Notícias

Arte e tecnologia: eixo curatorial do semestre no Sesc Palladium

Centro cultural traz programação variada que dialoga com a temática escolhida

O Sesc Palladium dá continuidade ao trabalho de guiar sua programação por meio de eixos curatoriais. Neste semestre, o centro cultural discute a temática Arte e Tecnologia, com o objetivo de expandir a experiência dos seus visitantes, provocar reflexões e criar sensibilizações. A combinação entre arte e tecnologia permite experiências extremas. Os avanços tecnológicos não conhecem limites de tempo ou espaço e transformam radicalmente a fruição artística, bem como suas possibilidades de produção, criação, mediação e consumo. Este é o pensamento norteador no eixo curatorial do Sesc Palladium – Arte e Tecnologia -, que teve início em meados de agosto e segue até dezembro deste ano, reunindo artistas locais, nacionais e internacionais, numa programação intensa e interativa.

Para dar prosseguimento à programação do eixo, o Sesc Palladium apoia a 4ª edição do Música Mundo, evento que movimenta diversos segmentos da cadeia produtiva da música, uma oportunidade de conhecer melhor as oportunidades do mercado musical. No dia 6 de setembro, às 21h, haverá o show de abertura do evento com a banda paraibana Cabruêra que convida a artista pernambucana Alessandra Leão e a mineira Maíra Baldaia. Na especial ocasião, a banda também vai comemorar seus 20 anos. Formada por Arthur Pessoa, Pablo Ramires, Edy Gonzaga, Leo Marinho e João Henrique, a Cabruêra já tocou para públicos dos mais diferentes idiomas, com passagem por importantes festivais no Brasil e mais de 70 apresentações no exterior, com destaque para o Roskilde Festival na Dinamarca, Summerstage nos EUA e WOMAD na Inglaterra e Itália. Recentemente gravou seu sexto álbum, em parceria com o produtor colombiano Felipe Alvarez. Os ingressos custam R$20 (inteira).

Compondo a programação, o evento também trará, de 6 a 9 de setembro, a Mostra de Games, em que a GAMinG - Associação Mineira de Jogos - reuniu empresas desenvolvedoras de jogos para expor para o público seus trabalhos mais recentes. Serão vários talentos promissores com os mais diversos jogos reunidos em quatro dias de mostra. Uma oportunidade de conhecer trabalhos de startups locais e entender porque a composição de trilhas autorais para jogos é um mercado em ascensão. O encontro será realizado no Foyer Augusto de Lima, a participação é gratuita e o espaço está sujeito a lotação.

Para encerrar a programação do Música Mundo, o centro cultural recebe, no dia 7 de setembro, uma Aula Magna com Joe Davis, com apresentação do experimento inédito O Som da Célula. Joe Davis é um pesquisador afiliado ao Departamento de Biologia do MIT e da Harvard Medical School. Sua pesquisa e arte atuam nos campos de biologia molecular, bioinformática, “arte espacial” e escultura, usando mídias como centrífugas, rádios, próteses, campos magnéticos e material genético. Seus trabalhos incluem a escultura Earth Sphere - uma fonte de nevoeiro em uma praça, a New Age Ruby Falls - projeto que cria uma aurora artificial usando um feixe de elétrons e, Microvenus - uma peça de arte simbólica que engloba o código genético de um micróbio. A vida de Davis foi detalhada no documentário Heaven and Earth and Joe Davis. A aula será realizada no Grande Teatro. A entrada é gratuita com retirada de ingressos duas horas antes do evento ou pelo site www.sympla.com.br

SALVE O COMPOSITOR!

A música também ganhou destaque na programação do eixo curatorial e a primeira edição doSalve o Compositor! de setembro convida, no dia 6, o grupo Desvio, formado pelos músicos e compositores mineiros Leonardo Gorosito e Rafael Alberto. Os artistas têm um trabalho autoral dedicado à música brasileira, mesclando as influências populares ao pensamento erudito. Em parceria com Pedro Durães, músico especializado na criação e performance musical com recursos eletrônicos, apresentam a obra Forma, encomendada pelo Savassi Festival para o projeto Música Nova 2018. O show acontece no Teatro de Bolso, às 20h, com ingressos a R$ 20 (inteira).

TEATRO INFANTIL

A criançada também terá programação para curtir em setembro no Sesc Palladium. O espetáculoCasa Caramujo, que utiliza vários recursos tecnológicos em cena, também integra o eixo Arte e Tecnologia e será apresentado no dia 23, às 16h, no Grande Teatro.

O enredo traz a história de Jonas, que está com a mãe doente e, ao ir à cidade para buscar um médico, encontra a morte, justamente vindo para buscá-la. Ele consegue aprisionar a morte em uma casa de caramujo, e a joga no fundo do rio. Quando o menino volta para casa, encontra sua mãe com uma saúde de ferro. Mas, pouco a pouco, ele e todos do lugar começam a se deparar com um fato importante, ninguém consegue mais colher frutos, legumes e nem pescar. A resposta: o ciclo da vida estava interrompido, pois a morte tinha sido extinguida. Para salvar todos, o menino, com ajuda do caramujo sem casa, mergulhará no fundo das águas para resgatar a morte: “Sem a morte não existe vida”.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.