Notícias

Mostra Cine Brasil Teatro Apresenta :

O dia em que Sam morreu - Com o Armazém Companhia de Teatro

A Companhia Armazém inaugura a programação teatral da Mostra Cine Brasil Teatro e Música, com apresentação do seu novo trabalho, “O Dia em que Sam Morreu”. O espetáculo acaba de participar  dos festivais de Edimburgo (no Reino Unido) e de Avignon (na França), onde recebeu o prêmio Coup de Coeur, pelo Club de la Presse d’Avignon, concedido aos 3 melhores espetáculos inéditos do evento. Com texto de Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes, que também assina a direção, a montagem se alicerça no questionamento dos limites do mundo atual ao falar sobre ética, abuso de poder, crise moral e outros impasses contemporâneos da sociedade. O espetáculo fica em cartaz nos dias 13 e 14 de setembro (sexta e sábado, às 21h; e domingo, às 19h), no Grande Teatro do Cine Theatro Brasil Vallourec.

 

Em paralelo, a Mostra Cine Brasil Teatro, por meio de parceria com o Galpão Cine Horto, promoverá ações pedagógicas durante o projeto. “A Mostra nasceu com a ideia de que os espetáculos não se restrinjam apenas aos palcos do Cine Theatro. A parceria nos proporcionou a concretização desse sonho e potencializará o encontro entre grandes companhias de nosso país com atores, diretores e estudantes de teatro de Belo Horizonte. Dessa maneira, as artes cênicas mineiras serão as grandes beneficiadas com as trocas de experiências que ocorrerão nos encontros que vamos realizar. Ao todo nove espetáculos participarão desse formato”, afirma Alberto Camisassa, presidente do Cine Theatro Brasil Vallourec.

 

Para inaugurar a parceria, os atores da Companhia Armazém darão duas oficinas e um bate papo gratuitos. Com capacidade para receber 20 alunos por turma, as oficinas acontecerão nos dias 13 e 14 de setembro, das 9h às 13h. Já o bate papo está marcado para dia 14, das 15h às 17h. Ambas as atividades serão realizadas no Galpão Cine Horto. Os interessados devem encaminhar seu currículo para  [email protected]. Durante as oficinas, os participantes conhecerão o método de treinamento de atores desenvolvido pelo Armazém para o espetáculo “O dia em que Sam Morreu”.  As atividades vão abordar os exercícios que trabalham a energia do espaço e do corpo potencializadas para a criação: atenção, ritmo, presença, pontos de energia do corpo e impulso corporal, associados à emissão da voz.

 

A Mostra Cine Brasil Teatro e Música é uma idealização do Cine Theatro Brasil Vallourec para a realização de eventos próprios. O projeto trará, para os palcos da casa, 24 apresentações até meados de 2015. Ainda em setembro, o público poderá conferir o show de lançamento do álbum “Tudo”, de Bebel Gilberto, marcado para o dia 26. Já em outubro, o Cine Brasil receberá o show de jazz do Paquito D'Rivera e Trio Corrente, em apresentação única no dia 14 de outubro. Em novembro, a peça “Vianinha Conta o Último Combate do Homem Comum”, com direção de Aderbal Freire Filho,  acontecerá nos dias 07 e 08 de novembro. Ao todo, serão 18 sessões de teatro e seis (6) de música instrumental. A Mostra é realizada com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, por meio de patrocínio da Vallourec.

                                                                                                                                                                                                                                                                 

“O dia em que Sam Morreu”

“O Dia em que Sam Morreu dramatiza as escolhas éticas definidoras do destino de seis pessoas que se cruzam nos corredores de um hospital invadido por um jovem armado. São personagens que assumem efetivamente o poder sobre nós: médicos, juízes, artistas. Estamos falando de impasses contemporâneos da sociedade. E é nesse preciso sentido que o teatro é político, na medida em que ele provoca o debate e a divergência de ideias”, define Paulo de Moraes.

 

A trama flagra os acontecimentos que mudam a rotina de um hospital onde o desgovernado cirurgião-chefe, Benjamin, papel de Otto Jr., aplica métodos nada ortodoxos para subir na carreira, incluindo altas doses de fármacos para aplicar filtro próprio em sua realidade. Quem invade o lugar é o jovem Samuel, interpretado por Jopa Moraes, armado com uma pistola e muito idealismo, acreditando que assim pode ajustar os ponteiros do sistema corroído por todas as partes. Uma espécie de duelo entre o “eu sou o que eu sou” e o “eu sou o que me constitui”.

