Notícias

Programação especial celebra 300 anos de Minas Gerais à luz do 93º aniversário da UFMG

Datas serão homenageadas na próxima semana com edições especiais dos eventos ‘Tempos Presentes’ e ‘UFMG Talks’

Em meio às comemorações dos 300 anos de Minas Gerais, uma das mais destacadas instituições do estado e do universo acadêmico nacional completa seus 93 anos de história: a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), criada em 7 de setembro de 1927. Para celebrar as duas datas, a UFMG apresentará uma programação especial na próxima semana, com edições temáticas do Ciclo de Conferências Tempos Presentes, que será realizado na terça-feira, dia 8, e do UFMG Talks, na quarta-feira, dia 9. Em função da pandemia de covid-19, ambos os eventos acontecerão on-line, ao vivo.

Lançado em 2019, o Tempos Presentes é organizado pela UFMG para estimular a reflexão sobre os desafios contemporâneos. A edição do dia 8 de setembro será focada no tema UFMG, 93 anos, e Minas Gerais, 300 anos: encontro de histórias. Para isso, o evento reunirá a atual reitora da Universidade, professora Sandra Regina Goulart Almeida, o deputado Agostinho Patrus, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e o professor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG (Cedeplar) João Antonio de Paula. O Tempos Presentes será veiculado on-line às 10h, através do YouTube da Coordenadoria de Assuntos Comunitários da UFMG.

A próxima edição do UFMG Talks - que está sendo realizado na versão UFMG Talks em casa durante o período de isolamento social de 2020 - abordará o tema UFMG 93 anos: conhecimento a serviço de Minas e da sociedade. A reitora Sandra Regina Goulart Almeida e o pró-reitor de pesquisa Mario Fernando Montenegro Campos farão parte de uma conversa sobre as personalidades e pesquisas que marcaram e marcam a história da instituição. O evento começa às 19h do dia 9 de setembro, com transmissão ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube e na página da UFMG no Facebook. Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

93 anos de UFMG

Projeto político dos Inconfidentes, a Universidade de Minas Gerais (UMG) foi fundada em 1927 e assumida pelo governo federal em 1949 – o nome e a sigla atuais seriam adotados apenas em 1965. Atualmente a UFMG é considerada pelos sistemas de avaliação do ensino superior no Brasil uma das melhores universidades do país, e está bem-posicionada nos mais diversos indicadores acadêmicos.

As pesquisas realizadas nas suas diversas unidades acadêmicas ganham cada vez mais espaço em revistas especializadas, no Brasil e no mundo. E os resultados alcançados no âmbito do ensino de graduação podem ser verificados por meio de avaliações internas e externas, que comprovam a confiabilidade institucional com elevados índices de produção intelectual e científica. No que tange à pós-graduação, os resultados podem ser medidos pelos conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que avalia a qualidade do ensino, a produção científica e a infraestrutura de cursos de mestrado e doutorado. Continuamente os programas de pós-graduação stricto sensu da UFMG vêm recebendo as melhores notas na avaliação da Capes.

Foto: Carlos Rosa

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.