Notícias

Fundação Clóvis Salgado divulga resultado do 3º Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais e de Fotografia

A relação dos vencedores e suplentes pode ser conferida no site da FCS www.fcs.mg.gov.br

A Fundação Clóvis Salgado (FCS) e a Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA) anunciam o resultado do 3º Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais e do 3º Prêmio Décio Noviello de Fotografia. Ao todo, quatro artistas foram selecionados pela banca. Desse total, dois projetos serão expostos nas galerias Arlinda Corrêa Lima e Genesco Murta, do Palácio das Artes, e os outros dois trabalhos vão ocupar a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais. A relação dos vencedores e suplentes pode ser conferida no site da FCS www.fcs.mg.gov.br.

Para a ocupação das Galerias do Palácio das Artes foram selecionados Eduardo Hargreaves Carvalho de Godoy (Juiz de Fora – MG), para a Galeria Arlinda Corrêa Lima, com a exposição "Brasil, Hy-Brasil", e Pedro Henrique das Neves Silva (Imperatriz – MA), para a Galeria Genesco Murta, com a exposição “Tripa”. Os suplentes são Ivan Delforno Grilo (Itatiba – SP), com a exposição "Cuidar da terra, cuidar das pessoas, contar histórias, ficar em silêncio", para a Arlinda Corrêa Lima, e David Ceccon dos Santos (Porto Alegre – RS) com a exposição “Permanência", para a Galeria Genesco Murta.

Já a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais receberá as mostras individuais de Julia Baumfeld Machado (Belo Horizonte – MG), com a exposição “Entre cantos e lamentos”, para o Espaço 1; e Bruno Gularte Barreto (Dom Pedrito – RS), com a exposição “5 casas”, no Espaço 2; Os suplentes são Andréa Brächer (Porto Alegre – RS), com a exposição “YGAPÓ”, para o Espaço 1; e Marlon Bruno Vitor de Paula (Coronel Fabriciano – MG), com a exposição “Erosão”, para o Espaço 2.

As propostas foram selecionadas por uma banca composta por Rafael Perpétuo, Uiara Azevedo e Verona Segantini. Os trabalhos inscritos foram avaliados conforme os seguintes critérios: qualidade e contemporaneidade, relevância estética e conceitual, originalidade e ineditismo em Belo Horizonte e adequação ao espaço físico pretendido.

Banca de seleção:

Rafael Perpétuo – É doutorando em Artes pela EBA/UFMG, mestre em Artes pela mesma instituição, pós-graduado em Gestão Cultural pelo Itaú Cultural e graduado em Artes Plásticas pela Escola Guignard. Gestor cultural com olhar de artista visual, atualmente coordena o Museu de Arte da Pampulha. Foi coordenador do Museu Mineiro de 2019 a 2021, coordenador de exposições na Superintendência de Museus de Minas Gerais de 2013 a 2018 e professor no Arena da Cultura entre 2011 e 2013. Nossa pesquisa é voltada para a construção das trajetórias artísticas diante do capitalismo informacional, mercado de arte e sistema de circulação da arte.

Uiara Azevedo – Formada em Design de Produto pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Gestora Cultural e pesquisadora em Artes Visuais. Desde 2015, atua como gerente de Artes Visuais da Fundação Clóvis Salgado. Trabalhou no Centro de Arte Popular – CEMIG (CAP), que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade (o museu é especializado na diversidade das manifestações culturais populares); nas galerias de arte Celma Albuquerque Galeria e Carminha Macedo, ambas especializadas em arte contemporânea. Participou da produção de importantes mostras como: 'Ai, pareciam eternas! (3 lamas)", do artista paulistano Nuno Ramos, da exposição "Arte Frágil, Residências", no MAC - USP Ibirapuera, Pavilhão Ciccilo Matarazzo, em São Paulo, e realizou a curadoria de "Narrativas Femininas", dentro do programa ARTEMINAS, da Fundação Clóvis Salgado.

Verona Segantini – Verona Campos Segantini é graduada em História pela UFMG e Design de Ambientes pela UEMG. Doutora e Mestre em Educação pela UFMG. Professora Adjunta da Escola de Belas Artes. Atua no Curso de Graduação em Museologia e no Mestrado profissional em Educação (Promestre/FaE). Realizou vários projetos de curadoria e exposições nos museus universitários e coordenou o Núcleo de Expografia do Espaço do Conhecimento UFMG. Faz parte do Grupo de Pesquisa CEIbero - Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos. Participou do Scholarship Programme for Young Professors and Researchers from Latin American Universities (Coimbra Group) na Universidade de Pádua. Coordenou a Rede de Professores e Pesquisadores em Museologia. Foi Coordenadora do Campus Cultural UFMG em Tiradentes (2019-2022) e atualmente é Presidente da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade.

RESULTADO | 3º Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais e de Fotografia

Informações para o público: (31) 3236-7400 | www.fcs.mg.gov.br

Foto: Pixabay

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.