Notícias

Colabhorasom n’A Autêntica com shows de Yasmin Umbelino, Robert Frank, Heberte Almeida, Eneida Baraúna e Péricles Garcia – 12 de setembro

Celebrando a diversidade na música mineira, a Sessão Colabhorasom retorna em nova edição reunindo artistas representativos da sonoridade múltipla deste cenário. As apresentações da vez ficam por conta de Yasmin Umbelino, Robert Frank, Heberte Almeida, Eneida Baraúna e Péricles Garcia. A próxima edição da Sessão Colabhorasom acontece na quarta-feira, 12 de setembro, a partir das 20h n’A Autêntica (Rua Alagoas, 1172 – Savassi). A entrada é gratuita e o público pode colaborar como puder para a continuidade da iniciativa.

Sobre a Sessão Colabhorasom

O projeto nasceu da premissa de aproximar artistas dos seus respectivos fãs de formas inusitadas, levando o artista à casa de quem o admira ou dando ao fã a oportunidade de falar sobre o artista antes de uma apresentação. O projeto foi um dos 21 contemplados pelo prêmio "Gentileza Urbana" 2017, concedido pelo IAB MG (Instituto de Arquitetos do Brasil Depto. Minas Gerais).

OS CONVIDADOS

*Heberte Almeida e Robert Frank apresentam seus trabalhos solos. Integrantes da banda Pelos há mais de uma década, nos últimos tempos os dois também têm caminhado com apresentações solistas em clima intimista.

Heberte apresenta o show “Negro Amor”. No aconchego do formato voz e violão, o músico desfila canções autorais, versões acústicas de músicas presentes no repertório do Pelos e também faz releituras de novos nomes e artistas consagrados do samba, samba-rock, soul e rap, entre outros gêneros musicais do universo da música negra. Um repertório afetuoso de canções acerca de narrativas e vivências da negritude e do amor.


Robert, vocalista do Pelos, revisita seus 20 anos de carreira com o show “Música de Cabeceira 97-17”, onde o músico, apenas com violão e piano, passeia por um repertório diverso, com composições próprias inéditas, do setlist do Pelos e por suas referências sonoras, com versões que vão de Nelson Ned até o Radiohead.

*Yasmin Umbelino é cantautora e experimentadora artística da cidade de Sabará, região metropolitana de Belo Horizonte. Começou sua carreira na adolescência, quando escolheu o violino como instrumento principal e, mais tarde, acabou por se formar em música pela UEMG. Nesse período participou de diversos projetos musicais, dentre eles o "Grupo Trilha Tempo", coletivo dedicado à pesquisa da música infantil autoral e do teatro musical. Já tendo acompanhado outros artistas independentes como violinista e cantora, mostrou suas canções próprias pela primeira vez em 2016, no SONORA BH, no formato voz e violão acompanhada do músico Thiago Guedes e da cantora Sofia Rodrigues. Desde então, seu trabalho autoral ganhou corpo e ainda mais forma. Em 2017, depois de várias experiências e investigações sonoras, começou a produzir, também com Thiago Guedes, seu primeiro EP, "Dente de Leão”. Ainda em 2018 lançará sua primeira single/clipe: Canção de ser par. A sonoridade de seu trabalho transita entre influências da nova MPB e do Rock, trazendo o contraste entre o peso de seus arranjos e a delicadeza de suas letras sobre o amor e reflexões sobre si mesma no mundo que a rodeia.

Péricles Garcia

Com mais de 20 anos de carreira, o cantor e compositor mineiro Péricles Garcia já lançou quatro discos solos autorais - Mar de Montanhas (2002), Cosmopolita (2011), Outros Heróis (2013) e Rua Universo (2016) - , além de atuar paralelamente como vocalista de várias bandas da cena roqueira de Belo Horizonte como PoiZé, Blackbird, Ultratones e Creedence Revival Brasil. Ganhador de quatro prêmios de melhor intérprete em festivais diversos, Péricles passeia com desenvoltura por estilos que vão do Folk ao Rock, passando pela MPB, o Blues e o Soul e esse ecletismo pode ser atestado tanto em suas composições como em suas interpretações carregadas de emoção.

Eneida Baraúna

Cantautora, atriz, performer e arte-educadora Eneida Baraúna deu início aos estudos artísticos em 1998 através da Escola de Teatro Rick Alves. Lapidou por anos sua arte teatral e musical no Centro Cultural Bloco Oficina Tambolelê . Em 2007 atuou no espetáculo “Exercício n°1”, dirigido por João das Neves e dirigido musicalmente por Titane. Em 2009 ela atuou no espetáculo musical infantil “O negro, a flor e o rosário” e está no espetáculo musical “Clara Negra”, ambos dirigidos por Paula Manata (Armatrux) e Maurício Tizumba. Em 2011 iniciou o trabalho como contadora de histórias através do grupo “Contos de Mitologia” da Faculdade de Letras da UFMG, revivendo a tradição oral das mitologias indígenas, gregas e africanas, apresentando em diversas escolas e espaços culturais. Ano também que iniciou seu percurso no curso de Artes Cênicas da UFMG. Em 2014 estreou na Mostra Benjamin de Oliveira, com o espetáculo “A morte de Antônio Preto”, cantando e contando a história juntamente com o multi-artista Sérgio Pererê. Também em 2014, estreou o espetáculo “Fragmentos de Amor no Panteão Africano” no 1° Festival de Contação de Histórias do Centro Cultural do Banco do Brasil - Unidade Belo Horizonte. Em 2015 idealizou e produziu o Coletivo de Negras Autoras; atuando no espetáculo musical NEGR.A

A Autêntica

Voltada para a música autoral e com capacidade para 400 pessoas, o espaço tornou-se um dos principais redutos da música produzida na cidade, além de receber artistas de outras regiões do Brasil e do mundo. Inaugurada em fevereiro de 2015 A Autêntica é um espaço plural por onde passaram nomes importantes ligados ao rock, ao samba, ao jazz e a toda uma diversidade musical.

https://www.facebook.com/aautenticabh

http://aautentica.com.br/

Foto: ZI REIS.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.