 

“A estrutura da peça propõe uma sucessão de reinícios, com diferentes personagens adquirindo protagonismo a cada vez que a história é contada. O personagem central é esse “dia” onde cada um deles tem que se posicionar sobre o mundo e a época em que vivem. Como permanecer limpo num mundo onde tudo pode ser relativizado, ou quando a vida muda radicalmente num estalo?”, explica Paulo Moraes.

 

Na segunda parte da história, Patrícia Selonk é Samantha, uma juíza criminal tentando distinguir o que é correto no meio de uma situação traiçoeira e Ricardo Martins é Arthur, um talentoso cirurgião com uma moral bastante flexível. São eles que tratam dos caminhos percorridos da juventude à idade adulta, dos sonhos às decisões práticas do cotidiano, da dúvida e do sofrimento da dúvida. Na parte final, Sofia (uma garota de programa às voltas com o pai doente) é interpreta por Lisa Eiras e Samir (um velho palhaço convivendo com o Mal de Alzheirmer) é interpretado por Marcos Martins. Ambos mostram o jogo de maneira mais poética, questionando o peso e a medida das coisas.

 

Uma das fontes de inspiração para a montagem veio de “Macbeth”, de Shakespeare. “Pegamos o impulso, a inspiração inicial, de ‘Macbeth’, com toda a sua potência que provoca muitas reflexões. Uma singularidade dessa dramaturgia é que não queríamos metáforas. Criamos dessa vez uma estrutura de retorno à situação limite da trama: uma invasão de um hospital que resulta na morte de alguém. Esse acontecimento se repete mais duas vezes e nos ajuda a entender a trajetória de cada personagem cujo apelido é Sam e que morre nessa ação de um jovem que quer mudar tudo que acredita estar errado no sistema”, destaca Maurício Arruda Mendonça.

 

O diretor musical Ricco Viana executa ao vivo a trilha original do espetáculo, que conta ainda com iluminação de Maneco Quinderé, figurinos de Rita Murtinho e cenários concebidos em parceria por Paulo de Moraes e Carla Berri.

 

Armazém Companhia de Teatro

Patrocinada pela Petrobras há 14 anos, a Companhia nasceu em Londrina (PR) e se instalou no Rio de Janeiro em 1998, fazendo espetáculos históricos, como Toda Nudez será Castigada, Inveja dos Anjos e Alice através do Espelho. Entre Mambembe, Shell, Cultura Inglesa, só para citar alguns, mais de 20 prêmios nacionais foram conquistados pelo Armazém Companhia de Teatro ao longo de sua trajetória. Em 2014, em Edimburgo (Reino Unido), o Armazém recebeu o Fringe First Award, prêmio concedido pelo jornal The Scotsman (o maior da Escócia) às dramaturgias mais ousadas e inovadoras apresentadas no Festival.

 

Sediado num galpão na Fundição Progresso (RJ) o Armazém ampliou seu território de linguagem com cenários surpreendentes em constante diálogo com a dramaturgia (na maior parte do tempo original) dando ênfase à arte do ator, na pesquisa do espaço cênico, na dramaturgia, na teatralidade pura e produziu espetáculos marcantes. Ancorando 27 anos de muito trabalho, o Projeto Memória surgiu como uma pequena contribuição da companhia à preservação da memória teatral do país; e que já lançou a versão em DVD de quatro espetáculos do Armazém (Da Arte de Subir em Telhados, Pessoas Invisíveis, Alice Através do Espelho, Inveja dos Anjos e Antes da Coisa Toda Começar), além dos livros Para Ver com Olhos Livres, Espirais, Inveja dos Anjos e Antes da Coisa Toda Começar.

 

O Cine Theatro Brasil Vallourec é parceiro do estacionamento “Estacione 1”, com entradas pelas ruas Espírito Santo, nº 625 e pela Rua da Bahia, nº 600. Apresentando o comprovante do espetáculo assistido no Cine Theatro ao caixa, o cliente paga apenas R$15,00 pelo período estacionado.     

A Petrobras é patrocinadora oficial do Armazém Companhia de Teatro  

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.