Notícias

Exposição inédita dos designers Olavo Machado e Zanini de Zanine já pode ser visitada gratuitamente no MM Gerdau

Com produção e curadoria do arquiteto Pedro Lázaro, a mostra "Revisões Concretas" traça um recorte inédito na exploração de formas geométricas no aço. Público poderá conferir a exposição até dia 30/09

Inspirados pelo concretismo, movimento vanguardista atento a pureza das formas, os designers Olavo Machado e Zanini de Zanine apresentam a exposição "Revisões Concretas". A mostra aborda as influências concretistas no desenho contemporâneo e toma forma em seis obras concebidas exclusivamente para a exposição: sofá, namoradeira, poltrona, chaise e redário - todas feitas a partir do aço, matéria prima da exposição. "Revisões Concretas" ocupa o Rooftop do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal até o dia 30 de setembro. A entrada é gratuita. 

Revisitado pelos designers, o concretismo é conhecido por investir em cores, linhas, planos e formas. O conceito buscava a inteligibilidade e a objetividade das coisas através da matemática e da geometria, resultando na relação mais tangível que é a arquitetura e o design. As peças concebidas para a exposição são marcadas pela conexão entre tempo, cultura e tradição, na visão de Olavo e Zanini, que compreendem as diferenças e os pontos em comum entre a arte e o design. 

“As peças estão no limiar entre a arte, no que diz respeito a escolha do material e formas, e o design, que é nosso background original, pois apesar de serem peças com formato, volume e peso escultural, podem também atender a função de mobiliário”, explica Olavo Machado. O designer conta ainda que cada peça integrante de “Revisões Concretas” é única, devido ao processo produtivo e de acabamento; visto que o procedimento de oxidação deixa marcas e texturas que não podem ser produzidas. O resultado final, segundo Olavo, é fruto de uma estampa do tempo e cuidado manual dedicado individualmente as peças. 

Revisões Concretas busca, sobretudo, dar projeção ao design por meio de questões artísticas que ultrapassam aspectos do experimentalismo contemporâneo, da constituição formal dos objetos, do aspecto geométrico, da poesia visual e da interação do público com as obras. 

A curadoria realizada pelo premiado arquiteto Pedro Lázaro propõe um diálogo entre as obras e promove o questionamento entre a realidade material e a conceitual e seus desdobramentos. “Revisões Concretas busca não ditar regras nas influências concretistas, a exposição faz uma reflexão estética de um legado intrínseco”, afirma o curador. A mostra promove, também, o lançamento de uma série de miniaturas em aço corten. Os itens colecionáveis serão comercializados pelo Escritório de Arte Marcela Bartolomeo, representante dos designers Olavo e Zanini no mercado de arte brasileira.

 A exposição é patrocinada pelo Grupo Gerdau e recebe apoio da Allure, PL Arquitetura e do  Escritório de Arte Marcela Bartolomeo.

 

Foto: Divulgação 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.