Notícias

Mineiro ganha prêmio com nova tecnologia para identificação de focos de zoonoses e arboviroses

Aluno da Una Sete Lagoas vence competição nacional que valoriza o empenho para ter acesso à educação

O aluno de Engenharia Elétrica da Una Sete Lagoas, Pedro Henrique Corrêa, foi o grande vencedor do ‘Prêmio Educação Transforma’, promovido pelo PRAVALER, na categoria Universitário. Os nomes dos ganhadores foram anunciados em solenidade em São Paulo, no último domingo (1°/09). O objetivo do prêmio é reconhecer a trajetória e o esforço de alunos que tiveram suas vidas transformadas pela educação.

O estudante credita a vitória à garra demonstrada à causa das zoonoses e arboviroses – doenças transmitidas ao homem por animais e insetos. Ele desenvolveu uma ferramenta de entrega de informações rápidas e precisas que facilita a identificação das áreas que podem se tornar pontos focais de doenças. A ideia surgiu depois que ele próprio contraiu dengue e descobriu que o processo de coleta e transmissão de informações ainda é arcaico. “A situação epidemiológica de nosso país com surtos de sarampo e febre amarela, por exemplo, me fez pensar no que posso contribuir para solucionar o problema”, diz.

Ele salienta que só o conhecimento é capaz de transformar a vida das pessoas. “Com tudo que estudei pude perceber que as máquinas, os softwares e as metodologias são meros coadjuvantes do conhecimento humano”, destaca. O futuro engenheiro dedicou o prêmio aos pais. “Eles se privaram de muitas coisas para me dar a educação que tenho hoje. Se estou aqui foi por causa deles”, reconheceu.

O concurso, que está na terceira edição, recebeu 10 mil inscrições com histórias de superação que os estudantes enfrentaram para ter acesso universitário em todo o Brasil. “Para nós da Una, que acreditamos que só podemos transformar o país pela educação, inspirando alunos e sociedade a concretizarem seus sonhos, foi uma imensa alegria. A maioria dos nossos alunos são guerreiros, que trabalham duro para estudar. A temática do prêmio vai ao encontro da nossa missão de dar acesso à educação de qualidade”, diz o diretor da Una Sete Lagoas, Vinícius Costa.

Segundo o CEO do PRAVALER, Carlos Furlan, 69% dos estudantes que utilizam o programa são os primeiros membros de suas famílias a cursar o nível superior. “Esse reconhecimento irá possibilitar novas oportunidades para estes jovens, que se sentirão motivados, e terão ferramentas para se aperfeiçoar”, diz.

O vencedor ganhou um programa completo de intercâmbio de 15 dias no Canadá (incluindo passagem, hospedagem, curso e auxílio viagem), R$ 4 mil reais em vale-educação, um notebook e sessões de coaching. Os 20 finalistas ganharam um cartão vale educação de mil reais.

O PRAVALER é um programa de crédito universitário privado. Para participar do Prêmio Educação Transforma é necessário estar matriculado em uma universidade pública ou privada. Os estudantes passam por fases eliminatórias, como teste online, envio de um vídeo contando sua história e entrevista online.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.