Notícias

Projeto Palco Livre: Perspectividades Bernardo Fabris Trio Bernardo Fabris/sax, Yan Vasconcellos/contrabaixo e Emílio Castilho/piano

O evento é aberto ao público. Como medida de prevenção da covid-19, lembramos que a UFMG mantém o uso obrigatório de máscara em seus espaços

O Palco Livre recebe no dia 15 de setembro, quinta-feira às 19h30, o Bernardo Fabris Trio que apresenta o show “Perspectividades”. O trio é formado pelo saxofonista Bernardo Fabris, pelo contrabaixista Yan Vasconcellos e pelo pianista Emílio Castilho.

O show passeia por composições inéditas de Fabris, acrescidas de versões de músicas de seu CD de estreia, Quinteto, além de apresentar arranjos para peças de autores como Custódio de Mesquita, Dolores Duran, João Donato, Braguinha, Antonio Carlos Jobim e Toninho Horta. Revisitando clássicos da música brasileira aos olhos e ouvidos da contemporaneidade, numa dupla consciência de elementos da tradição e da inovação.

O trio dedica ao desenvolvimento da música popular de câmara instrumental brasileira, com especial ênfase à produção de repertório autoral e do desenvolvimento de arranjos para composições do cancioneiro nacional das décadas de 30 a 70.

Bernardo Fabris é saxofonista, flautista, clarinetista, compositor, arranjador, pesquisador e professor. Possui pós-doutorado em Música (UFMG 2017) e foi aluno do saxofonista Dílson Florêncio, além de ter realizado cursos de curta duração com músicos como Jovino Santos Neto, Vinícius Dorin, Nivaldo Ornelas e Itiberê Zwarg.

Tem ampla experiência no métier da música instrumental brasileira com dedicação de mais de 20 anos à performance e criação na modalidade, tendo atuado em espetáculos e projetos como Edu Lobo e Orquestra Ouro Preto – com Gilson Peranzzetta, Mauro Senise e Zeca Assumpção; Nivaldo Ornelas Jazz Mineiro Orquestra – com Naná Vasconcellos, Toninho Horta e Cid Ornellas; Lars Moller e MG Big Band – Rewrite of Spring; Maria Schneider Orquestra – com André Mehmari e Toninho Ferragutti; Trio Trifecta - com os pianistas Dariusz Terefenko e Marcelo Magalhães; Darcy James Argue e Big Band do Palácio das Artes; André Limão Queiroz – 30 anos de carreira, Mark Lambert e Radio Swing Orquestra, Septeto 774, dentre outros. Foi premiado como melhor arranjador do prêmio BDMG Instrumental em 2011 e com o 2º Lugar no Novos Talentos do Jazz 2013. Em 2012, lançou seu CD de estreia, Quinteto, tendo sido mencionado pelo jornal O Estado de Minas como um dos destaques daquele ano

Desde 2008, é professor efetivo do departamento de Música da Universidade Federal de Ouro Preto, onde se dedica ao ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Musicologia, Performance, Práticas Interpretativas, Análise Musical, Sociologia da Música, Educação Musical e suas intersecções. Integra o grupo de estudos Bricolagens Sonoras também atuando no programa de pós-graduação latu sensu daquela instituição.

Instagram: @bernardofabristrio 

O evento é aberto ao público. Como medida de prevenção da covid-19, lembramos que a UFMG mantém o uso obrigatório de máscara em seus espaços. 

PALCO LIVRE- Perspectividades Bernardo Fabris Trio
Bernardo Fabris, Yan Vasconcellos e Emílio Castilho
Música instrumental 
Data: 15 de setembro de 2022 
Quinta-feira / Horário: 19h30
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG
Uso obrigatório de máscara.
Entrada franca. Info: 3409-8300

Foto: Ramon Vinny

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.