Notícias

Cine Brasil Vallourec inicia sua trilha por Minas Gerais na próxima sexta-feira, dia 2, na cidade de Jeceaba

Projeto, que vai passar por dezessete cidades em três estados, é inteiramente gratuito e vai levar oficinas de fotografia e exibição de cinema em praça pública.

Depois de estrear com sucesso nas cidades de Macuco e Cantagalo, no interior do estado do Rio de Janeiro, o Cine Brasil vira seu foco para Minas Gerais, agora em parceria com a Vallourec. 

O projeto inicia sua trajetória mineira pela pequena Jeceaba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na próxima sexta-feira, 2 de setembro. No sábado, dia 3, as atividades serão em São Brás do Suaçui e, no dia seguinte, domingo, dia 4, monta a tela grande em Entre Rios de Minas.

O Cine Brasil Vallourec vai passar ainda pelas cidades de Brumadinho, Piedade do Paraopeba, Nova Lima, Curvelo, Felixlândia, Paraopeba, Caetanópolis e Belo Horizonte. Nas etapas seguintes o projeto, que começou por duas cidades fluminenses, segue roteiro em direção a outras localidades de Minas e do Mato Grosso, em novas etapas com a mesma proposta conceitual e novas parcerias.

O formato prevê uma Oficina Lúdica de Fotografia para públicos diversos, de crianças e adolescentes a idosos, de modo a obter um painel amplo da visão que os habitantes do lugar têm da sua comunidade. Serão oferecidas 24 vagas. 

Os participantes, adolescentes, jovens, adultos e idosos receberão instruções básicas sobre fotografias e colocarão em prática os diversos olhares sobre o local onde vivem. Haverá entrega de certificados. O material produzido nessa oficina será editado para resultar em um vídeo que, ao final, será exibido para o público local, fazendo parte da programação do evento. 

Cada cidade terá uma sessão de cinema com projeção em praça pública, exibindo um documentário produzido pela equipe do projeto e dirigidos por Inácio Neves, além de um curta e um longametragem (veja a programação completa abaixo).

Toda a programação é gratuita, incluindo a distribuição de pipoca, antes e durante as sessões de cinema.

PRÓXIMAS ETAPAS

Depois de estrear no interior do estado do Rio, as próximas etapas são: 
Jeceaba - Sexta-feira, 2 de setembro

Em Jeceaba, a oficina de fotografia vai ocorrer das 8 às 12 horas, na Secretaria de Cultura, Estação Ferroviária. Já a exibição de cinema será na Praça José Bosco de Resende, a partir das 19 horas.

A programação terá os seguintes filmes:

Documentário da Cidade - produção de 2022 da Cinear com direção de Inácio Neves;

Caçadores de Saci - Curtametragem dirigido por Sofia Frederico (13 min);

Como treinar o seu dragão 3 - longametragem de 2014, com direção de Dean Deblois (1h e 42 min).

São Brás do Suaçui - Sábado, 3 de setembro

Na segunda cidade por onde passa, a Oficina de Fotografia vai ocorrer de 8 às 12 hs, no Centro Sóciocultural, e as exibições de cinema, na Praça Antônio Severiano da Costa, a partir das 19 horas.

A programação será a seguinte:

Documentário da Cidade - produção de 2022 da Cinear com direção de Inácio Neves;

Caçadores de Saci - Curtametragem dirigido por Sofia Frederico (13 min);

Como treinar o seu dragão 3 - longametragem de 2014, com direção de Dean Deblois (1h e 42 min).

Entre Rios de Minas - Domingo, 4 de setembro

A oficina de fotografia em Entre Rios de Minas vai ocorrer das 8 às 12 horas, no Centro Cultural. Já a exibição de cinema será na Praça Cassiano Campolina (Praça do Hospital), a partir das 19 horas.

A programação terá os seguintes filmes:

Documentário da Cidade - produção de 2022 da Cinear com direção de Inácio Neves;

Caçadores de Saci - Curtametragem dirigido por Sofia Frederico (13 min);

Um filme de cinema - longametragem de 2017, dirigido por Thiago B. Mendonça ( 1h e 48 min).

O PROJETO

O Cine Brasil Vallourec tem por objetivos difundir a produção do cinema nacional e a linguagem cinematográfica junto às populações do interior, e contribuir para a democratização do acesso aos bens culturais, criando espaços e oportunidades alternativas para sua difusão. 

O projeto também visa registrar em vídeo depoimentos dos moradores das cidades onde ele ocorre, através de documentários produzidos com antecedência, que são exibidos em praça pública, antes das sessões de cinema.

Com isso, o projeto contribui para divulgar e promover a cultura regional, apresentada segundo a vivência pessoal dos próprios habitantes das comunidades, uma vez que os documentários são disponibilizados para as TV’s educativas, culturais e comunitárias, além da internet.

O Cine Brasil Valourec é uma realização da Cinear Produções, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, com o patrocínio da Vallourec, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

SERVIÇO: Cine Brasil Vallourec
Jeceaba, 2 de setembro; São Brás do Suaçui, 3 de setembro; e 
Entre Rios de Minas, 4 de setembro de 2022
Toda a programação é gratuita

Patrocínio: Vallourec, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Realização: Cinear Produções, Secretaria Especial da Cultura, 
Ministério do Turismo
Apoio: Prefeituras de Jeceaba, São Brás do Suaçui e Entre Rios de Minas.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.