Notícias

A 8ª edição da Olimpíada do Conhecimento acontece entre os dias 3 e 6 de setembro em BH

A 8ª edição da Olimpíada do Conhecimento acontece entre os dias 3 e 6 de setembro, no pavilhão de exposições do Expominas, em Belo Horizonte. Realizada a cada dois anos, a Olimpíada do Conhecimento reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI, do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e, pela primeira vez, dos Institutos Federais de Tecnologia.

 

A olimpíada é considerada o maior torneio de educação profissional das Américas e serve como avaliação do ensino técnico no Brasil. Neste ano, mais de 800 jovens estudantes disputarão as melhores colocações nas provas de 58 profissões técnicas ligadas à indústria, ao setor de serviços e à agropecuária. Também estarão entre os competidores 45 jovens com deficiência que disputarão entre si em quatro modalidades.

 

Na competição, os jovens são desafiados a executar tarefas do dia-a-dia das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Os vencedores são os estudantes que alcançarem as melhores notas durante os quatro dias de provas.

 

Seleção dos competidores - Os participantes foram selecionados em etapas preliminares dentro das escolas do SENAI e nos estados. São alunos com menos de 21 anos de idade e, no mínimo, 400 horas em cursos de aprendizagem ou qualificação industrial, ou formação técnica de nível médio na área.

 

Os vencedores da Olimpíada do Conhecimento formarão a delegação brasileira que participará da 43ª WordSkills Competition. A competição será em 2015 e reúne jovens do mundo inteiro. Ela será sediada pela primeira vez na América Latina, em São Paulo.

 

Visitação - A Olimpíada do Conhecimento terá visitação aberta ao público, com expectativa de receber 300 mil visitantes.

 

A competição ocupará 105 mil metros quadrados do Expominas, localizado na região Oeste de Belo Horizonte.  No espaço serão instaladas 900 toneladas de equipamentos, incluindo duas turbinas de avião, um helicóptero e uma central de irrigação.

 

O local escolhido para a edição 2014 da Olimpíada do Conhecimento está ligado diretamente à estação Gameleira do metrô, o que facilita o deslocamento do público. 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.