabalho do artista pelo Instagram @edgarkanayko/, sempre com novas fotos legendadas e com histórias ou textos de outros autores indígenas.

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Apoio da UFMG (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo do Estado de Minas Gerais. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult), é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Serviço: O Futuro é Indígena - exposição de Edgar Kanaykõ Xakriabá na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG
Data e horário: até 31 de agosto, das 19h às 23h
Público: todos os públicos que circulam pela Praça da Liberdade
Local: Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG – Circuito Liberdade (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários).
Gratuito

Foto: Edgar Kanatyo Xakriabá

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.