Notícias

“Viola de Feira” – 2ª Edição

A Picuá Produções Artísticas traz a BH a 2ª edição do projeto “Viola de Feira”, projeto que fomenta e difunde a viola caipira e realizará na edição 2019, quatro apresentações no Centro Cultural Padre Eustáquio com violeiros e cantores mineiros e de outros estados. Cada violeiro receberá um artista convidado, de forma a estabelecer um vínculo cultural e possibilitar o diálogo com a música brasileira. Os violeiros Ramon & Rozado e Du Santos farão o show de encerramento dessa temporada do projeto Viola de Feira.

"Viola de Feira" pretende se estabelecer como um projeto permanente e de referência neste segmento na cidade de Belo Horizonte, com vistas a descentralizar a fruição cultural e com possibilidades de se estender por outras cidades mineiras, possibilitando, sem dúvida, um leque de opções, de encontros e trocas culturais, jogando um facho de luz sobre a cultura brasileira.

O Centro Cultural Padre Eustáquio está localizado em um ponto estratégico que atende toda a região noroeste. Anexo ao Centro Cultural se encontra a Feira Coberta, um tradicional ponto de encontro dos belo- horizontinos, uma ótima oportunidade para os feirantes e o público que está em compras terem contato com a verdadeira cultura de raiz. No local haverá também uma mostra de artesanatos e produtos orgânicos, fruto da arte de se trabalhar a terra.

Viola de Feira é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Fundação Municipal de Cultura. Projeto nº 1487/2017 e patrocínio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais - BDMG.

O projeto Viola de Feira pretende responder à pergunta de domingo:

- o que vamos ter para o almoço?

Viola de Feira quer ser a resposta.

A viola caipira quer fazer parte da equação.

O violeiro quer mostrar sua arte.

Viola de Feira é burburinho, lazer, fruição, sabor, cor, cheiro. Viola de Feira é domingo.

Ramon e Rozado

Ramon e Rozado, filho e pai, sempre trilharam juntos o caminho da música.

“Rozado” nasceu em Ubaporanga, no leste das Gerais e se mudou para Viçosa-MG aos 15 anos. Apaixonado pela música, na qual iniciou aos 11 anos, fez parte dos grupos “COMITIVA” e “TRIAGEM” nos anos 90, cantando repertório de MPB e música regional em Viçosa e região. Em 1997, estreou o programa “Cheiro de Relva”, dedicado à música caipira, na Rádio Universitária FM, emissora vinculada à Universidade Federal de Viçosa (UFV), programa este que, este ano, completa 20 anos no ar, promove um encontro de violeiros criado para comemorar o aniversário do programa de rádio. Em 2011 foi contemplado no "Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira" como "Difusor".

“Ramon” nasceu em Viçosa-MG, herdou de seu pai o dom e o gosto musical. Aos 6 anos, começou a tocar violão, demonstrando grande facilidade no aprendizado. Sua primeira apresentação foi na sua formatura do pré-primário em uma homenagem para as avós. Aos 11 anos, participou ao lado de seu pai do show “Violas & Canções”, sua primeira apresentação para grande público. Aos 12 anos, participou do CD "Espelho de Violeiro", de "Geraldo Carreiro e Chiquinho Rozado, cantando com sua tia Laura Rozado a música "Anjo do Berrante", de autoria de Geraldo Carreiro. Aos 16 anos, começou a tocar viola, e já no ano seguinte ganhou seu primeiro prêmio em festivais, ao lado da sambista Aline Calixto no Festival da Canção de Viçosa. Em 2011, foi contemplado com o "Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira" na categoria "Violeiro Revelação". Em 2012, foi convidado para participar do CD "Sambarroco", do mineiro Vander Lee. Em 2015, fez parte do CD "Meu Ziriguidum", da sambista Aline Calixto.

Em 2007, filho e pai se juntaram para formar a dupla com um trabalho que resgata e mantém viva a sonoridade da autêntica expressão musical sertaneja, a verdadeira música de raiz. No mesmo ano, receberam os prêmios de 1º lugar e melhor violeiro no Festival de Piacatuba, em Leopoldina-MG. Daí pra frente, o trabalho da dupla cresceu e rodou o país, levando ao público um seleto repertório regional e raiz que passeia pela MPB e já rendeu o primeiro CD, intitulado “Herança”, que contou com as participações de “Paulinho Pedra Azul”, “Sérgio de Andrade (Banda de Pau e Corda)”, “Célia e Celma” e Euro Parrique, além da apresentação de “Saulo Laranjeira” que definiu o disco como “um trabalho consistente, com interpretações autênticas e personalizadas, arranjos bem elaborados e um repertório de qualidade que com certeza atende à expectativa de um público ávido por consumir a boa música regional.” Em 2013, a dupla foi novamente contemplada com o Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira, desta vez na categoria “Melhor Dupla”.

Em 2015, participaram do programa Arrumação, apresentado por Saulo Laranjeira e veiculado pela Rede Minas. Também em 2015, fizeram o show "Memórias de um Brasil Caipira", ao lado da cantora Lysia Condé, com três apresentações em Natal-RN. Em 2016, participaram do CD "Paulinho Pedra Azul, 35 anos de carreira". Também em 2016, foram convidados para participar do programa Brasil Caipira, apresentado por Luiz Rocha e veiculado pela TV Câmara. Em 2017, ano em que a dupla completa 10 anos, foram novamente convidados para o programa Brasil Caipira. Também este ano, a dupla foi convidada para participar, ao lado de Paulinho Pedra Azul, do programa Sr. Brasil, apresentado por Rolando Boldrin e veiculado nacionalmente pela TV Cultura.

Foto: DIvulgação 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.