Notícias

Legado Andalusi da Cia. de Baile Flamenco Fátima Carretero no Grande Teatro do Sesc Palladium

No dia 20 de setembro, o espetáculo LEGADO ANDALUSI, da Cia. de Baile Flamenco Fátima Carretero, poderá ser visto no Grande Teatro do Sesc Palladium. Será uma única apresentação. Neste espetáculo, teremos novidades, como a iluminação toda projetada por Carlos Carretero, e a inserção de novas bailarinas na Companhia.

 

Os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria do Sesc Palladium ou no sitehttp://www.ingresso.com/belo-horizonte/home/espetaculo/teatro/legado-andalusi

 

Sobre a montagem

A herança Andalusi faz parte dos sinais de identidade da cultura espanhola. Viva tanto na Europa como além mar, a cultura flamenca dialoga com outras manifestações ao redor do mundo. Recuperar este legado, mesclá-lo com a cultura brasileira e difundí-lo para o público é o objetivo do espetáculo LEGADO ANDALUSI, concebido pela Cia. de Baile Flamenco Fátima Carretero. A montagem estreou oficialmente no Teatro da Cidade, em agosto de 2014.

 

Com referências da música Moura e nos bailes mouriscos - presentes em todas as comemorações populares da região da Andaluzia, na Espanha - a montagem mistura bailes folclóricos com música gitana e caribenha. Até uma versão “flamenca” deNoite de meu bem integra a parte da coreografia, que conta com a participação de 11 bailarinas da companhia.

 

As influências das raízes Ibéricas na cultura brasileira são visíveis na dança, no teatro e também no folclore. Festas populares como Cavalhadas (Lutas de Mouros e Cristãos),  cânticos em procissões religiosas (como nas festas de Nossa Senhora do Rosário e na procissão de São Sebastião, na região do Serro, em Minas Gerais), na batida dos atabaques e na literatura de Cordel essa relação fica bastante evidenciada.

 

Sobre a Cia. de Baile Flamenco Fátima Carretero

Fundada em 1985 pelo artista plástico Carlos Carretero e pela bailarina e  coreógrafa Fátima Carretero, a companhia tem como premissa difundir a cultura flamenca. Com quase 30 anos de estrada, a Cia. fez sua estreia na 41ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança.

 

Fátima Carretero

Nascida em Belo Horizonte, estudou bale clássico e foi integrante do Corpo de Baile da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes). Seguiu a carreira Clássica fazendo cursos de ballet e coreografia no Teatro Colón de Buenos Aires, e então começou seus estudos na dança espanhola com Ivan Bravo (bailarino e coreógrafo espanhol, contratado para a montagem do espetáculo Hispanidad, (Palácio das Artes, 1985) e com Miguel Medina (Diretor e coreógrafo de Coros y Danzas de Granada – Espanha) e Flamenco com Maria Guardia Gomez "Mariquilla’’ (Catedrática de Flamencologia de la Universidad de Granada – Espanha) Juan Andres Maya, Granada e Manolo Marin em Sevilla – Espanha. Em 1985 funda a primeira Cia de baile Flamenco, com o artista plástico espanhol Carlos Carretero. Foi responsável pela coreografia da Opera “Carmen” com a direção de Bibi Ferreira e também foi coreógrafa da personagem Carmen na ópera dirigida por Carla Camurati. 

 

Carlos Carretero

Pintor espanhol, reside no Brasil desde 1971. Possui  uma vasta obra, tendo realizado inúmeras exposições no Brasil e na Espanha. Além das pinturas em óleo sobre tela, cria cenários , figurinos e ambientações para espetáculos artísticos e eventos, além de produzir ilustrações para cartazes, programas, livros e discos e tem obras catalogadas na História del Flamenco, da Editora Tartesos. Amante da gastronomia, ainda ministra cursos de culinária espanhola.

Espetáculo LEGADO ANDALUSÍ

20 de setembro – domingo – 19h

Grande Teatro do SESC PALLADIUM

Ingressos: R$40,00 inteira – R$ 20,00 meia

Modalidade:  Dança Flamenca

Classificação etária: livre

Duração: 80min.

Informações: https://www.facebook.com/arte.leao.cultura

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.