Notícias

BH recebe "Sons da Cidade - Mostra Internacional de Violão de Belo Horizonte", entre os dias 04 e 06 de setembro

Promovida pelo Instituto Abrapalavra, a “Mostra Internacional de Violão de Belo Horizonte” apresenta uma programação voltada para evidenciar a produção musical contemporânea produzida a partir de um dos instrumentos mais populares da música, o violão, considerando todas as suas variações. Dessa forma, a mostra busca destacar e dar espaço ao trabalho autoral de artistas da cena instrumental. Além de promover apresentações e o diálogo a respeito do processo de composição ao violão,  a programação ainda incentiva a troca entre público e os músicos convidados por meio de uma série de atividades como workshops e as rodas de conversas. Entre as atrações estão artistas da cena musical local e internacional.

Com uma programação inteiramente gratuita que inclui apresentações musicais, recitais e atividades educativas como rodas de conversa, bate-papos e workshops, a Mostra será inteiramente realizada no Conservatório da UFMG (Av. Afonso Pena, 1534). Na noite de abertura, no dia 04/09 às 19h, o evento contará com um recital do violonista mineiro, Lucas Telles, que, com o violão 7 cordas apresentará o repertório do seu mais novo CD intitulado “Outono”, lançado em agosto. O álbum traz uma leitura contemporânea do compositor com destaque para a utilização de gêneros brasileiros com influências de diferentes sonoridades, como jazz e a música erudita instrumental.

Em seguida, a partir das 20h, o violonista argentino Conrado Paulino apresenta uma linguagem harmônica e moderna, que une virtuosismo e sensibilidade. A apresentação de Paulino é um convite ao público para conhecer o trabalho de um artista que carrega um traço musical marcado pelo hibridismo da música brasileira e da linguagem jazzística aliados à infinidade de recursos oferecidas pelo violão clássico.

 Dando sequência a programação, na quinta-feira (05/09), a partir das 19h, serão promovidas três apresentações musicais. A primeira será o lançamento do CD “Recital Mineiro - obras de Carlos Alberto Pinto Fonseca e Arthur Bosmans”, interpretado por Celso Faria. Radicado em Belo Horizonte, o violonista é uma referência na música, realizando apresentações solos em diferentes formações camerísticas e também com orquestras.

Logo mais, às 19h30, a Mostra Internacional de Narração Artística recebe uma participação mais que especial do professor e violonista José Lucena, que celebra 75 anos em 2019. O Violonista José Lucena Vaz possui uma extensa e rica trajetória na música brasileira e mineira, sendo o responsável por introduzir o primeiro curso de violão em uma universidade pública nacional, na Universidade Federal de Minas Gerais, em 1976, tendo atuado na formação de inúmeros músicos de prestígio e de reconhecimento nacional e internacional. Em sua apresentação, Lucena fará um recital composto por importantes peças do violão brasileiro.

Na última apresentação da noite de quinta-feira, às 20h, o violonista italiano Diego Salvetti apresenta “Alma Latina”, um recital em violão de oito cordas que carrega a mistura cultural e sonora entre Brasil e Europa. O músico também lançará o livro com DVD “Técnica para violão: estudos, exercícios e peças”, uma coletânea ideal para interessados no conhecimento musical aprofundado.

Encerrando a programação de apresentações, na sexta-feira (06/09), o Conservatório da UFMG recebe, às 19h, o multi-instrumentista paranaense André Siqueira, que está lançando seu mais novo trabalho, o CD “Solo”, um álbum com arranjos de música brasileira para violão e violão barítono. A apresentação também conta com revisitações de faias de seus dois trabalhos autorais antecessores, “Lithos” e “Catamarã”.

 Fechando a programação da Mostra, às 20h, será uma apresentação da grande violonista franco-venezuela Eloudie Bouny. Orquestradora e produtora artística, Elodie é uma artista completa, traduzindo para seu violão a personalidade e sensibilidade musicais que foi construindo ao longo de anos de convivência com grandes nomes da música para esse instrumento. Doutora em Composição, sendo das poucas mulheres no Brasil com sólido e constante trabalho de criar peças para o violão, Elodie revisitará o seu CD Terra Adentro, com o recital “Reflexos” que ilustra bem todas as influências desde à música americana, latina e brasileira nas suas composições.

PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA

A programação da “Sons da Cidade - Mostra Internacional de Violão de Belo Horizonte”, também conta com atividades educativas gratuitas, voltadas para a discussão, aprofundamento no conhecimento musical e reflexão a respeito do cenário da música em Minas e no Brasil.

Na quinta-feira, às 09h, a Mostra promove o workshop “Acervo digital do Violão brasileiro, com Alessandro Soares”. O convidado ministrará uma palestra que abordará as plataformas digitais como formas alternativas de comunicação em rede e também de produção, promoção de acervos culturais e acessibilidade. A será atividade mediada pela compositora e musicista Deh Mussulini.

 Já às 17h, será realizado um bate-papo com Diego Salvetti e Conrado Paulino, com o objetivo de apresentar ao público um pouco do know-how musical e das pesquisas na área realizadas pelos violonistas, aprofundando em suas histórias e referências. O encontro tem mediação da musicista e pesquisadora Letícia Bertelli.

A tarde de sexta-feira também conta com uma atividade educativa com Elodie Bouny e André Siqueira, ambos artistas que se apresentam no dia. A partir das 17h, no Conservatório da UFMG, a violeira e pesquisadora da música brasileira Letícia Leal, mediaria uma conversa entre os dois músicos, com o objetivo de apresentar ao público as bases teóricas e empíricas estudadas por ambos no processo de criação e composição de suas obras.

Foto: Central-do-Violao

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.