Notícias

Crianças de instituições comunitárias e filantrópicas visitam restaurantes na Semana da Criança ABRASEL

De 06 a 10 de outubro, 500 crianças terão momentos de aprendizado e diversão em 12 bares e restaurantes da capital mineira

 Pelo terceiro ano consecutivo, a ABRASEL realizará, em Minas Gerais, a Semana da Criança ABRASEL, um projeto nacional que oportuniza a  socialização de meninos e meninas por meio da visita à bares e restaurantes em comemoração ao Dia das Crianças.

 

O projeto teve início em 2003, idealizado por Richi Amaral, proprietária da Pizzaria Martignoni, em Londrina (PR), que dedicava um dia do mês de outubro para oferecer ao público infantil de creches e instituições comunitárias o que havia de melhor em seu restaurante. Adotada pela ABRASEL, a iniciativa foi abrangendo cada vez mais localidades e restaurantes, passando a ser executada no período de uma semana. Com crescimento expressivo, o projeto atendeu em Minas Gerais, no ano de 2013, aproximadamente 400 crianças de 13 instituições.

 

Entre 06 a 10 de outubro, os pequenos visitarão os restaurantes por um período de 02 a 03 horas, farão uma refeição – almoço ou lanche – preparada especialmente para eles, conhecerão toda a estrutura do local e terão a oportunidade de ver cozinheiros, garçons, e outros profissionais executando suas funções. Para tornar o dia ainda mais especial, os estabelecimentos oferecerão diversas atividades de entretenimento como playground, fliperama, contadores de histórias, oficinas de artes, brinquedos e recreação.

 

De acordo com Fernando Júnior, Presidente da ABRASEL Minas, o projeto proporciona uma visão diferente da sociedade em relação ao setor de alimentação fora do lar, além de oferecer para crianças um dia de diversão e lazer. “Os bares e restaurantes ultrapassam o conceito de local exclusivo para alimentação, pois são ambientes destinados também ao lazer. Assim, com o intuito de promover um momento de entretenimento, o projeto oferece para a garotada a oportunidade de ter um dia especial em comemoração ao Dia das Crianças”. Como alguns dos meninos e meninas atendidos pelo projeto nunca foram em restaurantes, segundo o presidente, o pagamento da ação para a ABRASEL e para os associados é o sorriso e a alegria estampados no semblante dos pequenos.

 

A Gerência de Coordenação da Educação Infantil (GECEDI), da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, parceira do projeto, se encarrega de selecionar as instituições privadas comunitárias, filantrópicas e/ou confessionais conveniadas com a Prefeitura de Belo Horizonte que atendem crianças em regiões mais carentes da cidade e de assegurar o transporte até os bares e restaurantes nos dias e horários determinados.

Segundo a gerente da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, Mayrce Terezinha da Silva Freitas, a cada ano a parceria firmada entre a GECEDI e a ABRASEL se aprimora devido ao acúmulo de experiência adquirida nas outras ações. Para Mayrce, este projeto representa para as crianças e para as instituições participantes uma oportunidade significativa de ampliar o universo de experiências vivenciadas pela garotada. “A visita dos pequenos aos restaurantes do circuito gastronômico de Belo Horizonte é uma situação que favorece a democratização do acesso à cultura entre o público da Educação Infantil”, afirma.

Mayrce ainda aborda a importância do projeto Semana da Criança ABRASEL para a sociedade. “A ação possibilita o entendimento da concepção contemporânea de quem é a criança e como ela aprende a partir das experiências vivenciadas. Assim, espera-se que as próprias crianças apontem as necessidades de adequação dos espaços, atendendo às especificidades da infância, possibilitando então que elas ajam sobre os ambientes, modificando-os com suas interações”. A ação da ABRASEL está inserida em um amplo projeto desenvolvido pelo GECEDI, em BH, o “Educando a Cidade para Educar”.

 

Este ano, 500 crianças serão atendidas pelo projeto, distribuídas em 12 bares e restaurantes. Participam da Semana da Criança ABRASEL os estabelecimentos: Agosto Butiquim, Barção Moreira, Boivindo Steakhouse, Chef Tulio International Butiquim, Família Paulista, Maria das Tranças, Paladino, Paracone, Parrillero, Pizzaria do Índio, Xapuri e Xico da Carne.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.