Notícias

Exposição revela a história do Mercado Central de BH

Produzida em parceria com o Arquivo Público da Cidade, a mostra traz objetos, fotografias e produtos que retratam a história do Mercado Municipal

A Fundação Municipal de Cultura, por meio do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte, e em parceria com o Mercado Central, inaugura nesta quarta-feira, dia 3, a exposição “Histórias e Memórias do Mercado Central - 85 Anos”, com objetos, imagens fotográficas e produtos que retratam a história do Mercado Municipal desde suas origens. A exposição fica em cartaz no espaço cultural do Mercado Central, localizado junto ao estacionamento, até o dia 6 de outubro, de segunda a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h. A entrada é gratuita.

 

A exposição tem curadoria do historiador Osias Ribeiro e marca o início das comemorações de 85 anos do Mercado Central. O objetivo é retratar a história do então Mercado Municipal, hoje Mercado Central, desde suas origens em 1900 onde hoje funciona a rodoviária da Capital. Trata-se de uma exposição de objetos, fotografias e  produtos que reproduzem o Mercado Municipal da época.

 

Para Yuri Mello Mesquita, diretor do Arquivo Público da Cidade, a preservação e o acesso à documentação do Mercado é de grande importância para a cidade. “A parceria com o Mercado Central faz parte da expansão da atuação do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte não só na PBH, mas também na cidade. Por meio da futura parceria, recolheremos a documentação histórica do Mercado para que ela seja preservada e disponibilizada aos cidadãos no APCBH. Os belo-horizontinos terão à sua disposição acervo riquíssimo que conta a história de um dos marcos da capital mineira”, concluí Yuri.

 

O Mercado Central, fundado em 1929, na gestão do Prefeito Cristiano Machado, pertenceu à municipalidade até 1965. Nesse período, foi muito importante para o abastecimento da cidade de Belo Horizonte. Depois de sua privatização, o Mercado tornou-se cada vez mais referência para a capital mineira.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.