Notícias

Conexões musicais: O Choro como patrimônio

O evento é aberto ao público. Como medida de prevenção da covid-19, lembramos que a UFMG mantém o uso obrigatório de máscara em seus espaços

No dia 13 de setembro, terça-feira às 19h30, o Conexões Musicais recebe o tradicional grupo de choro Flor de Abacate que convida o trompetista Silvério Pontes e o cavaquinhista Ausier Vinícius. A roda de choro integra a programação “Especial 2022: Retratos do Brasil” do Conservatório UFMG, que marca as comemorações do bicentenário da independência do Brasil com concertos e shows que retratam manifestações muito diversas da música brasileira e ajudam a refletir sobre nossa identidade plural. Artistas renomados e de larga experiência em campos musicais específicos estarão dividindo sua música, suas ideias e sua vivência dentro do grande universo da música brasileira. 

Flor de Abacate 

O Grupo desenvolve um trabalho pioneiro em Minas Gerais de pesquisa, estudo e  divulgação da música instrumental brasileira, com destaque para o choro. Composto por músicos mineiros com formação popular e acadêmica, se destaca pela interpretação e arranjos  inusitados de composições próprias e de autores como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Astor Piazzolla,  Anacleto de Medeiros, Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Tom Jobim, Edu Lobo, dentre outros. 

O Flor de Abacate, procura em seu repertório, valorizar compositores de choro e músicas quase sempre inéditas, incluindo as dos seus integrantes, com arranjos próprios do grupo com formas e elementos  inerentes à sua geração e época. 

Com um trabalho conhecido e respeitado no Brasil, no meio instrumental, o grupo lançou em 1999 o seu  primeiro CD “Flor de Abacate”, em 2002 o CD “ Batuque ”, e em 2004 o CD “Grupo Flor de Abacate e  Belini Andrade”, com choros inéditos do compositor mineiro Belini Andrade. 

Músicos integrantes do Flor de Abacate:

Silvio Carlos (Violão de 7 cordas): 

Natural de Itabira-MG, iniciou os aprendizados de violão popular e clássico com os professores Nelson Pilo, Agostinho Bob e José Lucena, se dedicando a partir de 1978 ao estudo do violão de 7 cordas e sua aplicação no choro brasileiro, ocasião em que fundou o Grupo Flor de Abacate.  Desde então, vem realizando uma extensa pesquisa sobre a música instrumental brasileira, com destaque para o choro, acumulando ao longo de sua carreira uma ecletíssima experiência, trabalhando e participando de apresentações musicais com artistas tão diversos como Paulinho da Viola, Pernambuco do Pandeiro, Hamilton de Holanda e outros.  Responsável por arranjos, produções musicais e adaptações de várias composições para o samba e choro, tem participado de vários programas e eventos culturais no Brasil e no exterior como instrumentista, realizando shows e palestras, oficinas e workshop sobre o choro.  É o produtor, diretor musical e arranjador do Grupo Flor de Abacate.  Foi o diretor cultural do Clube do Choro de Belo Horizonte de 2006 a 2010. 

Marcos Flávio (Trombone): 

Natural de Mateus Leme-MG, é professor convidado de vários festivais de música dentro e  fora do país. Membro da ITA (Internacional Trombone Association) e da ABT (Associação Brasileira de Trombonistas). Tem apresentações registradas no Clube do Choro de Paris (FRA), Buenos Aires (ARG), Madri (ESP), Montevidéu (URU), Clube do Choro de Brasília (DF), Expomusic - Yamaha (SP), Clubes do Choro de Belo Horizonte, Betim e Juiz de Fora (MG), Projeto Minas ao Luar (SESC - MG), dentre outros.  Já se apresentou com várias orquestras, dentre elas as Filarmônicas de Minas Gerais e Espírito Santo, Sinfônicas de Minas Gerais, da UFPB e UFMG, como solista ou músico convidado. Além das várias participações como músico convidado em Cds e Dvds de vários artistas e orquestras tem três Cds solo e um DVD:  Chorobone(2005), Trombones Geraes(2007), Coletânea(2015) e o DVD Choro de Minas ao Vivo (2016). 

Du Mecedo (Cavaquinho): 

É cavaquinista, violonista, professor de música, arranjador, compositor, produtor e  arte educador. É professor integrante da equipe de música da Escola Livre de Artes Arena da  Cultura(PBH), desde 2002. Atua como músico profissional nas rodas de samba e choro no Brasil e no exterior, além de integrar as bandas das cantoras Gisele Couto, Regina Souza e Babaya. Foi integrante dos grupos Quatro na roda e Corta Jaca. Gravou dois álbuns e um DVD e realizou turnê européia com o grupo Corta Jaca (2010) e com o grupo Quatro na Roda (2011). Entre 2000 e 2021 realizou a gravação de dezenas de fonogramas em projetos de artistas como Dona Jandira, Grupo Amaranto, Regina Souza, Grupo Corta Jaca, Juliana Perdigão, grupo Quatro na Roda, entre outros.

