Notícias

Conservatório UFMG celebra 20 anos como espaço cultural

As celebrações virtuais dos 20 anos do Conservatório UFMG como espaço cultural, a serem completados amanhã, 5 de setembro, culminam hoje com a publicação de um vídeo reunindo depoimentos de ex-funcionários e ex-diretores, além do atual diretor, Fernando Rocha, e de Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural da UFMG. O vídeo já está on-line no YouTube do Conservatório, no qual também estão disponíveis as outras publicações comemorativas lançadas nesta semana. A celebração festiva, em virtude da pandemia de covid-19, foi adiada para 2021, ocasião em que serão celebrados também os 95 anos de construção do edifício.

O vídeo conta um pouco da história dos últimos 20 anos passados no Conservatório UFMG como espaço cultural da cidade de Belo Horizonte. Fotos e vídeos refletem alguns dos momentos marcantes desta trajetória. Foram escolhidos para a ocasião trechos das seguintes apresentações musicais: Quarteto de Mozart para flauta e cordas (Maurício Freire, Édson Queiroz, Elise Pittenger e Iberê Carvalho); Lucas Telles; Grupo Aruanda; Clara Sandroni e o Samba da Praça Onze; Choro da Mercearia (Sílvio Carlos, Marcos Ruffato, Du Macedo e Daniel Guedes); San-São Trio (Amilton Godoy, Léa Freire e Harvey Wainapel).

Além de Mencarelli e Fernando Rocha, participaram da homenagem Carlos Alberto Reis (Diretor do Conservatório UFMG de 2006 a 2014), Isadora Boucherville (Produtora Cultural do Conservatório UFMG de 2011 a 2018) e Margarida Borghoff (Diretora do Conservatório UFMG de 2014 a 2018).

20 anos de reinauguração

Considerado um dos prédios arquitetônicos mais antigos e charmosos da capital, o Conservatório UFMG é um espaço que, diariamente, respira cultura e está localizado em área nobre da cidade, na avenida Afonso Pena. Sua construção é tombada como patrimônio de Belo Horizonte pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG) e pela Secretaria Municipal de Cultura. Desde a sua inauguração, em 5 de setembro de 1926, a edificação ainda preserva na fachada o nome original – Conservatório Mineiro de Música.

Dedicado ao ensino da música, o Conservatório passou a integrar a Universidade Federal de Minas Gerais em 1966, funcionando como sua Escola de Música por trinta anos, até a transferência da unidade para o campus Pampulha. Após abrigar a Comissão Organizadora do Centenário da cidade em 1997, o prédio passou por grande reforma, sendo restaurado e ampliado, e teve seu novo formato inaugurado em agosto de 2000, já sob o novo nome, Conservatório UFMG.

“A reabertura do espaço foi pensada como um equipamento cultural para cumprir o importante papel de aprofundar a relação da Universidade com a cidade de Belo Horizonte, através de programas extensionistas e culturais”, salienta o professor Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural da UFMG. Desde sua reabertura, o Conservatório UFMG vem realizando extensa programação cultural aberta ao público oferecendo concertos, exposições, lançamentos de livros, seminários, entre outras atividades.

“Nos primeiros anos após a reinauguração, o Conservatório era uma parceria UFMG-Fundep, que foi a responsável pela reforma. Ao final da gestão do professor Ronaldo Pena [2006-2010], o Conservatório passa a ser todo da UFMG", explica Carlos Reis, produtor cultural aposentado, que esteve à frente da diretoria do Conservatório de 2005 ao início de 2014. Ele complementa: "Quando eu cheguei, a programação era pequena, voltada sobretudo a concertos de música erudita. Não havia ainda outros tipos de atividades. Por orientação do reitor à época, abrimos para todos os tipos de música".

Assim, a programação passou a contar com outros gêneros, desde populares brasileiros, como samba e choro, quanto para a música contemporânea em geral, com convidados de todo o mundo. "Recebemos o compositor indiano Ravi Shankar, que era uma espécie de guru dos Beatles e que se apresentou em palcos históricos como Woodstock e Festival de Montreal", exemplifica Reis.

Em 2014, na gestão do reitor Jaime Ramirez e da vice Sandra Goulart Almeida, o Conservatório UFMG passou a integrar a Diretoria de Ação Cultural/DAC UFMG, órgão vinculado à Reitoria, que propõe e executa as políticas de cultura estabelecidas pela Universidade.

O diretor de Ação Cultural, Fernando Mencarelli, ressalta o papel de articulação desempenhado por equipamentos como o Conservatório UFMG: “os espaços culturais cumprem papel fundamental, pois eles são exatamente os polos em que se dá efetivamente a interação da Universidade com as comunidades locais, regionais e nacionais. É através desses espaços culturais, com sua ampla diversidade de perfis, que a Universidade encontra a forma de colocar em circulação a produção de conhecimento que ela realiza nas áreas das artes e da cultura, e é através do qual ela executa os princípios, valores e diretrizes de sua política acadêmica e cultural, que compõem seu projeto acadêmico”.

Em virtude da pandemia, a comemoração festiva com a presença do público foi adiada para 2021. Na ocasião, será celebrado também os 95 anos de construção do edifício. Porém, para marcar os 20 anos, o Conservatório UFMG preparou uma série de publicações on-line, que será lançada ao longo da próxima semana - de 31 de agosto a 4 de setembro. Além de playlists temáticas dos concertos realizados na Casa e de dica cultural, será apresentado um vídeo com depoimentos de ex-funcionários e ex-diretores, além de Fernando Mencarelli e do atual diretor, Fernando Rocha.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.