Daniel Guedes (Pandeiro e Percussão): 

Natural de Belo Horizonte, Daniel Guedes aprendeu percussão na Associação Cultural Tambolelê, onde foi aluno do cantor, ator compositor e multiinstrumentista Sérgio Pererê. Em 2011, foi contemplado com o Prêmio Jovem Instrumentista do BDMG, onde foi aluno do músico Bill Lucas. Já apresentou seu trabalho em países da Ásia, Europa e América Latina. 

Vídeos de referência

Flor de Abacate (Matuto): https://www.youtube.com/watch?v=jryTqnhk4uA 

Flor de Abacate (Assanhado): https://www.youtube.com/watch?v=Sfq530bfMU0 

Flor de Abacate (Os Quindins de Yayá): https://www.youtube.com/watch?v=hP2oCddMfU4 Flor de Abacate (Trenzinho do Caipira): https://www.youtube.com/watch?v=5sRyhDpLPvg Flor de Abacate (bebe): https://www.youtube.com/watch?v=VcEtU3JZrOY 

Flor de Abacate (Canto Triste): https://www.youtube.com/watch?v=LtUOHruB5sw 

Redes sociais:

@silvio7cordas
@du_macedo_musico 
@trombomarcos
@daniel_guedes_percussao

Músicos convidados:

Silvério Pontes 

Trompetista que se dedica exclusivamente à música brasileira e ao choro, Silvério Pontes, filho de pai também trompetista, nasceu e cresceu no interior do estado do Rio de Janeiro. Com oito anos ganhou seu primeiro trompete, recebendo a influência musical das bandas da sua cidade, onde forjou para sempre a sua característica musical, tornando-se quase um autodidata no instrumento. Aos dezoito anos, entrou na Escola Villa-Lobos e teve breve passagem pela Escola Nacional de Música. Com uma carreira sólida e marcante, tocou e gravou com músicos e cantores importantes da MPB, tais como Tim Maia (com quem tocou por doze anos), Luiz Melodia, Paulinho da Viola, Elza Soares, Francis Hime, Beth Carvalho, Yamandu Costa, Trio Madeira Brasil, entre outros. Com Zé da Velha, seu parceiro durante trinta anos, gravou seis álbuns e participou do lançamento do documentário Brasileirinho, no Festival de Cannes, na França e em outros países como Itália, Alemanha e Áustria. Já se apresentou em todas as expressivas cidades e festivais, tais como Festival Internacional de Música de Teresina (Artes de Março), Festival Internacional de Música de São Luis do Maranhão, Bienal Internacional de Música de Belém do Pará, Festival do Choro do MIS-RJ, Clube do Choro em Brasília, Selo Instrumental, entre outros. 

Redes sociais:

@silveriopontes 

https://www.youtube.com/silveriopontes

Ausier Vinícius  

Figura ícone do choro em Belo Horizonte. Foi fundador do bar Pedacinhos do Céu, que por 25 anos foi referência no choro na cidade. Natural de Peçanha, cidade do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, iniciou na música por influência do avô Minervino, clarinetista da Banda de Música de Peçanha, que lhe presenteou com seu primeiro cavaquinho aos 7 anos. Autodidata, aos 15 anos teve o primeiro contato com a obra de Waldir Azevedo. A partir daí, dedicou-se à pesquisa sobre a vida e obra daquele que se tornaria a sua grande referência e inspiração musical. Tornou-se amigo da família do compositor tendo, inclusive, a oportunidade de tocar em um de seus cavacos. Acompanhou a “Rainha do Choro” Ademilde Fonseca e já dividiu o palco com artistas consagrados tais como Zé da Velha e Silvério Pontes, Paulo Sérgio Santos, Hélcio Brenha, conjunto Época de Ouro. E, no programa “Arrumação”, sob o comando de Saulo Laranjeira, tocou ao lado de grandes cantores: Beth Carvalho, Jair Rodrigues, Dona Ivone de Lara, Leci Brandão, João Nogueira, Nelson Sargento, Dicró e Paulinho da Viola.

Redes sociais:

@ausierv

https://www.youtube.com/channel/UCliWLH9hvy6OT9RZx9pcHMA

O evento é aberto ao público. Como medida de prevenção da covid-19, lembramos que a UFMG mantém o uso obrigatório de máscara em seus espaços. 

CONEXÕES MUSICAIS - ESPECIAL 2022: RETRATOS DO BRASIL
O Choro como patrimônio
Flor de Abacate convida Silvério Pontes e Ausier Vinícius
Choro
Data: 13 de setembro de 2022 
Terça-feira / Horário: 19h30
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG
Uso obrigatório de máscara.
Entrada franca. Info: 3409-8300

Foto: Andrea Damasceno

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.